tendências de tecnologia
Atualidades Dicas

Tendências de tecnologia e software para o futuro

Por bem ou por mal, com a chegada e adequações em consequência da pandemia de covid-19, e o trabalho remoto cada vez mais presente na rotina de diversas pessoas, a tecnologia se desenvolveu muito, tornando ainda mais necessário estar por dentro das tendências de tecnologia que estão em curso no mundo para promover profissionais e empresas mais competitivas.

Com isso, os gestores de diferentes negócios devem se preparar para implementar as inovações ou saber como lidar com elas, identificando quais podem otimizar a rotina da empresa e aquelas que demandam cuidado e atenção.

E, para isso, não importa qual ramo, seja desde uma empresa de paisagismo até um profissional de pet shop, a aplicação de uma nova aplicação tecnológica deve ser considerada para qualificar a atividade e os resultados, demandando avaliação para o melhor aproveitamento.

Inclusive, não é incomum, com o salto tomado, que algumas pessoas se surpreendam com o nível de inteligência das novas tecnologias, pensando estarem próximas da ficção científica, antes possível apenas nos filmes. 

TRENDS - tendências tecnológicas

Assim, a realidade acompanha essas previsões, ainda que estejam em desenvolvimento, e os funcionários, clientes e empresários devem conhecê-las e se adaptarem às novas rotinas com o apoio de diversas ferramentas e softwares de tecnologia.

Portanto, se você deseja saber um pouco mais sobre as tendências de tecnologia e software para o futuro, continue a leitura dos tópicos abaixo para se preparar para o novo cenário que está por vir, colocando sua empresa à frente das concorrentes no mercado e enxergando novas oportunidades.

Evolução contínua: O futuro das tecnologias e softwares

Desde o advento da internet, as tecnologias avançaram cada vez mais rápido. Com o Google, é possível pesquisar questões como escola de dança perto de mim e obter resultados rapidamente.

Esse tipo de ação evidencia a rapidez da internet que antes era lenta e não apresentava os melhores resultados. 

Hoje em dia o desenvolvimento de ciências e novas ideias são passíveis de comprovação da teoria em questão de semanas.

Da mesma forma, se antes uma técnica era disponível somente para os desenvolvedores de um projeto de jardim pequeno, hoje ele é facilmente liberado para todos, curiosos ou profissionais.

Assim, quanto mais a tecnologia evolui e mais pessoas se apropriam dela, mais os segmentos passam a apresentar diversas necessidades tecnológicas, seja para uso pessoal ou no trabalho, e mais rápido elas tendem a evoluir. 

Dessa maneira, com o potencial de amplitude, o futuro da tecnologia se mostra incerto, cheio de possibilidades e com inovações que prometem auxiliar completamente o cotidiano em diferentes segmentos. 

revolução da IA

Outro sentimento possível é o de preocupação, tendo em vista que essas tecnologias podem ser usadas para diversos objetivos, desde ajudar uma fábrica de sorvetes para revenda ou até facilitar golpes virtuais em pessoas inocentes. 

Assim, demandam atenção e o devido acompanhamento, sendo crucial a atuação de novos profissionais e normas para regularizar e reduzir riscos online.

Isso porque as novas tecnologias vão muito mais além do que uma simples extensão das atividades e demandas diárias, como é o caso do celular ou da praticidade do dia a dia, no caso de uma televisão inteligente.

É o exemplo de uma ferramenta que projeta uma prótese capilar Curitiba sem a necessidade de profissionais humanos, por exemplo. 

Algo que pode ser no mínimo assustador a algumas pessoas, ao passo em que até então pertencia ao mundo do cinema, mas que hoje é uma realidade em contínuo crescimento.

Portanto, é necessário conhecer as capacidades das tecnologias que estão evoluindo ao nosso redor para nos mantermos atentos com usos saudáveis e positivos dessas novas ferramentas. 

O que está mudando na área de tecnologia e softwares

Para que você possa conhecer as principais tendências de tecnologia que prometem dominar a rotina de todas as pessoas nos próximos anos, confira a lista a seguir composta por 6 destaques de tecnologias e softwares que já estão mudando o mundo.

  1. Inteligência Artificial

Muito mais que hologramas fazendo performances ao vivo em shows de música, a Inteligência Artificial promete ir além e já está causando sustos por conta da sua capacidade de emular comportamentos humanos.

