Principais Técnicas de SEO para Blog
Dicas Internet

Técnicas de SEO Para Blog – Passo a Passo

As técnicas de SEO para blog são estratégias que podem ser implementadas para que o conteúdo do seu site seja visto e indexado pelos mecanismos de busca. Veja como fazer.


Engajar um público bacana para o seu site pode, a princípio, parecer uma tarefa difícil. Isso porque são inúmeras variáveis a serem observadas e levadas em consideração na hora de construir conteúdos interessantes e que atraiam leitores.

Mas graças as técnicas de engajamento, há sim um “caminho das pedras” que te ajuda a manter o engajamento alto, e ainda angariar um novo público, e possíveis clientes. Por isso, hoje falaremos das principais técnicas de seo para blog.

Quais os benefícios do uso do SEO?

Também entendido como a otimização de mecanismos de busca, ou Search Engine Optimization, o SEO se define como técnicas que visam otimizar o seu blog. Mas como assim otimizar?

Bom, o principal objetivo dos usuários a pesquisarem algo na internet é obterem as respostas para suas dúvidas o mais rápido possível. Para tanto, eles não vão querer passar horas e horas rolando o scroll em busca de um site confiável e com um conteúdo adequado.

Estratégias de SEO para sites

Sendo assim, é fundamental que você produza um conteúdo de qualidade, que transmita confiança e autoridade. Logo, não só os usuários vão curtir o seu blog, como também o próprio motor de busca, que promoverá o seu site colocando-o entre as primeiras opções de resultados.

As principais técnicas de SEO para blog

Entendendo a importâncias do SEO, que tal compreendermos as principais técnicas de SEO para blog?

  • Escolha as suas palavras-chave

Todo texto deve ter a sua ideia principal, a qual deve ser facilmente compreendida e resumida em poucas palavras. Ou melhor, possa ser resumida em palavras-chave, que nada mais são que palavras que resumem o seu texto promovendo o entendimento rapidamente.

Provavelmente, você já viu essa ideia em textos acadêmicos. Mas você sabe para que funciona? As palavras-chave guiam o leitor a um entendimento geral do texto, fazendo perceber de início se o seu conteúdo se mostra relevante ou não.

Procurar Palavras-chaves - Dicas de SEO

Mas como identificar a palavra-chave ideal para o meu blog? Bom, existem inúmeras ferramentas que podem te ajudar com isso, te mostrando, dentro do seu nicho, as palavras mais usadas. Entretanto, a melhor palavra para você usar é aquela que está relacionada com a sua persona, ou seja, com o seu público.

Portanto, busque utilizar palavras do seu nicho, use diferentes termos para uma mesma ideia, e não se canse de pesquisar em diversos sites, e buscar, através de pesquisas, a opinião do seu público.

  • Objeto de Busca      

Agora que você já selecionou as melhores palavras-chave, é hora de irmos para o próximo passo da implantação das técnicas de SEO para blog.

Este passo consiste em criar conteúdos que envolvam as palavras-chave, e que, ainda, respondam as principais dúvidas do leitor acerca do assunto pesquisado. Parece difícil, né?

Mas vejamos um exemplo. As pessoas tem procurado muito, recentemente, por computadores, já que basicamente todo trabalho realizado é feito por meio virtual.

Dentro desse contexto, a grande dúvida das pessoas está em como escolher um computador baseado em suas tarefas virtuais.

conseguir trafego orgânico Google

Sabendo disso, você pesquisou as principais palavras-chave utilizadas no buscador e decidiu fazer um texto sobre tudo que é relacionado a computadores.

Porém, você focou muito em descrever os hardwares das máquinas disponíveis, e não como escolher um computador para cada tipo de atividade.

Sendo assim, o buscador de conteúdo na internet pode até acessar o seu conteúdo, porém não vai consumi-lo na íntegra já que o seu blog não reponde a principal dúvida dele.

Por isso, o mais importante aqui é se ater ao sentido das palavras-chave e escrever conteúdos diretos e completos, de forma que o seu leitor não tenha nenhuma dúvida, e que também não precise acessar outros blogs para se sentir seguro.

Atingindo esse objetivo você garantirá também que o buscador entenda o seu blog como algo importante, e promoverá seu site no topo dos resultados de pesquisa.

  • Analise o concorrente

Algumas plataformas online são aliadas na hora de implantar as técnicas de SEO para blogs. Como exemplo podemos citar a ubersuggest, que te ajuda a analisar o trafego no seu site, e ainda te dá uma forcinha na hora de selecionar as palavras-chave.

Dicas SEO para melhorar textos para o Google

Mas além disso, a plataforma também te ajuda a dar uma olhada no “gramado do vizinho”. Ou seja, além de te mostrar as principais palavras-chave, o site ainda te mostra os sites mais bem posicionados sobre o assunto.

Desse modo, é de suma importância tirar um tempinho para analisar o conteúdo dos seus concorrentes. Assim, você irá descobrir a “fórmula” que ajuda a ranquear os conteúdos em primeiro lugar, e, consequentemente, poderá aplicar no seu site.

  • Construa URLs implacáveis

Às vezes quando acesso alguns sites tenho até medo em clicar nos links, já que esses se mostram cheio de caracteres estranhos, e em sua maioria, são enormes, mais parecendo um site malicioso, do que um site confiável.

Pensando nessa minha percepção, a nossa quarta dica de técnicas de SEO para blogs será referente a construção de URLs amigáveis.

Como Criar backlinks grátis

Uma das principais características das URLs amigáveis é torna-la memorizável. Ou seja, escolha link que denuncie de cara sobre o que se trata o site, e que seja de fácil memorização.

É válido ressaltar que essa escolha é muito importante, visto que não se deve, em hipótese alguma, modificar a URL do seu site. Por isso, pense bem antes de lançar a sua página.

Outra dica fundamental é deixar o seu link pequeno, e evitar caracteres desconhecidos.

Conclusão

As técnicas de SEO para blog são suas principais aliadas quando o assunto é posicionar bem o seu site, e, assim, manter o fluxo de visitas positivo, bem como o engajamento elevado.

Desse modo, é de sua importância se atentar a alguns fatores primordiais, como a URL, a qualidade do conteúdo, se os textos publicados são diretos e didáticos, e se as palavras-chave utilizadas condizem com as necessidades dos leitores. Para saber mais acesse andreadams.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.