Num cenário de desemprego, o programa Jovem Aprendiz é uma alternativa que combate essa situação entre o público jovem. Trata-se de um programa que fornece a oportunidade do primeiro emprego para quem nunca teve experiência profissional.
Nele, o que não faltam são vantagens para os menores aprendizes que participam, indo além da oportunidade de trabalho. Para as empresas também não faltam benefícios, o que garante que elas sempre estão em busca de jovens aprendizes.
Que vantagens são essas? Prossiga com a leitura do artigo e entenda um pouco mais sobre os benefícios do programa jovem aprendiz!
Como funciona o Jovem Aprendiz para os jovens e as empresas?
“Pelo menos 2 em cada 10 jovens de 18 a 24 anos procuram, mas não encontram um trabalho. Desde 2016, a taxa de desemprego está acima de 20%.” (fonte: Ministério da Economia)
O programa Jovem Aprendiz é uma iniciativa federal estabelecida com base na Lei da Aprendizagem. Ele é direcionado para os jovens de 14 a 24 anos, promovendo a oportunidade do primeiro emprego.

Enquanto isso, as empresas de médio e grande porte precisam reservar entre 5% a 15% das suas vagas para os jovens. Ao fazerem isso, garante alguns benefícios empresariais.
Como funciona o Jovem Aprendiz?
Para participar do Jovem Aprendiz 2023, o jovem precisa ter entre 14 a 24 anos. A exceção fica para as pessoas com deficiência, que não apresentam limite de idade para participar do programa.
Os jovens também precisam estar matriculados no ensino fundamental ou terem concluído. A jornada de trabalho do programa permite que eles participem do trabalho, da escola e do curso, sendo de:
- 6 horas diárias para quem não concluiu o ensino fundamental
- 8 horas diárias para quem concluiu o ensino fundamental e possui tempo disponível para isso
Para entrar em uma vaga de jovem aprendiz, é necessário entrar num curso de aprendizagem. Dessa forma, ele consegue o conhecimento teórico no curso e o prático no trabalho.
Quais são as vantagens do Jovem Aprendiz para o aprendiz?
Além da oportunidade de trabalho e da experiência profissional, o jovem aprendiz também obtém as seguintes vantagens:

- Carteira de trabalho assinada: com a carteira assinada, o jovem aprendiz garante todos os direitos trabalhistas e previdenciários (13º salário, férias, remuneração por hora trabalhada, vale-transporte, etc)
- Jornada de trabalho reduzida: o jovem trabalha apenas por 6 horas diárias, 8 horas no máximo, só na semana
- Possibilidade de efetivação: o menor aprendiz tem uma boa oportunidade de se manter no emprego em que foi contratado
- Desenvolvimento profissional: mesmo que não seja efetivado, o aprendiz garante experiência que servirá nas próximas contratações
Quais são as vantagens do Jovem Aprendiz para a empresa?
Para as empresas, também existem muitas vantagens. Algumas que podemos citar são:
- Menos custo de FGTS: a empresa só precisa pagar 2% do FGTS, o que diminui os custos em relação aos outros profissionais
- Sem multa: além do FGTS, a empresa é isenta da multa rescisória
- Dispensa de aviso prévio: o aviso prévio remunerado também não é uma preocupação da empresa
- Desenvolvimento profissional interno: o jovem aprendiz é formado dentro da empresa, o que torna mais fácil de alinhá-lo com a cultura empresarial
- Novos profissionais no mercado: garantir emprego para jovens melhora a imagem da marca no mercado

Conclusão
O Jovem Aprendiz é um programa que consegue ser benéfico para todas as partes. Para o jovem, é um primeiro emprego garantido, que servirá para uma efetivação ou como experiência para as próximas oportunidades.
Para a empresa, o projeto garante mão de obra menos custosa e que se alinha mais com a cultura empresarial. Sendo assim, o programa resolve um dos principais problemas do mercado, que é o alto desemprego entre os jovens!