Uma Inteligência Artificial é qualquer sistema computacional com a capacidade de realizar atividades pré-programadas e até a aprender com os feedbacks das funções desenvolvidas.

Ou seja, simular o comportamento humano com destreza para funções e com o objetivo de solucionar algum problema ou realizar uma tarefa pré-determinada de forma mais ágil.

como funciona a inteligência artificial

Inteligência Artificial é uma das grandes tendências de tecnologia


Para se ter uma ideia de todo o potencial, apesar de ainda ser verdade que a criatividade é um fator de atenção dessas inteligências, já existem imagens de arte sendo feitas por IAs, assim como pedaços de música ou cenas de filmes. 

Esse tipo de ação demonstra o potencial enorme de uma IA, de modo a servir como entretenimento ou parte da produção de um material, otimizando tempo dos profissionais para outras atividades.

No caso mais atual, a voz e o vídeo podem substituir – ou possibilitar de alguma forma – a presença de um colega ou familiar, bem como a realidade aumentada permite com hologramas em shows.

Para o futuro, é possível imaginar a companhia do outro sendo projetada na nossa frente por meio de uma IA, ou mesmo avatares coexistindo em ambientes completamente virtuais.

Um termo novo que provoca uma mudança no modo de pensar a IA é o Machine Learning. Na tradução literal “Aprendizado de máquina”.

Isso porque, por meio dessa tecnologia, qualquer sistema desenvolvido com o recurso é capaz de aprender com os erros e padrões de um sistema. Exemplo disso são os chatbots que melhoram a interação com usuários conforme mais pessoas usam o sistema.

  1. Realidade virtual e Metaverso

Antes, os games dominavam o conceito de realidade virtual. Era possível, por meio de um óculos próprio para essa tecnologia, entrar na pele de um personagem e participar de um mundo fictício do jogo. 

Hoje, o trabalho ou mesmo uma reunião podem ser feitos de forma virtual, em um ambiente dedicado.

Esse é o Metaverso é uma das propostas desse ambiente digital – inclusive, não sendo um aspecto exclusivo dessa plataforma.

negócios que estão chegando no metaverso

Metaverso é uma das tendências de tecnologia mais estudadas da atualidade


Um nome novo para uma prática não muito nova, mas completamente atualizada.

Basicamente, o termo representa a diversidade de espaços e oportunidades em um ambiente integralmente digital, que possibilita a integração com a realidade. 

Para isso, o próprio nome pode ser usado como base do conceito, visto que enquanto “Meta” significa “Além”, o termo final “verso” significa universo. Ou seja, além do universo.

Assim, evidencia as infinitas maneiras de experimentar o Metaverso e suas oportunidades- seja para empresas ou consumidores. 

Para se ter uma ideia, alguns jogos funcionam a partir da criação de um avatar específico, com roupas e nomes fictícios (ou não). 

No jogo, há interações com outros usuários, caracterizando uma espécie de outra versão do nosso mundo, inclusive com consumo e moedas próprias. 

O Metaverso também pode suprir a ideia de uma cidade ou país específico, em que regras desse local são aplicadas, assim como produtos ou serviços podem ser disponibilizados, mesmo que não se apliquem na realidade.

Com isso, uma pessoa pode usar um forno de lastro com vapor, verificando seus benefícios e potencial (de forma indireta) dentro do Metaverso, mas sem tocar em um produto desse tipo na vida real. 

Da mesma forma, ela pode entrar em um hospital do Metaverso ou encontrar colegas de trabalho dentro dele para fazer reuniões. 

Assim, as possibilidades são diversas e o futuro é o limite para essa que é uma das tendências de tecnologia mais estudadas da atualidade.

  1. Robótica

Uma das maiores criações previamente pertencentes aos mundos da ficção científica são os robôs. Capazes de ganhar uma partida de xadrez sozinhos e fazer tarefas humanas repetidas vezes, esses dispositivos são cada vez mais comuns e úteis para o cotidiano.

Uma realidade presente e em plena expansão nessa área são os robôs industriais.

Neste caso, eles funcionam como auxiliares do processo humano em fábricas ou grandes empresas.

Robôs com habilidades humanas

Contudo, estima-se que no futuro eles possam substituir algumas atividades e até funções/profissões que atualmente pertencem aos humanos, tornando-se muito mais do que uma simples ajuda. 

