Trabalho na área de TI
Empregos Profissão TI

Vantagens e desvantagens do trabalho na área de TI.

Como em qualquer profissão, o trabalho na área de TI têm suas vantagens e desvantagens e muitos profissionais buscam saber como é trabalhar na área de tecnologia da informação. Veja alguma dicas.


Muitas pessoas acreditam que os especialistas da área de TI ganham um salário muito alto. Ao mesmo tempo poucas pessoas entendem o quão difícil é o trabalho nesta área. De fato algumas das vantagens de trabalhar com Tecnologia da Informação, é o salário, que na média tende a ser maior que a maioria das outras área do mercado de trabalho.

Outro beneficio em trabalhar com TI é que o profissional terá uma ampla gama de oportunidades para escolher em qual segmento vai atuar. Quem ingressar nesse mercado pode optar em trabalhar nos ramos mais “básicos” da informática e que exige pouca formação acadêmica, como suporte técnico ou manutenção de computadores.

O profissional que tiver no currículo uma graduação ou especialização nas áreas de tecnologia pode concorrer às vagas de emprego mais requisitadas e ganhar melhores salários. Cursos de idiomas, principalmente o Inglês abre portas e aumenta suas possibilidades.

Embora cursar uma faculdade ou fazer cursos específicos para área de TI sejam bem vistos pelas empresas que oferecem vagas e pelos recrutadores que selecionam os candidatos, o profissional sem diploma pode se aventurar e ter sucesso nessa área.

Conheço alguns colegas Programadores, Analistas de Sistemas e Consultores de TI que obtiveram sucesso em suas respectivas áreas de atuação sem ter cursado uma faculdade. Mas vamos combinar que, sem um diploma na mão as coisas de tornam ainda mais difíceis.

O segmento de mercado que envolve a Tecnologia da Informação é uma das áreas que mais oferecem vagas e que mais contratam profissionais todos os anos no Brasil.

Como as tecnologias estão sempre mudando numa rapidez impressionante esse mercado está sempre aquecido e em expansão, mesmo em tempos de crise econômica a área de TI continua com vagas abertas e as vezes com dificuldades de preencher esses postos de trabalho.

Acima mencionamos basicamente algumas das vantagens para o profissional que optar em seguir uma carreira na área de tecnologia. Abaixo você verá algumas das desvantagens em trabalhar com TI – ou não – a depender do seu ponto de vista.


1. Horário de trabalho irregulares.

Se você quer trabalhar com TI, você deve estar preparado para o fato de ter de trabalhar à noite e nos fins de semana. Além de ficar sobre aviso, mesmo em dias de folga.


2. A falta de tempo pessoal.

Trabalhando com suporte técnico, você vai ser “ligado” a um telefone celular. Isto significa que a qualquer momento, você poderá ser acionado caso algo saia do controle.

Se ocorrer um problema, você é como um super-herói, deve estar preparado para largar tudo e ir salvar o mundo.


3. Comunicação com pessoas irritadas.

A coisa mais terrível em TI (particularmente em suporte técnico) – é que você tem que lidar com um monte de pessoas irritadas.

As pessoas que se voltam para lhe pedir ajuda, já estão chateadas e nervosas, e esperam que você vai resolver o problema de imediato, o que nem sempre acontece.


4. Trabalho urgente.

Por exemplo, os desenvolvedores precisam escrever um programa, e o administrador da rede precisa criar contas de usuário ou implantar e testar um novo sistema em uma determinada data.

Muitas vezes, os termos e processos são completamente irrealistas para a quantidade de trabalho que precisa ser feito, mas em qualquer caso, você tem que conhecê-los.

Trabalho na área de TI

5. Reparação de computadores em casa.

Outra coisa que você certamente irá se deparar – seus colegas vão pedir-lhe ajuda para testar a sua técnica pessoal. Ajudar as pessoas – isso é bom.

Mas, às vezes, você pode apenas estar muito ocupado ou eles podem não perceber que pedem coisas demais e muitas vezes impossíveis de fazer ou resolver.


6. Mentira permanente.

Usuários sempre mentem para você sobre a natureza dos problemas que enfrentam. Ninguém quer assumir a responsabilidade por algum erro cometido e que venha ocasionar algum problema técnico. Isto não se aplica apenas aos usuários internos, mas também aos fornecedores.


7. A formação contínua.

A indústria de TI está em constante evolução. A fim de fazer o seu trabalho de profissionais de TI têm de aprender uma enorme quantidade de informação que rapidamente se torna obsoleto. A única saída – é um constante treinamento.

É complicado. E não é tanto a complexidade do estudo de informações técnicas, mas o fato de que você tem que está sempre buscando novas informações, se atualizando constantemente.

A leitura é algo muito importante, domínio do inglês facilita bastante e abre caminho para novas oportunidades.

De qualquer modo, sempre existem vantagens e desvantagens em qualquer segmento profissional, mas a área do TI é uma das mais populares, com boas perspectiva para o futuro, grande demanda por mão de obra qualificada e geralmente a média salarial é alta, por isso escolha é sua.

Veja aqui algumas vagas na área de TI


2 thoughts on “Vantagens e desvantagens do trabalho na área de TI.

  1. A um certo tempo venho percebendo comportamentos estranhos no meu filho e vi que ele esta com umas amizades novas na escola, não sei se isto esta influenciando ele , más instalei este programa https://brunoespiao.com.br/espiao/painel-controle/ ele é muito bom e me permite acompanhas todas as atividades do meu filho

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.