Trabalhar em casa com segurança
Negócios Segurança

Trabalhar em casa o torna vulnerável a hackers. Veja como se manter seguro.

Trabalhar em casa pode deixá-lo mais exposto a hackers, mesmo em tempos normais, e no período da pandemia os golpes online tem aumentado bastante. Veja dicas para manter o seu home office seguro.


Com milhões de pessoas em todo o mundo sob ordens de ficar em casa para retardar a disseminação do novo coronavírus, boa parte da população agora estão trabalhando em seus espaços domésticos, às vezes em seus computadores ou celulares pessoais. 

Isso pode torna-las mais expostas para hackers, dizem especialistas em segurança cibernética .

Em casa, é menos provável que você esteja protegido pelo software corporativo da sua empresa, que pode verificar todos os links nos quais você clica e os arquivos e programas baixados em busca de sinais de perigo. Daí a importância de manter a segurança online em tempos de home office.

Além disso, seu cérebro pode estar preocupado com a propagação de uma doença que ameaça sobrecarregar os sistemas de saúde em todo o país e com todos esses problemas você acaba não se atentando para eventuais ameaças online.

Existem etapas simples que você pode seguir para reduzir o risco. Isso é bom, porque as empresas de segurança cibernética dizem que devido ao grande número de funcionários trabalhando de casa os hackers se tornaram mais ativos ultimamente. 

Pesquisadores da Zscaler afirmam que, desde janeiro de 2020, observam um aumento de 15% a 20% a cada mês nos incidentes gerais de hackers e um aumento nas ameaças e ataques que usam termos como “coronavírus” ou “COVID-19” para induzir os usuários a fornecer informações confidenciais, dados bancários, promessas de doações ou instalação de softwares maliciosos. 

Embora a Microsoft tenha dito em seu um blog que o volume geral de ataques que fazem referência à pandemia é “muito pequeno”, a empresa disse que mesmo assim é sempre bom estar atento e protegido de ataques hackers.

Uma proteção segura contra hackers pode ajudar a evitar dores de cabeça no trabalho, como por exemplo, impedir que os hackers roubem dados confidenciais da sua empresa que você esteja manuseando no seu dispositivo pessoal enquanto trabalha de casa.

Aqui estão algumas dicas de segurança que você pode implementar no dia a dia do seu home office para trabalhar em casa com mais segurança.

Atualize o seu Software

Como você não está no escritório, sua empresa pode ter mais dificuldade em manter seu software atualizado automaticamente

E você pode até não saber, mas os profissionais cujo trabalho é impedir os hackers dizem que manter o software atualizado é uma das coisas mais importantes que você pode e deve fazer.

Antivírus Atualizado

Trabalhar em casa – Manter os softwares atualizados ajuda na segurança online


Quando as empresas desenvolvedoras de software lançam atualizações que corrigem falhas de segurança, elas estão basicamente entregando aos hackers uma chave que os ajuda a acessar dispositivos executando as versões mais antigas do software. 

Se você mantiver o seu software sempre atualizado, estará alterando as vulnerabilidades, e será muito mais difícil para os hackers conseguirem entrar.

Não são apenas os aplicativos em execução no seu celular ou computador que precisam ser atualizados. Você também pode garantir que os sistemas operacionais dos seus dispositivos estejam sempre rodando com a sua versão mais atual. 

Até os roteadores precisam ser protegidos, embora os fabricantes de roteadores instalem essas atualizações automaticamente é sempre bom ficar atento e checar com frequência se o seu roteador está em dia com as atualizações de segurança.

Obviamente, existem algumas desvantagens em potencial. Às vezes, as próprias atualizações de software podem causar problemas nos sistemas operacionais, interromper o funcionamento de programas essenciais ao seu trabalho ou inutilizar o dispositivo.

Esses problemas, no entanto, geralmente são percebidos e resolvidos rapidamente pelo fabricante ou com uma simples intervenção do usuário. 

Portanto, se você precisar esperar para garantir que não haja problemas durante a atualização, é uma alternativa, mas não demore muito.