Essa ideia pode vir a ser benéfica ou prejudicial para a indústria. 

O primeiro caso trata-se de uma relação saudável, em que a tecnologia é desenvolvida para o bem de toda a comunidade; enquanto no segundo, ela pode vir a prejudicar as filas de emprego e precarizar um sistema inteiro.

Cabe ressaltar, contudo, que dificilmente a máquina conseguirá – em um espaço de curto ou médio prazo – substituir completamente a ação humana, havendo uma mudança de mentalidade, perspectiva e funções industriais, promovendo o primeiro cenário e a adequação de novas profissionais para o trato desses equipamentos e robôs.

  1. Moeda virtual e Blockchain

A moeda virtual é uma realidade que já faz parte dos investimentos diários da bolsa de valores. Mais ainda, é possível saber quanto custa um Bitcoin, Ethereum e outros tipos de moedas virtuais com facilidade.

ethereum Blockchain

Para tornar a transação entre bitcoin e outras moedas mais segura, existe a Blockchain, uma espécie de carteira digital e uma plataforma de blocos transacionais e de regularização dos sistemas. 

Neste caso, o funcionamento é feito por meio de algoritmos de software que registram todas as transações financeiras.

Inclusive, devido a esse aspecto, essa é uma das tendências de tecnologia mais lucrativas, com a chance de inaugurar um novo modelo comercial no futuro, calcado principalmente no mundo da internet.

  1. Impressão 3D

Impressão de contas, documentos pessoais, embalagem para hambúrguer artesanal ou anúncios para colar em frente da loja. As impressoras 3D prometem produzir para além desses itens, um novo tipo de serviço, eis alguns exemplos:

  • Próteses;
  • Partes de uma roupa ou bijuteria;
  • Carro;
  • Casas;
  • Acessórios;
  • Fones de ouvido.

Com essa lista acima, é possível perceber a imaginação que cabe nos processos produtivos para aproveitar toda a capacidade de uma impressora 3D

como funciona a impressão 3D, tendências de tecnologia

Na prática, essa ferramenta funciona com base em modelos digitais e, no lugar da tinta, materiais como plástico e metal podem ser usados para produzir peças que levariam anos para confecção.

Esse tipo de tecnologia revolucionou setores como o da medicina e engenharia e é um objeto muito lucrativo para empresas do ramo – bem como pode ser útil para diversos outros setores.

O dono de uma companhia com foco em aluguel tendas para eventos pode usar a impressora 3D para construir novas peças do seu empreendimento, por exemplo.

No futuro, quando esse tipo de tecnologia se tornar cada vez mais acessível, podemos ver realizações incríveis dentro de cada casa que poderá ter sua própria impressora 3D.

  1. NFT

Na tradução para o português, NFT significa “Token Não Fungível”. Contudo, na prática, essa sigla nada mais é do que um objeto único e não intercambiável, geralmente virtual.

Com isso, uma imagem pode se tornar uma NFT, assim como o tuíte feito na rede social, desde que haja valor para um público e possa atuar como token praticamente exclusivo.

Uma NFT tem a sua autenticidade garantida por meio de um Blockchain. Assim, é possível comprar uma NFT por milhões de dólares e fazer um vídeo ou uma imagem de algo único no mundo, com apenas um detentor.

Como cunhar e depositar NFT, tendências de tecnologia

NFT é uma grandes apostas e tendências de tecnologia para os próximos anos


A questão de uma NFT ser algo intercambiável significa que, diferente de uma moeda de 1 real, quando você troca por outro produto semelhante, você não permanece com o elemento de mesmo valor, como é o caso da moeda em si. 

Mas que há processos e valores únicos a serem considerados nas transações – podendo haver flutuação nos aspectos agregados.

Para existir uma NFT, há a necessidade de uma espécie de assinatura digital, autenticando e criptografando por meio de uma blockchain, de modo a garantir a originalidade da peça.

Na internet, onde milhares de cópias podem ser feitas ao apertar um botão, a existência do conceito de NFT já provoca uma mudança intensa nos valores e formas de controle de materiais virtuais.

Para o futuro, é possível esperar notícias de muitas obras sendo autenticadas via NFT, questionando a livre circulação e debatendo a verdadeira originalidade de produtos históricos e virtuais, promovendo novos paradigmas no consumo e até no mundo das artes.


Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.