O tempo que leva para o seu site ranquear no Google depende literalmente de milhares de fatores. Neste artigo iremos abordar alguns tópicos que podem ajudar a classificar o seu site no Google.
No mundo digital cada vez mais competitivo de hoje, uma classificação superior na 1ª página dos resultados de pesquisa do Google tornou-se o santo graal. É por isso que cada agência de SEO teve que responder a essa pergunta de vez em quando:
Quanto tempo leva para ranquear no Google? Ou quanto tempo levará para meu site ter uma elevada classificação no Google?
Isso mesmo. Todo negócio que está começando a se mexer no mundo do SEO quer saber em quanto tempo eles serão classificados, seja um negócio nacional ou um negócio local como uma agência de marketing digital em Diadema por exemplo.
Como na maioria das transações, é natural querer saber quando você pode esperar um retorno do seu investimento.
Com os rankings do Google, no entanto, a resposta não é assim tão fácil, e com razão.
Primeiro – o Google NUNCA revelou sua fórmula exata de classificação.
Segundo – Essas perguntas só podem ser respondidas no contexto de esforços anteriores de SEO.
Quando você inicia o SEO do zero, não existe uma fórmula secreta para ranquear. Embora as agências de SEO mais eficazes possam ajudar uma empresa a se classificar dentro de 3 a 6 meses.
Não há garantia que isso irá acontecer, a menos que você tenha um negócio estabelecido com grande autoridade de página (em outras palavras, o Google já confia no seu conteúdo!).
O fator mais importante para entender nesse processo é o que o Google leva em consideração ao classificar sua página em relação à concorrência.
Este artigo o guiará por cada um dos fatores que afetam qualquer linha do tempo vinculada às classificações de pesquisa do Google. Também lhe diremos por onde começar.
O que significa ranquear no Google?
Google é a estrela indiscutível no mundo dos motores de busca.
O Google comanda 92% de todas as pesquisas online em todo o mundo. Bing (2,45%), Yahoo (1,82%) e Baidu (0,95%) empalidecem em comparação ao Google.
Você já sabe que o Google é o melhor mecanismo de busca. Mas o que realmente significa ter uma classificação alta no Google em 2022?
As chances são boas de que você também esteja se perguntando quanto tráfego de pesquisa seu site receberá quando conseguir a posição cobiçada no Google.
Quanto tráfego você terá quando estiver em primeiro lugar no Google para uma palavra-chave específica? Vale a pena seu tempo, dinheiro e esforço para tentar se classificar acima de todos os outros?
Taxas de cliques dos resultados da pesquisa orgânica do Google
A resposta curta é sim – ter uma página na 1ª posição no ranking do Google é crucial.
Temos números de destaque para apoiar essa afirmação.
De acordo com este relatório MOZ, a primeira página dos resultados de pesquisa do Google (SERP) obtém 71,33% de todos os cliques orgânicos, com a segunda e terceiras páginas recebendo apenas 5,59% da participação de cliques.
Além disso, os 5 principais resultados na primeira página representam 67,6% de todos os cliques (CTR), enquanto os resultados de 6 a 10 representam apenas 3,73%.
A mensagem aqui é muito clara: as pessoas que pesquisam no Google não estão interessadas em sites de baixa classificação.
Na verdade, o ranking do Google na primeira página significa que seu site tem cerca de 13 vezes mais chances de ser clicado do que se o seu conteúdo estivesse nas páginas dois ou três.
O PageRank do Google ainda é importante?
Dito isso, a grande questão agora é: como você pode ter uma classificação mais alta no Google?
Quais etapas e critérios você precisa atender para obter uma classificação favorável?
É aí que o Google PageRank entra em jogo.
Para classificar no Google, você precisa ter um PageRank alto, que é o algoritmo que o Google usa para priorizar os resultados da pesquisa.
Vale a pena saber como o PageRank funciona, em alto nível, se você quiser entender o que significa realmente classificar no Google.
Para evitar otimização excessiva e abuso de SEO, o Google removeu oficialmente o recurso PageRank Score em 2016.
Isso permitiu que as empresas verificassem sua pontuação e entendessem quanto trabalho adicional era necessário para chegar à página 1 dos resultados de pesquisa. Isso não significa que o PageRank está morto, o Google ainda o usa em segundo plano para indexar sites.
Além disso, o recém-patenteado Google PageRank mostra que o mecanismo de busca faz uso de um grande número de outros fatores de classificação, incluindo backlinks naturais e conteúdo de qualidade.
O que traz a pergunta: como realmente funciona uma busca no Google?
Como funciona uma pesquisa do Google – a versão curta
Matt Cuts, um especialista em pesquisa do Google, criou um vídeo útil no YouTube (assista aqui) que explica em termos simples como funciona o processo de pesquisa.
A primeira coisa que você deve saber é que quando você faz uma pesquisa, você não está realmente pesquisando na internet; você está pesquisando o índice do Google.
Pense no índice como um diretório dos bilhões de páginas na internet que o Google buscou ao longo dos anos.
Então, como eles encontraram e indexaram as páginas?
É aí que o robô chamado spider do Google entra em cena.
Os spiders encontram e visitam um pequeno número de páginas da internet de alta autoridade e, em seguida, literalmente vasculham-nas procurando links que possam levá-los a outras páginas.
