Entenda o que são e quais os benefícios de investir em peças de tecidos inteligentes e tecnológicos.
Você sabia que tecido de roupa não é tudo igual? Com o avanço da tecnologia em diversos setores, inclusive na indústria têxtil, hoje é possível encontrar tecidos inteligentes, que trazem muito mais do que estética para o visual.
Uma jaqueta esportiva que ajuda na troca de calor do corpo, uma camiseta que não te deixa com tanto calor no dia a dia, com uma durabilidade muito maior, são alguns dos benefícios que os tecidos inteligentes vêm trazendo para o mercado da moda.
O que são os tecidos inteligentes?
Os tecidos inteligentes, ou tecidos tecnológicos, são aqueles criados combinando os tecidos tradicionais, já conhecidos, com tecnologias avançadas, resultando em produtos com propriedades adicionais, como monitoramento, controle e sensibilidade.
Esses tecidos visam melhorar não apenas o conforto e a durabilidade das peças, mas também adicionar funcionalidades para o desempenho esportivo, por exemplo.
Essa é uma área bastante inovadora, que promete crescer nos próximos anos, atingindo um público cada vez mais preocupado com o conforto ao se vestir.
Quais são as tecnologias aplicadas nos tecidos?
Existem diversas maneiras de adicionar tecnologia em um tecido, direta ou indiretamente. Quando se fala em tecnologia, é possível considerar qualquer processo que seja feito de maneira diferente do tradicional por algum avanço tecnológico.
Por exemplo, se um tecido se torna mais durável, pois a maneira de tingí-lo mudou graças a um maquinário que usa a tecnologia para automação ou controle de qualidade, já se considera que o tecido é tecnológico, pois teve uma melhoria causada por ela.
Porém, os tecidos tecnológicos não param por aí. É possível aplicar a tecnologia de diferentes maneiras nas peças, o que é muito usado principalmente em roupas esportivas, que exigem um conforto maior. Atletas profissionais dificilmente utilizam peças de roupa sem aplicações de tecnologia.
Alguns dos tipos de tecnologia que podem ser encontradas atualmente em tecidos são:
- sensores integrados: sensores de diversos tipos podem ser incorporados aos tecidos para medir variáveis como temperatura, umidade, pressão, movimento, batimentos cardíacos e atividade muscular;
- termorreguladores: possuem a capacidade de se adaptar às mudanças de temperatura ambiente e do corpo humano. Ajudam a manter uma temperatura confortável, evitando o superaquecimento ou o resfriamento excessivo;
- hidrofóbicos e oleofóbicos: tecidos tratados com substâncias hidrofóbicas, e oleofóbicas têm maior resistência a manchas e líquidos;
- condutores: permitem a integração de eletrônicos diretamente nas roupas para criação de roupas aquecidas, por exemplo;
- mudança de forma: deformar em resposta a estímulos como calor, ou seja, se ajustam automaticamente ao corpo de quem estiver usando;
- antibacterianos e antimicrobianos: inibem o crescimento de bactérias e microrganismos, ajudando a manter a higiene e reduzindo odores indesejados.
Os benefícios dos tecidos inteligentes
Com a tecnologia aplicada, espera-se que os tecidos inteligentes ofereçam diferentes benefícios para quem os utiliza! Vamos ver alguns deles?
- Mais conforto
Tecidos tecnológicos são feitos para proporcionar maior conforto para quem utiliza. Para isso, são mais leves, respiráveis e flexíveis, o que resulta em uma experiência muito mais agradável em diferentes condições climáticas ou situações.
- Regulação térmica
Alguns tecidos inteligentes possuem a capacidade de regular a temperatura do corpo, mantendo-o fresco mesmo em situações de calor ou de prática de exercícios físicos.
Além disso, proporcionam isolamento térmico quando está frio. Ou seja, são ótimos para diferentes situações.
- Durabilidade
Outro ponto positivo desses tipos de tecido é que geralmente são feitos com tratamentos especiais a fim de aumentar a durabilidade da peça.
Assim, são protegidos das lavagens, dos produtos químicos, do contato com sol e chuva e muito mais. Isso aumenta o custo-benefício e traz mais praticidade para o dia a dia.
- Sustentabilidade
Alguns tecidos tecnológicos são produzidos de maneira mais sustentável, utilizando materiais reciclados, técnicas de fabricação de baixo impacto ambiental ou com etapas eco-friendly.
Isso é positivo tanto para a produção em si quanto para os clientes, já que muitos buscam por peças menos agressivas.
- Desempenho esportivo
As principais tecnologias aplicadas aos tecidos surgiram exatamente para o ramo do esporte.
Para atletas e entusiastas de atividades físicas, roupas com tecidos tecnológicos podem melhorar o desempenho, proporcionando maior conforto, respirabilidade e até mesmo contribuindo para a redução da fadiga muscular. Ou seja, melhora a qualidade do exercício e os resultados.