Computador infectado com Malware
Hardware Segurança

Computador infectado com Malware: 5 sinais que te ajudam a descobrir.

A cada dia, novos malwares são criados, e ficar totalmente livre de ataques é praticamente impossível. Por isso, prestar atenção aos “sintomas” que mostram que o seu computador pode estar infectado é um cuidado importante e que deve ser tomado até mesmo por aqueles que utilizam os mais variados artifícios para ficar livre dessas pragas.

Por isso, separamos 5 sinais de que o seu PC está com algum vírus ou malware. Confira quais são eles:


1 – LENTIDÃO NO SISTEMA


Computador infectado

Se você continua executando as mesmas tarefas, mas o computador mostrou uma lentidão repentina, fique atento! Isso pode ser um sinal de que há um programa malicioso comprometendo o funcionamento da máquina.

Outro sintoma de que a máquina está contaminada é notar a execução de programas em segundo plano que você não instalou – o que também é responsável por causar lentidão.


2 – POP-UPS APARECENDO NO NADA


Computador infectado
Como descobrir se um computador está infectado?

Essa é uma das formas mais óbvias e visíveis para identificar a presença de um malware na máquina. Janelas com propagandas, pedido de instalação de programas e até assuntos pornográficos são indícios de que há algo errado no computador.

É comum também que elas apareçam aos montes, fazendo com que o usuário perca a cabeça e clique no conteúdo de alguma delas, apenas piorando a situação. Por isso, tente manter a calma e fechar uma janela por vez quando elas aparecerem.


3 – REDIRECIONAMENTO DE SITES




Computador Infectado com Malware – Como se proteger?

Você digita um endereço eletrônico e é levado para outro lugar, muitas vezes uma página solicitando a instalação do Flash Player ou outro programa. Ou, faz uma busca no Google e o resultado da pesquisa aparece em outro site de buscas.

Esses redirecionamentos podem ser um malware que modifica a sua página inicial para uma que você não tenha configurado (e talvez nem conheça).

Caso o seu computador mostre algum desses sintomas, evite clicar no conteúdo das páginas redirecionadas e procure limpar o malware da máquina.


4 – FIREWALL E ANTIVÍRUS DESATIVADO



Para dificultar ainda mais a sua detecção, muitos malwares conseguem desativar por conta própria os sistemas de proteção do seu computador, como o Firewall do Windows ou o antivírus instalado na máquina.

Portanto, esteja sempre atento se os softwares que atuam na segurança do seu PC estão habilitados.


5 – FALSOS PROGRAMAS DE SEGURANÇA


Antivírus falso

Outra forma que os malwares atuam é tentando enganar o usuário ao se passar por um software de segurança, como um antivírus.

O programa “alerta” sobre uma suposta ameaça e oferece a solução com apenas um clique – é aí que você facilita ainda mais a vida do criminoso virtual.

Por isso, desconfie de ofertas boas demais e de programas que você não se lembra de ter instalado no computador.


COMO SE PROTEGER DESSAS AMEAÇAS?


Computador infectado
Proteja seu computador com um bom Antivirus

Além de observar os sinais anteriores, um bom antivirus é essencial e ajuda muito a proteger o computador das ameaças de vírus e malwares.

Tomar alguns cuidados ao navegar na internet, como não clicar em links suspeitos também auxilia a ficar longe dessas pragas.

Conhece algum outro sinal de que um malware pode estar prejudicando o computador? Compartilhe nos comentários!

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog.

Imagens:  Kinkead Tech, My Computer Works, PC Threats Experts, The Windows Club, Security Gladiators, Kinguin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.