O processo continua até que o Google tenha indexado todas as páginas que podem encontrar através dos links.
Agora vem a parte interessante: o que acontece quando você faz uma pesquisa no Google.
O Google pega seu termo de pesquisa e consulta seu índice com mais de 200 perguntas.
- Quais páginas contêm as palavras-chave que você está pesquisando?
- Quantas dessas palavras-chave aparecem na página?
- Onde está localizada a palavra-chave – corpo do texto, URL, h1, h2, h3 ou o título?
- A página consiste em sinônimos de palavras-chave?
- Qual é o PageRank e a qualidade percebida do site? A página é spam?
Em uma fração de segundo, o Google reúne as respostas para todas essas perguntas (e mais) e as analisa para fornecer uma pontuação geral de classificação para cada página que contém o termo pesquisado.
Pegue o termo de pesquisa “marketing para fintech”, por exemplo.
Como você pode ver, o Google levou apenas 0,38 segundos, vasculhou mais de 51 milhões de páginas e priorizou o resultado de pesquisa principal (e todos os outros resultados!) com base nos fatores que o Matt falou no vídeo acima.
Então o Google olhou para todas as páginas, nesta página em particular, no título, meta descrição, com que frequência as palavras “marketing para fintech” foram usadas no artigo, a data em que foi publicado, etc, etc, e determinou que este é o melhor artigo para responder à consulta de um usuário vinculada ao “marketing para fintech”.
Além disso, o Google extraiu uma definição de marketing para fintech do artigo acima e a apresentou nos resultados de pesquisa para o usuário.
Quanto tempo o SEO leva para funcionar?
Quanto tempo leva para classificar no Google é algo que se resume a como o Google classifica as páginas para o primeiro lugar. Existem mais de 200 fatores de SEO que o Google leva em consideração, incluindo:
● Fatores no nível da página, como onde a palavra-chave está localizada (título, meta descrições, h1, h2 etc.), com que frequência a palavra-chave aparece na página e assim por diante.
● Fatores de domínio, como idade do domínio, duração do registro, histórico e muito mais
● Fatores específicos do site, como valor/qualidade do conteúdo, página de contato, arquitetura do site e muito mais
● Fatores de backlink/autoridade da página, como:
● Sinais de marca
● Fatores de spam na internet (tanto fatores internos quanto externos)
● Fatores de interação do usuário
● E várias outras regras de algoritmo do Google e fatores de classificação
Geralmente leva de 3 a 6 meses para classificar no Google para uma palavra-chave.
Mas e se você não classificar durante essa linha do tempo?
Isso significa que sua empresa de SEO falhou?
Não necessariamente. Quanto tempo o SEO leva para funcionar está ligado ao que você está fazendo – e se você está fazendo certo.
Quanto tempo leva para ranquear no Google? (Dados Adicionais!)
Neil Patel, um conhecido guru de SEO para WordPress e Marketing Digital, coloca a resposta perfeitamente: depende. Isso mesmo – quanto tempo leva para ranquear no Google depende literalmente de milhares de fatores.
Neil e sua equipe analisaram 20.000 URLs em 2016. Mais especificamente, eles basearam seu estudo aprofundado em um conjunto de 12 pontos de dados exclusivos, incluindo quando cada página/URL foi classificada por suas palavras-chave otimizadas e a data de aquisição seu primeiro elo.
Os resultados obtidos por Neil foram bastante interessantes:
● Em média, as páginas alcançaram a posição de classificação mais alta de 1,81;
● Em média, a página levou cerca de 100 dias para alcançar essa classificação;
● A classificação média de domínio (DR) dos sites que ajudaram a classificar as páginas foi de 49,6;
● Para alcançar o referido ranking, a página média exigia cerca de 25 domínios de referência (backlinks);
Com base nessas principais descobertas do estudo de Neil, aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a impulsionar seu site para o topo do ranking do Google:
● Conteúdo novo e atraente ajudará seu site/páginas a ter uma classificação mais rápida. Afinal, o Google ficou bastante esperto quando se trata de saber a qualidade do conteúdo.
● Sites estabelecidos (com muito conteúdo) são mais propensos a classificar rapidamente no Google do que os sites novos (ou sites com conteúdo limitado). Resumindo, fique por dentro da qualidade e quantidade do conteúdo do seu site.
● Mantenha o rumo quando se trata de criação de links. Não jogue a toalha depois de apenas 3 meses.
● Métodos indiretos como compartilhamento de mídia social, sinais de marca, influenciadores etc. não farão muito para seus esforços de criação de links. Embora os métodos indiretos sejam ótimos, não conte com eles. Volte ao básico: construa seus backlinks de forma direta/tradicional.
Conclusão – quanto tempo leva para ranquear no Google?
Então, qual é o tempo para classificar no Google? Depende.
Se você é uma empresa estabelecida que trabalhou com SEO, os dados resumidos acima de Neil Patel se aplicam.
Se você é um novato, siga a estratégia acima, e você provavelmente irá ranquear no Google em 3-4 meses para uma determinada palavras-chave.
E depois mais 4-6 meses para as palavras-chave de grandes players para as quais você deseja classificar.
Portanto, comece sua jornada de SEO com um plano de SEO de 1 ano ou corra o risco de se decepcionar com os resultados.