A tecnologia nos dias de hoje é uma grande aliada de apartamentos e empreendimentos novos. Afinal, se a era digital chegou para tudo, é claro que quem lida com apartamentos e empreendimentos novos também não pode não usufruir desses benefícios.
Mas afinal, como a tecnologia pode se tornar uma grande aliada para quem lida com apartamentos novos e empreendimentos recém-lançados no mercado?
Vamos descrever alguns pontos da tecnologia, presentes no mercado atual e que se tornam diferenciais para quem deseja se destacar nesse mercado.
Principais inovações em tecnologia para novos empreendimentos imobiliários
A tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas, e principalmente em alguns segmentos, como no mercado imobiliário.
Por isso, conheça a seguir as principais inovações para esse segmento, que está crescendo no Brasil.
Layout flexível
Quem lança apartamentos na planta, sabe que precisa ter o layout flexível. Porém, o que é isso? Significa que aquele empreendimento possui paredes estruturais somente ao redor, deixando o espaço interno livre.
Assim, caso haja paredes e janelas no espaço interno, determinando o número de quartos de um apartamento, por exemplo, essas paredes podem ser removidas, deixando outros cômodos maiores.
Muitas pessoas, por exemplo, gostam do conceito amplo de cozinha e sala de jantar. Por isso, ter uma parede que fecha a cozinha e delimita a sala não é um conceito muito utilizado na atualidade.
Outro exemplo de um layout flexível é o de apartamentos de 3 dormitórios, na faixa de 100 m2, mas que podem ter paredes internas derrubadas para aumentar a sala, por exemplo.
Assim, as construtoras costumam conversar com seus futuros clientes e permitirem tais adaptações no empreendimento, ainda na fase de construção.
Sistemas inteligentes de automação
Um sistema que permite que as luzes sejam acesas ou apagadas de forma remota. Acesso do ar-condicionado pelo celular, para que a residência já esteja na temperatura adequada, enquanto você sai do trabalho para chegar em casa.
Monitoramento remoto da residência, eletrônicos que funcionam de maneira integrada e com acionamento somente por voz ou pelo celular. Esses são exemplos de sistemas inteligentes de automação.
Outros exemplos são fechaduras biométricas nos apartamentos, tomadas com entradas USB nos quartos e sala, bem como persianas 100% blackout com sistema automatizado por controle remoto.
De fato, esses sistemas permitem não somente maior conforto, como também economia de energia. E são tecnologias que estão disponíveis em apartamentos recém-lançados em muitas cidades do Brasil.
Economia de energia
Outro ponto tecnológico visado por novos empreendimentos é permitirem que haja economia de energia.
Claro que a automação residencial inteligente ajuda, mas não resolve tudo. Por isso, alguns empreendimentos contam com estruturas para captação e utilização de energia solar, no próprio empreendimento.
É a chamada fazenda de energia solar, que é uma estrutura com painéis solares fotovoltaicos que absorvem a energia solar e a convertem em energia elétrica.
Assim, essa eletricidade gerada é transmitida para a rede elétrica pública de distribuição, gerando créditos. Dessa forma, o condomínio inteiro economiza em gasto de energia, com a captação de energia limpa, trazendo menos impacto ao meio ambiente.
Gestão tecnológica do empreendimento
A tecnologia também está presente na gestão do empreendimento, seja na fase de construção, seja depois que as unidades já estão habitadas.
Na fase de construção, as construtoras mais modernas e ligadas em tecnologia utilizam sistemas inteligentes de compartilhamento de dados, com planilhas e plantas atualizadas.
Através desses sistemas, todos os profissionais envolvidos na obra têm acesso aos dados necessários, o que permite uma construção mais eficiente, sem atrasos ou erros.
Já na fase de habitação das unidades, a gestão do empreendimento deve adotar medidas que garantam não somente a segurança de seus moradores, como também a eficiência nos processos.
Por isso, aplicativos lançados pelas administradoras permitem que os moradores sejam avisados de quando chegam encomendas. Com o escaneamento do QRCode pelo morador, com a encomenda em mãos, não há possibilidade de uma encomenda “sumir” ou o morador não ser avisado de sua chegada.
Outras vantagens incluem o cadastro digital de moradores, bem como de prestadores de serviços liberados, permitindo que o fluxo de pessoas dentro do empreendimento seja seguro, ágil e eficiente.
Digitalização dos processos
Contratos assinados de forma digital, com assinaturas digitais, bem como a possibilidade do futuro comprador fazer um tour virtual no empreendimento, sem ter que se deslocar a ele.
Esses são dois exemplos de como a tecnologia facilita o acesso a empreendimentos por determinados clientes.
Além disso, há empreendimentos que além de mostrar a versão decorada do apartamento, também permitem que o futuro morador tenha uma experiência de imersão.
Com isso, o futuro morador poderá visualizar como aquele imóvel ficaria com a cor que esse morador escolher para a parede e com os móveis que ele (ela) desejar. E tudo de maneira virtual.
Dessa forma, as imobiliárias, construtoras e incorporadoras de imóveis partem da individualização dos empreendimentos, conforme o gosto de seus clientes, tendo a tecnologia como forte aliada nos processos de vendas desses novos empreendimentos no mercado.