recuperar dados perdidos
Software Tutoriais

Como recuperar dados perdidos da unidade USB [Formas Fáceis].

Você já perdeu dados essenciais da unidade USB devido à exclusão acidental ou formatação? Não se preocupe, aqui você encontrará soluções eficazes para recuperar dados perdidos.  


A unidade USB é amplamente utilizada no dia a dia, como um dispositivo de armazenamento temporário para os nossos arquivos, no entanto, nem sempre é seguro.

Ao procurar por “recuperar dados perdidos da unidade USB” no Google, há quase 300.000 resultados.

Isso significa que se você é um usuário regular de unidade flash USB, há uma grande chance de você já ter perdido arquivos armazenados no pen drive, e provavelmente deve ter chegado neste artigo enquanto procurava uma solução para recuperar os seus dados.

E você está no lugar certo.

Principais causas para perda de dados em unidades USB  

Este artigo irá guiá-lo através dos diferentes métodos para recuperar arquivos excluídos da unidade flash USB, mesmo após à formatação.

Antes de sabermos como isso pode ser feito, vamos ver os principais motivos que podem levar à perda vital de dados em uma unidade USB.

  • Remoção acidental

É muito comum o usuário cometer erros e excluir arquivos importantes do dispositivo sem querer. Ou pode apagar um arquivo que pensava que não era mais útil, mas posteriormente volte a precisar dele e não sabe como recuperá-lo.

  • Formatar a unidade USB

Às vezes, você pode precisar formatar a unidade USB para liberar espaço no dispositivo, ou o próprio Windows pede para que você formate o pen drive devido ao erro certain, levando à perda de dados.

  • Ataque de vírus

Existem cavalos de tróia, vírus e outros programas maliciosos que visam pen drives. Essa é muitas vezes uma causa comum de perda de dados se um usuário usar a unidade flash em computadores inseguros.

  • Arquivos corrompidos

Se o programa falhar ou a energia acabar de repente, isso pode causar corrupção de arquivos. Quando os arquivos são corrompidos, acessar os seus dados da forma tradicional será impossível.

Como recuperar arquivos excluídos da unidade flash USB

Como a unidade USB é um dispositivo externo, os arquivos excluídos não irão para a Lixeira do Windows, mas serão excluídos permanentemente.

A boa notícia é que você ainda tem a chance de recuperar os dados perdidos da unidade USB com uma ação imediata.

1 – Recuperar dados perdidos do USB com um software especializado (recomendado)

O Windows tem alguns recursos embutidos para recuperar arquivos excluídos, mas todos têm alguns pré-requisitos e a taxa de sucesso na recuperação não é alta.

É por isso que colocamos o software AnyRecover em 1º lugar na opção para recuperar dados excluídos do pen drive, porque é o método mais eficaz para restaurar arquivos sem backup.

Recuperar dados excluídos do Pen Drive

Com o software de recuperação USB AnyRecover, você será capaz de recuperar quaisquer dados perdidos da unidade flash USB em pouco tempo. Abaixo estão algumas de suas características incríveis:

  • Suporte para mais de 1.000 tipos de arquivos, incluindo fotos, vídeos, documentos, áudios e muitos outros tipos e formatos de arquivos.
  • A alta taxa de recuperação é garantida por seus algoritmos avançados de varredura e a velocidade de digitalização é relativamente rápida.
  • Super fácil de usar com sua interface intuitiva e passos simples.

Recuperar dados perdidos do Pen drive usando AnyRecover

Passo 1. Selecione a unidade

Conecte a unidade USB ao seu PC e inicie o software AnyRecover, selecione diretamente sua unidade USB e clique em “Iniciar”.

Software AnyRecover

Passo 2. Escanei a unidade USB

AnyRecover irá digitalizar a unidade flash USB para procurar arquivos excluídos, o tempo de digitalização depende do tamanho dos dados.

Você pode até mesmo pausar ou parar o processo se você já encontrou os arquivos que deseja.

Visualizar arquivos recuperados

Passo 3. Visualizar e recuperar arquivos

Uma vez terminado o processo de digitalização, selecione todos os arquivos que deseja recuperar, clique no botão “Recuperar” e salve-os no local que você quiser dentro do PC.

AnyRecover restaurar arquivos deletados

Outra boa característica sobre o software é que ele permite que você visualize arquivos antes de restaurar, portanto, você pode recuperar apenas os arquivos que você realmente precisa.

AnyRecover recuperar dados

2 – Recuperar arquivos deletados da unidade flash USB usando CMD

Command Prompt é uma ferramenta embutida e disponível em todos os Sistemas Operacionais Windows, que permitem recuperar arquivos da unidade flash USB gratuitamente.

No entanto, só é útil para recuperar arquivos ocultos ou ausentes, em vez de excluídos permanentemente.

Depois de conectar sua unidade USB ao computador, siga os passos abaixo:

  • Pressione Win + R e, em seguida, digite: cmd. Aperte Enter para iniciar o prompt de comando.
  • Digite isso: chkdsk  E: /f  e, em seguida, clique em Enter. A letra  E deve ser substituída pela letra da unidade flash de onde você excluiu seus arquivos.
  • Digite: Y e toque em Enter para continuar.
  • Digite: E e toque em Enter novamente.
  • Digite: attrib  -h -r -s /s /d  *.*  e, em seguida, aperte Enter. (Lembre-se de substituir a letra “E” pela letra da sua unidade)

Seus arquivos ocultos ou ausentes devem ser recuperados e ficam disponíveis na unidade flash.

recuperar dados perdidos pelo cmd

3 – Restaurar uma versão anterior de arquivos ou pastas

Presente em todas as versões recentes do sistema operacional Windows (incluindo Windows 7, 8 e 10), o recurso de “restaurar versões anteriores” torna possível recuperar uma versão mais antiga dos arquivos ou pastas excluídos, mas só funciona se você tiver ativado o recurso de backup antes de excluir seus arquivos.

  • Abra o Explorador de Arquivos e localize o arquivo ou pasta cuja versão anterior você gostaria de resgatar.
  • Clique com o botão direito do mouse no arquivo ou pasta e escolha Propriedades.
  • Toque na guia Versões Anteriores e escolha a versão anterior que deseja restaurar. Clique em Restaurar.

Mas às vezes não há nenhuma versão anterior que possa ser restaurada, por isso buscar ajuda de um software gratuito de recuperação de dados será, quase sempre, a sua melhor opção.

versões anteriores de pastas e arquivos

Considerações Finais

Só porque você perdeu arquivos importantes de um pen drive não significa que não há como recuperá-los. Neste artigo, descrevemos três soluções eficazes para recuperar arquivos excluídos da unidade USB.

Entre as quais o método mais recomendado é o software de recuperação de dados AnyRecover, pois é  eficaz, profissional e, acima de tudo, super fácil de usar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.