como criar sites no google sites
Internet Negócios

Quais são os recursos do Google Sites e para que servem?

O Google Sites é uma plataforma de criação de sites do Google. Se estiver familiarizado com outras plataformas de sites, como WordPress ou Wix, poderá pensar no Google Sites como algo parecido, porém especializado para empresas e equipes baseadas na web.

Faz parte do pacote de produtividade Google Workspace, ou antigo G Suíte, e está disponível como um aplicativo baseado na web.

Em comparação com criadores de sites, quase qualquer pessoa pode criar um site usando o Google Sites. E o melhor é que não precisa saber codificação, talento de design ou equipe de TI. Em minutos, é possível ter um site de várias páginas instalado e funcionando.

Esta possibilidade de criar um site de forma simples e rápida possibilita que uma empresa de faxineiras alcance mais clientes por estar presente na internet sem ter de fazer um grande investimento.

Além disso, a ferramenta possibilita que uma equipe inteira possa trabalhar simultaneamente, isso porque as ferramentas presentes no Google Sites são todas online, dessa forma, o tempo de execução de tarefas diminui.

Saiba quando usar o Google Sites

É possível escolher por conveniência e praticidade em utilizar várias funções em um só lugar, portanto, não existe uma resposta definitiva, afinal, há muitas vantagens.

Devido a essa facilidade em criar um site de forma rápida e de graça, também é indicado para profissionais individuais e freelancers de todo tipo, seja uma pessoa que faz pintura residencial externa ou um especialista em TI, o Google Sites pode ajudar.

recursos do Google Sites

Algumas das formas mais populares de usar essa ferramenta tem sido explorada por muitas pessoas e empresas. Essas situações estão longe de ser as principais, por exemplo:

  • Páginas que contêm contém diretrizes, políticas ou informações de contato;
  • Projetos com documentos, reuniões, documentos, e apresentações;
  • Currículo online de educação, histórico de trabalho, habilidades e talentos;
  • Portfólio online para exibir trabalhos como artigos, fotografias ou postagens;
  • Horário de funcionamento, informações sobre tarefas para alunos;
  • Equipes com um calendário de eventos e mapas de locais.

Esses são alguns exemplos de como e para que o Google Sites pode ser uma boa opção, mas é importante não se prender a isso. Cabe somente a cada um avaliar se essa ferramenta atende as necessidades pessoais ou empresariais.

Os melhores recursos do Google Sites

Este é um questionamento muito comum entre aqueles que querem criar seu site utilizando essa ferramenta. Isso ocorre devido a gama de recursos presentes e possibilidade que eles dão ao usuário.

Mas a maior vantagem de usar o Google Sites é a integração com os demais serviços do Google. Com um simples clique, é possível adicionar diversos recursos úteis e muito mais.

Essas ferramentas podem ser muito úteis tanto para empresa que quer divulgar seus serviços de conserto de módulo injeção eletrônica, quanto para um usuário que desejar utilizar esses recursos para seu lazer.

Além das ferramentas integradas, o Google Sites oferece alguns recursos muito interessantes para os usuários, alguns dos melhores recursos permitem a integração com as ferramentas:

  • Documentos do Google Docs;
  • A apresentação de slides no Google Slideshow;
  • Planilha do Google Sheets;
  • O formulário Google Forms;
  • Google Charts de dentro de uma planilha;
  • Mapa do Google;
  • Calendário do Google.

Esses recursos integrados com as ferramentas do Google tornam a usabilidade do site muito prática que completa para os mais diversos objetivos, seja divulgar os serviços de plotagem de carros propaganda, ou criar páginas com fotos de uma viagem importante.

Como criar um site Google

Com todas as funcionalidades do Google Sites, ele se torna uma ótima opção para aqueles que desejam começar um site para rodar seu negócio ou só para uso pessoal.

ferramentas do google sites

Porém, antes de saber o passo a passo para criar um site, saiba que para alguns casos, como a comercialização de produtos com etiqueta de validade personalizada, pode não ser a melhor opção. Para isso, prefira criar um site profissional ou usar um marketplace.

No entanto, se o objetivo do seu site estiver alinhado com as ferramentas e recursos disponíveis para atender as necessidades, siga atentamente os próximos passos para criar um site de maneira rápida.

1. Acessando o Google Sites

Para criar um site do Google do zero, vá para a nova página do Google Sites e faça login com sua conta do gmail pessoal ou Google Suite. Depois, pressione o botão vermelho “+” no canto inferior direito. Isto irá buscar uma página web com o tema padrão “simples”.

Para começar, existem três estilos de cabeçalho para escolher. É possível usar um banner grande, um banner médio ou nenhum banner e apenas um título da web.

