Saiba como as soluções de TI vêm auxiliando o agronegócio. Sistemas dedicados, drones, plantio e colheitas mecanizadas contribuem com o crescimento do agro.
Os avanços tecnológicos estão revolucionando todas as áreas e segmentos. E quanto ao agronegócio, isso não poderia ocorrer de outro modo.
Apesar do que muitos podem pensar, os produtores estão cada vez mais conectados e incorporando as soluções tecnológicas que ajudam a profissionalizar, organizar e facilitar a atuação de seu negócio.
Já na outra ponta, as empresas que trabalham junto ao setor investem muito em ERPs (Softwares de Gestão Empresarial) para:
- Automatizar suas tarefas;
- Economizar tempo e dinheiro;
- Minimizar erros humanos;
- Conseguir dados confiáveis;
- Auxiliar na tomada de decisão.
Tudo isso já é uma realidade em diversos setores de negócios, até mesmo em clínicas especializadas em exame admissional de sangue. Então, no setor agrícola, a Tecnologia da Informação vem como um grande auxílio para seu crescimento e desenvolvimento.
Os empreendedores de pequenos e médios negócios têm muito a ganhar com investimentos em soluções de informática.
Para alcançar seus objetivos empresariais e para isso, necessitam de dados e informações confiáveis, e é aí que a TI entra.
Como as soluções de TI vêm auxiliando o agronegócio?
Não há dúvidas de que o uso de plataformas digitais e tecnologias de gerenciamento vem aumentando muito no Brasil, dessa forma, os pequenos, médios e grandes produtores já estão fazendo uso da tecnologia em seu dia a dia.
O uso da tecnologia tem auxiliado principalmente a identificação de fatores e padrões relevantes que ajudam na tomada de decisões com base em dados e com o objetivo de reduzir os impactos ambientais.
Um bom exemplo disso são os dados que ajudam pontos cruciais, como no histórico do clima de uma determinada região.
Com base nos dados e informações coletadas pela tecnologia, é possível saber o melhor momento para plantar ou saber mais sobre o solo.
Dessa forma, o uso de uma infraestrutura digital vem passando a ser inevitável, já que tem facilitado muito as questões de desenvolvimento e crescimento desse setor.
Assim, juntamente a outros pontos como inteligência artificial, soluções em nuvem, o avanço de empresa provedora de internet que propõe internet móvel com o 5G e outros diversos benefícios, o interesse pela tecnologia cresceu muito dentro do setor agrícola.
No Brasil, a expansão do uso da tecnologia no setor agrícola já é uma realidade e vem sendo muito visada por diversos produtores e empresários que atuam junto ao setor.
Essa expansão rápida vem demandando mão de obra especializada para operar de forma eficiente essas tecnologias, tanto no setor empresarial quanto nas propriedades rurais.
O país é bem competitivo globalmente dentro do ramo do agronegócio e, com isso, o interesse pela tecnologia e suas soluções mais práticas tendem a crescer ainda mais nos próximos anos.
Afinal, tecnologias como interfone ip sip, sistemas de gerenciamento, controle de estoque, maquinário inteligente e outros tipos de avanços já são vistos dentro das empresas. Com isso, a busca por formas de inovar as operações serão cada vez mais visadas.
Alguns ERPs específicos para o agronegócio já tornam possível a aquisição de informações em tempo real sobre produtos, estoque, preços e gestão de clientes com registro e rastreabilidade.
Dessa forma, não só a gestão interna fica muito mais facilitada, mas as chances de fechar bons acordos comerciais fica bem mais fácil, já que os produtores têm acesso a esses dados de forma muito mais rápida e organizada.
Com isso, os produtores e empresários do ramo que quiserem se destacar, precisarão investir em boas referências de TI e em serviços de qualidade que auxiliem no aumento de produtividade e organização de seu trabalho.
Essa organização também deve refletir no espaço físico, onde o produtor rural terá mais espaço para guardar o que julgar necessário em um armário para escola padrão, que tem divisórias e otimizam espaço.
4 benefícios da tecnologia da informação (TI) para o agronegócio
Toda a transformação digital que já está presente na vida de todos, principalmente dentro das empresas, já tem ganhando mais espaço entre os produtores rurais, que vem usando os recursos tecnológicos para aumentar sua produtividade e eficácia em seu mercado.
Por isso, assim como em uma fabricante de uniforme de segurança patrimonial que utiliza ERPs e outras soluções tecnológicas para melhorar sua atuação, o setor agrícola tem voltado os olhos para os benefícios que essas tecnologias trazem.
