VPN Redes Vituais Privadas
Mobile Segurança

Uso de VPN aumenta à medida que mais países fecham escritórios.

À medida que o distanciamento social se torna uma norma, o interesse em redes virtuais privadas VPN disparou, com alguns provedores já vendo uma duplicação de usuários e tráfego desde o início do ano.

O que são redes virtuais privadas (VPN)?


As Redes Virtuais Privadas e o uso de VPN são partes críticas da infraestrutura corporativa de segurança cibernética. Quando se trata de proteger os dados em movimento, não há realmente um bom substituto.

O uso de redes privadas virtuais (VPNs), uma tecnologia básica para o trabalho remoto, mais do que dobrou em alguns países afetados pela pandemia do Coronavírus, à medida que os escritórios fecham, os governos exigem distanciamento social e os trabalhadores passam para o trabalho remoto.

Um provedor de serviços VPN, NordVPN, afirma ter visto um crescimento de 165% no número médio de usuários diários, acima de uma expansão de 40% na semana passada. O Google marcou um aumento de seis a dez vezes na pesquisa de consultas relacionadas à VPN desde o início do ano.

E outros provedores de VPN, como a Atlas VPN, viram um aumento maciço na quantidade de dados fluindo através de suas redes, com os usuários italianos mais do que duplicando o uso da rede desse provedor.

Confira esse artigo, onde disponibilizamos um guia completo para você se educar sobre a utilização de VPNs mesmo sendo iniciante.


O que dizem os especialistas?


Até agora, o aumento não taxou as redes, diz Rachel Welch, diretora de operações da Atlas VPN.

Vimos um aumento de usuários, mas esse número não é significativo o suficiente para afetar o tráfego a tal ponto, diz ela. Em resumo, as pessoas estão começando a usar VPNs um pouco mais, mas os usuários que já estavam usando VPNs são os que mais utilizam para uma VPN dia após dia – afirma Rachel Welch.

Para muitos trabalhadores, especialmente os que atuam como freelancers, os serviços de VPN são a maneira mais segura de trabalhar online. O aumento do uso de VPNs acompanha o aumento dos casos de coronavírus em muitos países.

A Atlas VPN diz ter visto aumentos no tráfego de 9% a 112% na semana passada nos sete países mais afetados fora da China: Itália, Irã, Coréia do Sul, Espanha, Alemanha, França e Estados Unidos.

As empresas nesses países também estão solicitando novos serviços, diz Daniel Markuson, especialista em privacidade digital da NordVPN Teams.

Vimos o aumento devido ao número cada vez maior de empresas incentivando seus funcionários a trabalhar em casa, e muitos países também estão iniciando uma quarentena, diz Markuson. As empresas devem fornecer a seus funcionários as ferramentas apropriadas, e uma dessas ferramentas é uma VPN, afirma ele.

No passado, apenas cerca de um terço dos trabalhadores do conhecimento nos Estados Unidos trabalhavam remotamente até certo ponto, de acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Citrix.

A pandemia de coronavírus mudou – e continuará a mudar isso – diz Akhilesh Dhawan, diretor de marketing de produtos do grupo Delivery Networks da Citrix.

Uso de VPN

Por que devo fazer uso de VPN?


O problema mais significativo para as empresas é se os dispositivos dos funcionários foram protegidos antes de se conectarem às redes internas, bem como a segurança dos próprios serviços.

Uma falha no dispositivo Pulse Secure VPN levou a várias empresas atingidas por ataques de ransomware no ano passado. E o NordVPN sofreu uma violação de privacidade quando um provedor de serviços de data center adicionou contas adicionais à sua infraestrutura.

Embora seja importante corrigir e proteger sua infraestrutura, as empresas também precisam se concentrar em educar seus funcionários sobre o uso seguro de VPNs, de acordo com Aaron Zander, chefe de tecnologia da informação do HackerOne, fornecedor de programas de vulnerabilidade.

As empresas devem garantir que os usuários saibam que as VPNs não são suficientes para garantir a segurança, disse NordVPN.

As pessoas devem ter em mente que os ciber criminosos estão bem cientes do fato de que muitas pessoas estão trabalhando em casa. Os invasores esperam que esses funcionários estejam deixando falhas de segurança, previu a empresa.

Infelizmente, o cibercrime não para por causa da quarentena. Portanto, incentivamos você a prestar muita atenção à higiene cibernética adequada, a empresa conclui.



3 thoughts on “Uso de VPN aumenta à medida que mais países fecham escritórios.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.