tecnologia educacional - ferramentas inovadoras em sala de aula
Atualidades Cursos

Tecnologia educacional: Ferramentas inovadoras para professores e alunos 

A tecnologia educacional tem um importante papel nas mudanças no processo de ensino e de aprendizagem na sala de aula e no ensino à distância. 

Por isso mesmo, é fundamental conhecer mais sobre ela e as ferramentas inovadoras para os professores e os alunos no dia a dia de aprendizagem. 

Neste conteúdo, nós vamos explorar de forma mais aprofundada este tema. Acompanhe! 

Entenda o que significa a tecnologia educacional! 

A tecnologia educacional trata-se de um conceito que refere-se ao uso de recursos tecnológicos com finalidades pedagógicas. 

Sendo assim, o objetivo dela é trazer para a educação as ferramentas e práticas inovadoras que tornem mais fácil e que potencializam o processo do ensino e da aprendizagem, seja na sala de aula ou no ensino à distância. 

educação profissional

A utilização da tecnologia educacional é cada vez mais discutida dentro do meio acadêmico, nos círculos e espaço sociais e na mídia, mas não costuma ser sempre muito bem recebida. 

Há muitas críticas quanto à dificuldade do acesso a essas tecnologias, em especial no caso de instituições públicas de ensino e de alunos com menor condição em termos de renda econômica. 

Entretanto, o importante é deixar claro que o foco maior da tecnologia educacional é as práticas que são possíveis através do uso de dispositivos eletrônicos e não sobre as ferramentas em si. 

Sendo assim, o que mais importa para a tecnologia educacional é que se defina bem a finalidade da utilização da tecnologia na sala de aula, muito mais fundamental do que os próprios recursos e meios tecnológicos que vão ser usados para a prática. 

Algumas das vantagens da tecnologia educacional são: 

  • Ajuda na ampliação do acesso à informação 
  • Ajuda a estimular uma maior troca de experiências 
  • Torna mais fácil a comunicação da escola com o aluno e sua família 
  • Automatiza os processos da gestão escolar 
  • Torna mais próximo o diálogo entre professores e alunos 
  • Otimiza o desempenho dos alunos 

A tecnologia educacional na prática em sala de aula e no ensino à distância 

Para muitos, a tecnologia educacional pode parecer algo distante, mas ela está bem mais presente no dia a dia de professores e alunos do que se imagina. 

Algumas formas pelas quais ela encontra-se presente na educação, presencial ou à distância, são: 

  • Através de softwares, como é o caso de jogos, aplicativos e e-books. 
  • Nos dispositivos ou gadgets, como as mesas educacionais, os tablets e as lousas digitais com tela interativa.
  • Nas mais variadas soluções educacionais tecnológicas, caso da realidade aumentada, realidade virtual e nos ambientes de aprendizagem virtuais.
tecnologia educacional - gamificação

A utilização da tecnologia educacional em sala de aula e à distância tem permitido transformar a educação, bem como adicionar vários métodos de ensino que podem ser mais vantajosos aos estudantes e professores. 

Um deles é a gamificação, que se trata de uma metodologia que faz uso de dinâmicas e dos elementos presentes em jogos para gerar um maior engajamento dos alunos no processo de ensino e de aprendizagem. 

Mesmo que o método não seja, em si, virtual, ele faz uso de aplicativos e de plataformas de jogos, por exemplo, para engajar e estimular os estudantes no aprendizado. 

O mais importante sempre é o professor buscar por uma solução de jogo para o método de gamificação que se adeque bem aos objetivos pedagógicos e também ao currículo daquela disciplina. 

Ainda é fundamental fazer uma avaliação para saber se ele é fácil de utilizar e qual a capacidade de personalização do mesmo. 

O uso de tecnologias educacionais também é importante quando falamos do ensino à distância, com o uso de plataformas para aprendizagem online como o Google Classroom e o Moodle, por exemplo. 

Essas ferramentas tornaram-se extremamente populares durante a pandemia, mas desde então vêm sendo cada vez mais usadas no EAD. 

A partir dessas plataformas, é possível garantir um ambiente mais colaborativo e aproximar os alunos, mesmo que todos estejam distantes e conectados apenas pelo ambiente virtual. 

Por isso mesmo, a escolha de qual ferramenta usar se faz imprescindível no caso da tecnologia educacional para o ensino à distância

Algumas ferramentas que também são essenciais no EAD para conferências por vídeos e gerar uma aproximação entre educadores e alunos são o Google Meet e o Zoom

ensino a distancia - melhores cursos de informática

Através delas, é possível estimular um maior debate e realizar aulas ao vivo entre os alunos, mas é importante também saber usar os melhores recursos para aumentar o engajamento dos estudantes nesta modalidade de ensino. 

Conclusão 

Como você pode ver aqui, a tecnologia educacional é capaz de transformar a sala de aula e otimizar o aprendizado através de ferramentas inovadoras usadas por professores e estudantes.  

Neste texto, falamos um pouco mais sobre como funciona a TE e ainda sobre as principais ferramentas que podem trazer ótimos resultados no ensino presencial e à distância. 

O que achou do conteúdo de hoje sobre a tecnologia educacional: Ferramentas inovadoras para professores e alunos? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.