Ao fazer uso dos softwares de gestão para controle de lavoura ou pecuária, uma série de vantagens podem ser observadas. Algumas delas são:
Mais eficiência
O uso da tecnologia e soluções de sistemas de informação podem ajudar o produtor a coletar informações relevantes sobre a produção. Com essas informações armazenadas, é possível realizar análises para obter resultados mais positivos.
Além disso, os dados permitem uma organização do que precisa ser feito, como manutenção e vistoria lacrada para transferência dos veículos de transporte, melhor data para colheita ou plantio, hora de realizar vendas e outros pontos importantes.
De modo geral, a eficiência é o ponto que mais tem impacto positivo com o uso das tecnologias. Isso ocorre porque a coleta de informações úteis permite uma tomada de decisões estratégicas fundamentadas em uma sólida base de dados.
Maior controle de produção
Com a implementação de softwares de gestão para analisar as informações e dados coletados, o produtor tem muito mais controle sobre sua produção, o que invariavelmente melhora a qualidade de seus produtos.
Com mais qualidade, é possível ter preços mais competitivos e aumentar a rentabilidade dos itens produzidos na propriedade rural.
Também, uma produção de qualidade e maior lucro proporciona ao produtor a possibilidade de incrementar outros aspectos de sua propriedade, como a instalação de controlador de acesso noturno e outros itens de segurança que são importantes.
Coleta e armazenagem de dados
Outro ponto muito benéfico para os produtores rurais são a coleta e armazenagem de dados e informações úteis referente a clima, tipo de solo e outros pontos relevantes para o seu setor.
Com isso, as soluções de TI proporcionam a capacidade de armazenar essas informações em nuvem ou Big Data para tornar viável a coleta de grandes volumes de dados sobre a produção.
Dessa forma, o produtor pode analisar esses dados posteriormente e tomar decisões com base estratégica para melhorar seu negócio de forma gradual e assim, obter resultados mais positivos.
Diminuição dos gastos
Ao ter um aumento da produtividade e eficiência em seu trabalho, o produtor consegue evitar gastos desnecessários, pois terá um controle de produção mais bem desenvolvido, o que permite diminuir os custos com manutenções e outros aspectos.
Por meio da automatização de alguns processos, os custos fixos podem ser reduzidos e podem, também, ajudar o produtor a se tornar mais competitivo perante seus concorrentes de mercado.
Isso possibilita uma margem de lucro maior, o que pode ajudar o produtor a reinvestir o dinheiro em novas soluções, tecnologias ou melhorias para facilitar sua produção, como realizar uma instalação elétrica exterior para supervisionar a produção até mesmo a noite.
Por isso, utilizar a tecnologia é uma das melhores formas dos produtores rurais se destacarem no mercado por meio da automatização de processos e outras diversas atividades para melhorar sua produção.
A possibilidade de melhorias e redução de custos só tende a aumentar com o avanço tecnológico e implementação de novas tecnologias que estão sendo lançadas ou atualizadas.
Portanto, o produtor rural tem muitos benefícios a ganhar com a ajuda das soluções tecnológicas, principalmente no que diz respeito aos custos.
Soluções de TI aplicadas no agronegócio
As soluções de tecnologia são diversas, principalmente quando aplicadas ao agronegócio. Dessa forma, é preciso que o produtor rural estabeleça prioridades e objetivos a serem alcançados para saber qual a melhor solução para implementar primeiro.
Algumas das principais soluções estão ligadas ao gerenciamento, tecnologia e automação, serviços profissionais, coleta e análise de dados.
O centro de gerenciamento fica responsável por monitorar o ambiente online e de TI 100% do tempo, o que garante uma continuidade da produção, o que pode chegar a economizar até 15% de investimento gasto com administração.
Já no quesito automação, é possível contar com recursos de atendimento muito eficazes que facilitam o contato com fornecedores, clientes e distribuidores do ramo.
O serviço profissional também ajuda a designação de pessoal qualificado para diminuir drasticamente as chances de erro, além de contar com suporte extremamente avançado e rápido, o que impacta positivamente na produtividade de todo o negócio.
Considerações finais
Já é fato que as tecnologias voltadas ao setor rural tem benefícios muito vantajosos no que diz respeito à produção e auxílio de tomada de decisões estratégicas para melhorar os resultados do negócio
Mas de modo geral, a otimização de processos por meio das soluções de TI aplicadas no agronegócio pode melhorar muito a qualidade do serviço, produção e expectativa de crescimento do produtor rural.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Fonte das imagens: https://br.depositphotos.com/