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Tendências da educação na era da indústria 4.0

Entenda como a educação foi transformada pelas tecnologias da indústria 4.0 e veja quais as principais tendências nos sistemas de ensino.


A transformação digital mudou totalmente as formas de automação e uso dos dados, afetando diretamente a educação, a produção e abrindo espaço para novos modelos de negócio que utilizam computadores e internet como seus principais pilares de funcionamento.

Toda essa esfera de novas tecnologias com ferramentas precisas para auxiliar a gestão, produção e estratégia é conhecida como Indústria 4.0, um conceito que está diretamente ligado à inovação, eficiência e customização tecnológica típicos desta nova era que vivemos.

O mercado se transformou em um ambiente totalmente sustentado pela tecnologia e, essa nova realidade, serve como uma escola de negócios que ajuda as empresas a se estruturarem, utilizarem melhor as ferramentas atuais e aproveitarem as tendências da indústria 4.0 para ganhar competitividade.

Essa revolução industrial totalmente impulsionada pela tecnologia também trouxe mudanças muito interessantes na área de educação. O resultado disso são novas tendências no ensino e melhor qualidade no aprendizado.

tendência na educação para indústria 4.0

E é exatamente sobre essas tendências que falaremos a seguir. Entenda como a educação está se transformando para aproveitar tudo o que a transformação digital pode entregar de melhor para as novas metodologias de ensino.

Em que momento a indústria 4.0 ganhou mais espaço na educação?

As novas tecnologias trouxeram mudanças impactantes em todos os segmentos da sociedade. Com o surto da Covid-19 que se transformou numa pandemia global e o isolamento social que a acompanhou, as escolas se fecharam e, conforme o tempo foi passando, as instituições de ensino começaram a investir em ferramentas tecnológicas para garantir que o ensino não fosse totalmente comprometido.

Durante esse período, as escolas precisaram se adaptar e, as salas de aula, se transformaram num ambiente que forçou a promoção de habilidades de auto aprendizagem nos alunos, bem como suas competências socioemocionais, caso contrário os estudantes não conseguiriam se adaptar às novas metodologias e muito menos manter o fluxo de estudos durante a pandemia.

Mesmo com essas medidas, uma enorme quantidade de estudantes não conseguiram finalizar o ensino fundamental.

TRENDS - tendências tecnológicas

Como sempre, os menos privilegiados em nossa sociedade foram os mais afetados, principalmente os alunos pretos, pardos e indígenas. Afinal, de nada adianta ter conteúdos online quando o estudante não tem um celular e, quando tem, não conta com um plano de dados ou conexão em casa.

Diante deste cenário preocupante, tanto o meio público de ensino quanto o particular, identificaram essa defasagem e começaram a se estruturar para trazer equidade na educação impulsionada pela indústria 4.0.

A experiência vivida pela educação nesses anos de pandemia, apesar de toda a degradação do ensino, evidenciou os pontos fracos e as oportunidades de melhoria nos sistemas virtuais de aprendizado.

Tendências da educação transformada digitalmente

Como você viu, apesar de todos os danos causados na sociedade pela pandemia, muito aprendizado foi adquirido no período, em especial sobre as metodologias de ensino utilizadas na educação brasileira e como o cenário da educação poderia melhorar em todos os aspectos.

Ambiente virtual no EAD

Todo esse aprendizado deixou claro quais pontos foram muito satisfatórios e quais também podem trazer melhoria contínua nos sistemas de ensino. Com essas “descobertas” e mais toda a tecnologia da indústria 4.0, novas tendências ganharam espaço na educação.

Veja quais são elas:

Ensino híbrido

Como o nome propriamente dito, o ensino híbrido une as aulas presenciais com EaD (ensino à distância) com o auxílio de ferramentas digitais.

Com o alinhamento das novas tecnologias e o aumento da abrangência das áreas com conectividade à internet, estima-se que este modelo de ensino aumente pelo menos 30% nos próximos 2 anos.

Educação socioemocional

A educação socioemocional é uma disciplina exigida pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e, durante a pandemia, mostrou como é indispensável que todas as pessoas desenvolvam sua inteligência emocional para lidar com os desafios diários da vida e dos estudos.

Por isso, outra tendência da educação na era da indústria 4.0 é estimular os estudantes a adquirirem soft skills (competências pessoais e emocionais) por meio dos sistemas híbrido de ensino.

Microlearning

Ao estudar no computador, os estudantes têm uma tendência maior de perder o foco devido às inúmeras distrações em casa, principalmente quando os conteúdos são muito longos e de alta complexidade.

É preciso se adaptar para manter esses alunos atentos aos conteúdos e garantir que eles de fato aprendam o que foi transmitido.

tendência da educação - microlearning

Essa metodologia de ensino nascida nos ambientes corporativos divide os conteúdos em aulas curtas e utiliza recursos de multimídia com linguagem simples para acelerar a compreensão e atrair mais a atenção dos estudantes.

Com aulas mais rápidas, conteúdos mais simples e interativos, o potencial de aprendizado é promovido e o desempenho dos alunos se eleva. Por isso, nossa última tendência é a aderência do microlearning na educação.

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