Softwares para criar filmes e animações
Produtividade Utilitários

8 Melhores softwares gratuitos para criar filmes e animações no Windows

Criar um vídeo animado ou filme é sempre divertido, especialmente quando você é criativo. Mas para executar essa tarefa, você vai precisar de softwares para criar filmes e animações adequado e com um bom conjunto de recursos.

Existem muitas ferramentas de animação disponíveis para o Windows, mas nem todas são gratuitas e poucas oferecem bons recursos. 

Algumas dessas ferramentas de edição cobram muito dinheiro e você pode não ter condições ou não querer pagar por elas.

Mas também existem boas ferramentas grátis de animação. Então, aqui está uma lista com os melhores softwares e aplicativos gratuitos para criar filmes e animações no Windows.

Pencil2D é um software de animação para bitmap e gráficos vetoriais. É grátis, multi-plataforma e código aberto.

A ferramenta permite que você crie animação desenhada a mão tradicional (desenho animado) usando mapa de bits e gráficos vetoriais.

Pencil2D software de animação

O aplicativo possui uma interface bastante simples, e vem carregado com os principais recursos que você precisa para criar suas animações. Baixar o Pencil 2D.

Synfig também é uma ferramenta de código aberto para animação em 2D. É suportado no Windows, Mac e também no Linux. 

A ferramenta Synfig suporta uma infinidade de camadas de vários tipos; geométricos, gradientes, filtros, distorções, transformações, fractal e alguns outros.

Synfig - Criar animações

O Synfig possui recursos básicos para sincronizar sua animação com a trilha sonora usando o Sound Layer. A ferramenta vêm com muitos recursos e funções úteis para tornar sua experiência agradável.

Synfig oferece ferramentas poderosas para o controle total do seu trabalho artístico vetorial. Isso permite que você crie fantoches avançados de personagens e outras estruturas dinâmicas Baixe o Synfig.

Stykz é mais uma ferramenta de animação totalmente gratuita disponível para o Windows. Se você já usou o Pivot StickFigure Animator, você se sentirá confortável ao usar esse aplicativo também.

Stykz ferramenta de animação

Melhores Softwares para criar filmes e animações

Stykz é baseado em quadros, permitindo que você crie e trabalhe com sua animação em quadros individuais para torná-lo justo.

As opções permitem que você veja o que estava no quadro anterior para que você possa fazer ajustes no seu quadro atual facilmente.

Esse aplicativo foi projetado para ser um superconjunto de um grupo de recursos do Pivot e o aplicativo também importa os arquivos .stk do Pivot 2 e Pivot 3 Beta, para que você possa usar seus arquivos .stk existentes que você criou. Baixar Stykz.

O Blender é uma das ferramentas de animação 3D extremamente popular e completamente gratuita. O Blender é o conjunto de criação 3D gratuito e de código aberto.

Ele suporta a totalidade do modelamento de pipeline 3D, manipulação, animação, simulação, renderização, composição e rastreamento de movimento, até edição de vídeo e criação de jogos.

Blender - software de desenhos 3D

Ele está sendo suportado por pessoas em todo o mundo, adicionando mais recursos e funcionalidades.

O Blender é multiplataforma e funciona igualmente bem em computadores Linux, Windows e Macintosh. Sua interface usa o OpenGL para fornecer uma experiência consistente.

O Blender agora possui um poderoso e novo mecanismo de renderização sem jatos chamado Ciclos que oferece renderização ultra-realista deslumbrante. Baixar Blender.

Clara.io é uma ferramenta de modelagem 3D, animação e renderização 3D baseada em nuvem, com todas as funções que é executada em seu navegador.

Com o Clara.io você pode criar modelos 3D complexos, criar renderizações fotos realistas e bonitas para compartilhá-las sem precisar instalar nenhum programa no seu computador.

Clara.io - Modelagem 3 D

Ele vem com edição de sub-objetos, uma variedade de ferramentas de malha, superfícies de subdivisão e modificadores / operadores, edição UV e também desempenho otimizado. Baixe o Clara.io.

Daz Studio é mais uma ferramenta de animação 3D gratuita e poderosa para o Windows. 

Ele vem com recursos como 3D Morphing, posing, animação e renderização em tempo real acelerada por GPU, resultados fotorrealistas e também grande quantidade de tutoriais interativos e estes são livres de pagamentos.

Daz Studio - softwares para criar filmes e animações

O Daz Studio possui capacidades de exportação de arquivos embutidas. Isso significa que todo o seu conteúdo Daz 3D pode ser facilmente importado para outras ferramentas de software 3D populares, como 3DS Max, Mudbox e MayaBaixar Daz Studio.

CreaToon é uma daquelas ferramentas de animação simples e fácil de usar. Embora possa não ser o mais poderoso, é projetado para ajudá-lo a criar facilmente animações 2D em estilo recortado, com efeitos especiais.

