Plataforma de criação de sites
Internet Utilitários

Review – uCoz, uma das melhores plataformas para criação de sites.

Apresento a vocês o uCoz, uma das plataformas para criação de sites e hospedagem mais premiada do mundo. Esse serviço dispõe de ferramentas e funções avançadas que permite criar sites com características profissionais de forma totalmente gratuita.

Através do uCoz é possível desenvolver além de sites pessoais, web sites corporativos e sites de lojas virtuais, tudo isso de forma rápida e sem precisar de conhecimentos técnicos avançados.

O uCoz foi fundado em 2005 e começou a atuar no mercado brasileiro a cerca de 2 anos, possui mais de 1 milhão de sites ativos na sua plataforma, sendo considerada um dos serviços mais completos e flexível para criar e hospedar web sites.

Neste artigo, pretendemos mostrar um pouco sobre as funcionalidades desse serviço que está conquistando muitos usuários, pela flexibilidade e eficiência das suas ferramentas.

Criar Currículos Online
Plataforma de Criação de sites responsivos.

Usabilidade

No momento da criação de sites, você pode utilizar um dos Templates prontos, dentro das centenas que a plataforma oferece, ou poderá desenvolver o seu próprio projeto original. A maior parte dos Templates são responsivos, ou seja, se adaptam a dispositivos móveis.

Os designs são atualizados anualmente, hoje tem mais de 250 Templates disponíveis. O uCoz possui um editor HTML e outro editor visual muito atrativo que atendem todas as necessidades do usuário.

A Plataforma tem um Painel de controle completo, onde você pode fazer alterações no Design e configurações, e no site é possível fazer todas as alterações de conteúdo, como: Adicionar, editar e remover postagens e páginas.

Nessa área apenas os donos dos sites terão acesso, dentro dela é possível ativar, excluir e modificar as configurações dos módulos dos sites, além de incluir recursos adicionais, realizar copias de backup e gerenciar todas as configurações de domínio.

Vantagens

O simples fato de a plataforma ser completa, flexível, muito atraente e totalmente gratuita, já é uma grande vantagem, mas não poderia deixar de citar mais algumas:

  • Mesmo para quem usa o plano gratuito, tem espaço suficiente para hospedagem e tem acesso a quase todas as ferramentas que precisa para desenvolver o seu site.
  • O site terá um espaço em disco inicial (400MB) que cresce lentamente baseado no tráfego e tempo de vida do site. Esse crescimento acomoda a adição de conteúdo ao site de forma praticamente infinita.
  • Ao contrário de várias plataformas semelhantes, no uCoz você tem acesso completo ao HTML da sua página, o que lhe proporciona maior controle sobre o sistema.
  • Possui módulos prontos para integração com as redes sociais, pode ser usado para manipular galerias de fotos, fórum, chats, blogs, formulários e muito mais.
  • Disponibiliza o modulo de loja virtual mais barato do mercado, o usuário pode oferecer e vender online seus produtos de forma ilimitada e totalmente acessível.
  • Possui integração nativa com Youtube, Google Maps e sistemas de pagamento como: Paypal e Pagseguro.
  • Possibilidade de usar um domínio próprio no site criado, mesmo no plano gratuito.

Desvantagens

  • A maior desvantagem do uCoz é a complexidade. O sistema tem quase tantas ferramentas quanto o WordPress. O que o torna o uso da plataforma um pouco difícil para usuários que estão começando a conhecer o serviço.
  • Num primeiro momento os usuários iniciantes podem ter dificuldade para lidar com as diversas ferramentas avançadas que o sistema possui.
  • No plano gratuito exibe propagandas, mas não é nada que modifique o layout, as propagadas são contextuais e se adequam perfeitamente a interface dos sites.
Setor de Segurança da Informação

Segurança

Hoje uma das maiores preocupações das empresas é com a segurança online. Para isso o uCoz desenvolveu um sistema de senhas que protegem os sites de crimes virtuais.

O usuário poderá usar de múltiplas senhas pra ter acesso ao seu perfil do painel de controle, isso garante mais segurança e impede que pessoas não autorizadas acessem os dados da sua conta.

Você pode categorizar os usuários do seu site por grupos, definindo diferentes níveis de permissões para cada grupo.

Possui um filtro Antispam que impede robôs de empestar o seu site com comentários sem sentido, você ainda consegue alterar a complexidade dos códigos no Painel de Controle.

O sistema do uCoz foi projetado para funcionar mesmo se um servidor falhar, os dados dos usuários estarão sempre em segurança.

Preços

Esse talvez seja um dos grandes diferenciais do uCoz, você não vai encontrar nenhum outro serviço para criação de sites e hospedagem de domínios com valores tão acessíveis.

Se você optar pelo plano gratuito, não será preciso informar os dados do cartão de crédito para ter acesso à ferramenta. O ponto mais importante do plano gratuito é q ele pode ser usado indefinidamente. A maioria dos website builders têm um plano gratuito temporário.

O plano gratuito disponibiliza quase todas as ferramentas do sistema, exceto o módulo para criação de loja virtual. É perfeitamente possível criar um belo site sem precisar adquirir um plano pago.

Suporte

Caso ocorra qualquer problema ou dificuldade no uso da ferramenta, o contato pode ser feito pelo próprio Painel de controle ou também por e-mail, o usuário deverá escrever uma mensagem e encaminhar para a área de suporte, que dispõe de profissionais qualificados para solucionar de imediato todas as duvidas e problemas que venham a surgir.

Além do suporte oficial em Português, o uCoz possui comunidades e fórum no Brasil criada por usuários, onde os membros compartilham opiniões e buscam informações sobre a plataforma. Sempre terá alguém para te ajudar!

Vantagens do Chat Online - criação de sites

Conclusão

Após testes com a plataforma do uCoz podemos afirmar que se trata de um dos serviços mais completos e acessíveis do mercado. Onde é possível criar sites com aspecto profissional de forma simples e intuitiva.

O Serviço como um todo é ótimo, mas o que mais gostei foi o Painel de controle que oferece um domínio total sobre todas as funções dos sites.

Não poderia deixar de ressaltar o custo dos serviços, mesmo sendo uma ferramenta de qualidade, custa muito pouco criar e manter um site no uCoz. Vale a pena conferir.

O sistema é bastante robusto e flexível, o que acaba sendo bastante complexo, mais indicado para quem tem algum conhecimento técnico mas não quer lidar com WordPress e outras plataformas.

criação de sites grátis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.