Use Autenticação de dois fatores

Se os hackers conseguirem se infiltrar no seu sistema, eles poderão roubar seus nomes de usuário, senhas e outros dados importantes. Isso parece assustador, mas há algo que você pode fazer para tornar essas informações muito menos úteis para os hackers. 

Trabalhar em casa - Autenticação de dois fatores

Trabalhar em casa – Autenticação de dois fatores como medida de segurança


Você pode usar a autenticação de dois fatores – que é um mecanismo de segurança duplo, que requer que você insira um código único, que pode ser gerado em um token físico, em um aplicativo de celular ou recebido via mensagem de texto para concluir o login depois de inserir suas credenciais de acesso.

Quando você tem esse recurso ativado, roubar sua senha não é suficiente para que um hacker faça login na sua conta bancária pessoal – ou acesse o sistema de folha de pagamento da sua empresa, por exemplo

É uma etapa extra, mas é uma das maneiras mais eficazes de impedir os hackers. As configurações de segurança nos serviços de nuvem da Microsoft e do Google usadas por muitas pequenas empresas permitem ativar a autenticação de dois fatores e revisar outras opções para manter suas contas seguras.

Evite golpes de Phishing

Assim como você precisa estar alerta para conseguir identificar informações falsas e fraudulentas sobre o COVID-19, você deve manter-se atento a mensagens suspeitas que possam surgir de hackers e scammers.

Segundo a Microsoft, 91% dos ataques de hackers começam com um e-mail malicioso, no que é chamado de ataque de phishing. Os e-mails podem assumir todas as formas. 

phishing

Trabalhar em casa – Evite golpes de phishing


Alguns podem prometer informações vitais sobre a disseminação do coronavírus na sua região, mas na verdade contêm um arquivo malicioso que pode infectar o seu computador. 

Outros usarão a falsificação para parecer que estão vindo do seu chefe, pedindo para você transferir dinheiro com urgência. 

Mensagens maliciosas como essas costumam surgir com mais força em períodos de grandes instabilidades econômicas, sanitárias e sociais como as que estamos vivendo agora em decorrência da pandemia do covid19 e dos grandes protestos contra o racismo que estão acontecendo em todo o mundo.

Ao receber uma mensagem via e-mail, WhatsApp ou SMS, sempre verifique a veracidade do conteúdo e do remetente.

Retorne o contato, de preferência ligando para a pessoa que supostamente te enviou a mensagem para confirmar se de fato aquela mensagem é verdadeira.

Mesmo nesses momentos conturbados em que a realidade nos obriga a pensar apenas nos problemas já existentes é muito importante ficar atento à sua vida online e não baixar a guarda para evitar outros incidentes.

Melhore a sua segurança pessoal

Para as pessoas que usam um computador comercial em casa, o software antivírus corporativo e outras ferramentas de segurança geralmente são executadas por padrão. 

Se você tiver acesso a uma VPN corporativa, poderá usá-la para acessar a rede da empresa, onde seu empregador poderá protegê-lo melhor de longe.

Isso não funcionará para todas as empresas, que podem não estar preparadas para que toda a sua força de trabalho use a VPN de uma só vez; portanto, vale a pena consultar seu empregador sobre essa questão. 

Melhore sua segurança pessoal para trabalhar em casa

Melhore sua segurança pessoal para trabalhar em casa


Você também pode usar uma VPN pessoal, mas isso principalmente para proteger sua própria privacidade, pois esses serviços não são para protegê-lo de aplicativos e software maliciosos.

Se você estiver usando seu próprio computador e não puder acessar a rede interna da sua empresa, nesse caso poderá instalar ferramentas de segurança que analisam softwares maliciosos que podem roubar informações, espionar você e enviar spam aos seus contatos, além de verificar programas indesejados que foram instalados sem a sua devida permissão.

Se você executar esses programas e se lembrar dessas outras dicas, estará mais preparado para se defender dos hackers. Além disso, há um ponto muito importante, se você não puder acessar a rede do seu empregador, os hackers também não poderão usar o seu computador para acessá-la.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.