Com 2 milhões de usuários únicos mensais, o YouTube é a maior plataforma de vídeos da internet e o segundo maior mecanismo de busca. Mas com um expressivo número de vídeos enviados a cada minuto, é preciso saber utilizar o SEO para YouTube. Entenda a seguir mais sobre o assunto para que seu vídeo ganhe destaque.
O que é SEO para Youtube?
Search Engine Optmization (SEO) é um conjunto de estratégias de otimização voltado à experiência do usuário, visando um melhor posicionamento nos mecanismos de busca. Entre os critérios adotados pelo algoritmo está o preenchimento correto do título, tags e descrição.
Considerando a quantidade de conteúdo que sobem por dia, é fundamental investir um pouco do tempo em SEO para YouTube para que você seja encontrado. Pois, se você fizer um bom trabalho, seus vídeos não irão aparecer apenas na plataforma de vídeo, mas também no próprio Google.
Vale lembrar que o YouTube, criado em 2005, foi comprado um ano depois pelo Google. Por isso, adota a mesma inteligência de pesquisa e mantém o foco em oferecer a melhor experiência ao usuário.
Checklist de SEO para YouTube
O algoritmo considera inúmeros critérios, regras e cálculos para determinar o posicionamento. Mas, antes de tudo você precisa definir sua palavra-chave. É ela quem vai apontar o assunto abordado.
Para isso você pode pesquisar no próprio espaço de busca do YouTube ou utilizar ferramentas como Keyword Planner e SEMRush. Com a palavra-chave definida, é hora de você conhecer as principais técnicas.
Considerando que os robôs não conseguem ler conteúdos visuais, o título é um dos elementos com maior importância. É através dele que os mecanismos de busca vão entender qual conteúdo o usuário encontrará.
Mas, antes mesmo de definir o título e até de fazer o upload, certifique-se que a palavra-chave está inserida no nome do arquivo. Caso seja uma expressão, você pode utilizar hifens para separar os termos.
Também é fundamental que você inclua a palavra-chave no título e a mantenha sempre a esquerda. Além disso, ao escrever seja objetivo, mantenha entre 40 e 55 caracteres e busque fugir do genérico.
A descrição do vídeo é uma das etapas mais deixadas de lado por muitos YouTubers, mas o que muitos não sabem é que ela também tem grande influência para o ranqueamento, pois é outra maneira de informar aos robôs o assunto tratado no vídeo.
Mas também é importante lembrar que a descrição não pode ser feita pensada apenas neles. Afinal, as pessoas também costumam ler antes de assistir, principalmente as 3 primeiras linhas.
Para suas descrições, é importante utilizar a palavra-chave logo no início, dentro do limite das 3 linhas e nas primeiras 25 palavras. Faça uma descrição detalhada com no mínimo 250 palavras e aproveite colocar links para suas redes sociais.
As tags são basicamente as palavras-chave relacionadas a seu vídeo, mas que também são fundamentais no SEO para YouTube. São elas as responsáveis por fazer o seu conteúdo aparecer nos vídeos relacionados, além de ajudarem na definição e posicionamento do mesmo.
Para escolher as melhores tags, realize uma pesquisa no YouTube entre os vídeos mais populares e que estão ranqueando para a mesma palavra-chave que você. Para isso, abra um vídeo, selecione CTRL + U, em seguida CTRL + F e procure por keywords.
Além dessas 3 dicas, temos que nos atentar às thumbnails (capas). Escolha uma imagem que transmita o conceito do vídeo e que seja chamativa. E claro, também é fundamental que o vídeo tenha boa qualidade de imagem e que dure cerca de 10 minutos, principalmente se o roteiro for basicamente você falando para a câmera.