2. Crie título e conteúdo

É possível também adicionar um nome de site e um logotipo na parte superior da página. Coloque-o à esquerda de onde seu menu de navegação deve ficar, isso ajudará a dar um visual mais profissional para o site.

A beleza do Google Sites é postar itens onde quiser. Por exemplo, se criar uma página de perfil e quiser adicionar sua foto de perfil no topo da imagem do banner, não é preciso conhecer nenhuma magia CSS ou programação PHP.

Criação de textos para trabalhos acadêmicos e sites

Basta adicionar um objeto de imagem usando o menu “Inserir” e arrastar a imagem na página para onde deseja que ela vá.

Sob o cabeçalho, basta adicionar uma nova seção apenas clicando na página. Dê a cada sessão sua própria cor de fundo, insira qualquer objeto que desejar ou apenas comece a escrever.

Existem apenas alguns estilos de cabeçalho disponíveis, dependendo do tamanho que escolher. São eles: Título (H1), Título (H2) ou Subtítulo (H3).

Depois de definir o cabeçalho e o banner e criar o título da seção, você só precisa se concentrar na criação do conteúdo da página. Por exemplo, se for falar sobre benefícios da chave codificada Renault, prefira usar tópicos, depoimentos e vídeos.

3. Atenção para o design e navegação do site

Ao clicar no menu “Temas” na barra de navegação direita, verá uma lista de temas para escolher. Eles alteram principalmente o esquema de cores de elementos, como linhas horizontais, tamanho e estilo da fonte e tamanhos de título.

Ao clicar no menu “Páginas” na barra de navegação direita, poderá adicionar novas páginas e subpáginas ao seu site.

Cada vez que adicionar uma nova página, adiciona também um novo item ao menu de navegação superior no cabeçalho de cada página.

É inteligente criar uma página para o novo site e depois brincar com esses temas para ver qual se encaixa mais com o seu objetivo.

Como criar conteúdo para internet

A título de exemplo, se o objetivo for comercializar produtos para veículos grandes, como bateria de 150 amperes para caminhão, prefira usar fotos de qualidade dos produtos e inserir descrições detalhadas. Isso passa credibilidade e confiança para os visitantes.

No entanto, quando escolher um tema que o agrade, certifique-se de usá-lo de forma consistente em todas as páginas do site para não criar um efeito “bagunçado” do resto das páginas.

Outro detalhe da facilidade do Google Site é que não é  preciso acompanhar os links para o menu. Quando se altera o nome de uma dessas páginas, os links do menu são atualizados automaticamente.

Se ficar preso em uma página sem menu ou este estilo parecer muito antigo, basta clicar no ícone de engrenagem no lado esquerdo da tela e selecionar “Navegação na página” .

Isso gera um menu dinâmico da barra lateral que só aparece quando os visitantes clicam no ícone do menu no canto superior esquerdo da página.

4. Adicione widgets

Uma coisa que o Google Sites traz para a mesa é como é fácil incorporar elementos funcionais à página. Esse recurso permite adicionar alguma interatividade ao site e oferecer uma alternativa mais fácil para criar um site do que o famoso WordPress.

Como foi citado anteriormente, o Google Sites oferece recursos de integração com outras ferramentas do Google, portanto, é possível adicionar vários elementos úteis com informações diretamente das planilhas, slides, documentos e mais.

É possível mover qualquer um desses elementos para qualquer lugar na página que deseja, arrastar e soltar. Coloque esses elementos lado a lado, mova-os pela página ou redimensione-os para a aparência desejada na página.

Para adicionar esses recursos, basta clicar no ícone de ferramenta no canto superior direito e selecionar qual recurso deseja integrar.

Para um exemplo, uma empresa especializada em mudanças criou um site com agenda e Formulário Google integrado para captar as requisições de clientes por caminhão de mudança pequeno e outras ordens de serviço. Isso facilitou muito o atendimento.

5. Publicando o site

Ao finalizar todas as páginas que deseja, será feita uma página de contato informativa com formulário de contato e até mesmo um mapa do endereço comercial, se tiver um.

No fim, basta pressionar o botão “Publicar” na parte superior da página e poderá reivindicar a subpágina do Google Sites para seu site.

incorporar widget RSS em seu site

Caso queira domínio próprio, é possível registrar o domínio e direcioná-lo para esta URL. Ao redirecionar um domínio, aparecerá aos visitantes que a página acessada é realmente um domínio único e não um site do Google Sites.

Considerações finais

Se estiver em busca de uma maneira prática de colocar um site pessoal ou empresarial simples no ar de maneira fácil e rápida, o Google Sites cumpre muito bem este papel.

Considere bem suas funcionalidades, recursos e limitações para decidir se ele é realmente adequado para as suas necessidades, ou seja, comece hoje mesmo a criar o seu próprio espaço digital.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.