Creatoon tem uma interface muito intuitiva e fácil de entender. A janela do aplicativo vem com três painéis principais. O painel Visualização é onde você pode visualizar o andamento da sua criação.

CreaToon - softwares para criar filmes e animações

O painel Mídia, por outro lado, é onde você pode adicionar, editar ou excluir arquivos de mídia para adicionar ao seu projeto.

Finalmente, o painel Linha do Tempo permite adicionar quadros-chave e sincronizar sua mídia com uma música para começar a fazer animação.

Com CreaToon, você pode definir o número de quadros por segundo para sua animação, bem como a largura e a altura. Você também pode escolher o formato do arquivo de saída para o seu projeto. Baixe CreaToon.

“Papel de animação” é uma poderosa ferramenta de animação 2D disponível para diversas plataformas. 

Ele vem com rotação suave em tempo real e zoom da vista – controlado com gestos (pitada / rotação) ou função de zoom rápido.

Essa ferramenta para criar animação pode ser usada por Animadores profissionais, estudantes, cineastas e desenvolvedores de jogos.

Animation Paper - softwares para criar filmes e animações

Aplicativos para criar filmes e animações


O Animation Paper oferece facilidade e velocidade na criação de animes e pode ser executado em computadores Windows, Linux e MAC.

Você também pode exportar o arquivo como avi / mov / mp4 e pilhas de quadros sem perdas (incluindo dados de temporização de folhas alfa e X-Sheet). 

É uma ferramenta de criação com ótimos recursos e muito usada por diversos profissionais da área. Baixe o Animation Paper.

Dica Profissional

Depois de encontrar a melhor ferramenta para criar animações, você pode promover seu trabalho no Instagram para alcançar o maior número de pessoas possível e quem sabe criar uma página de sucesso nas redes sociais.

Publique trechos do seu trabalho em sua grade e use aplicativos como o Instasize para adicionar um pouco de talento aos seus videoclipes.

Com o aplicativo, você pode facilmente adicionar bordas e sobreposições de texto, escolher a resolução desejada e muito mais, basta usar a sua criatividade.


E você caro leitor, já usou algum desses softwares para criar filmes e animações?

Conte a sua experiência nos comentários.

23 thoughts on “8 Melhores softwares gratuitos para criar filmes e animações no Windows

  1. Muito bom! Obrigada por este conteúdo. Me ajudou!

  2. legal! cara vc me ajudou bastante!

  3. Cibele Queiroz disse:

    Eu consegui baixar mas não consegui instalar.. 🙁
    queria o Pencil 2d e o Open Tonnz.

    1. Mesmo que você use o Windows 10 Pro 64bits, baixe o O Pencil 2d para 32bits. Após realizar o download, descompacte o arquivo para uma pasta e clique no ícone pencil2d.exe para abrir o software e usá-lo. Não é necessário instalar o Pencil 2d pois quando você descompacta o arquivo, isso já é suficiente para acessar o software. Você poderá também copiar a pasta para c:\Arquivos de Programas e criar um atalho, clicando com o botão da direita do mouse sobre pencil2d.exe e crie um atalho no desktop.

    2. para instalar o open tonnz vc precisa baixar o directx do windows

  4. cara vc me ajudou muito obrigado te agradeço a vc obrigado cara

  5. Fbzin du Amasça disse:

    Teria como definir qual desses é o melhor ? No caso eu queria fazer uma animação fluida de luta

    1. Olá Fbzin.

      Os softwares estão classificados em ordem dos melhores de acordo com os critérios usados pela nossa equipe editorial.

      Obrigado pelo comentário!

  6. Moacir Costa disse:

    Obrigado! Muito bom seu conteúdo e honesto. Parabéns!

  7. RAQUEL BARROSO disse:

    Olá não sou animadora, mas minha filha de 13 anos desenha mt bem e precisa realizar um trabalho escolar no qual ela precisa fazer uma animação de 1 minuto. Como nunca fizemos isso, vc poderia indicar qual desses programas é o mais fácil de utilizar? Desse ja agradeço a atenção.

    1. eu tambem nao sei qual eo melhor programa

  8. São existentes mais programas, que eu uso no linux. que são existentes para o Windows, de exemplo o Krita, que é pago na steam, mas gratuito no site oficial

  9. Obrigada pela partilha!!!
    Amei essa lista! Eu não sou profissional da área . Eu uso essa mesa digitalizadora XP-Pen Artist 24 Pro para Blender e chega-me bem, mas eu sou amador no assunto.

    1. eu não vejo aplicativo nenhum para baixar?!

  10. eu nem sei como te agradecer, então vou mandar um simples obrigado 😀

    1. Olá Zueiro, obrigado pelo comentário!

      Fico feliz que tenha gostado e que o nosso conteúdo te ajudou de alguma maneira!

      Volte Sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.