Dicas Hardware

Mitos e Verdades sobre o uso do computador.

Desde a sua invenção o computador é alvo de muita curiosidade sobre o que se pode ou não fazer durante a sua utilização. Conheça os grandes Mitos e Verdades sobre o computador.


Muitos mitos foram inventados e algumas verdades escondidas durante todo esse tempo. Mas o que se sabe ao certo, é que o computador passou por varias transformações e até hoje ainda existe pessoas que alimentam incertezas sobre o seu funcionamento.

CONHEÇA ALGUNS MITOS E VERDADES SOBRE O USO DO COMPUTADOR

1. O computador gasta mais energia ao ser ligado do que se permanecer em uso por longas horas?

MITO – Computador não é carro e não tem motor de arranque.

Por mais econômico que o computador seja, em qualquer momento que ficar desligado ele vai poupar energia. Recomenda-se desligá-lo inclusive no horário de almoço. Além disso, o laptop precisa de um descanso ocasional para que possa alcançar o máximo desempenho.

Desligue ou coloque seu aparelho em estado de suspensão ou espera (Stand By) por 10 minutos ou mais todos os dias. Isso permitirá a diminuição da rotação de todas as peças em movimento e o seu resfriamento.

Deixar o laptop conectado a uma tomada o tempo inteiro também pode afetar desfavoravelmente o desempenho
.

As baterias do laptop são projetadas para serem utilizadas e devem ser descarregadas e recarregadas ocasionalmente. Caso contrário, há uma diminuição do desempenho da bateria.

2. Deixar o celular perto do computador pode danificar os aparelhos?

MITO – É verdade que o celular emite ondas de rádio, mas o computador costuma ser blindado o suficiente para não ser afetado por elas. 

E, mesmo que seja, provocará interferência momentânea e nenhum dano definitivo. O celular também não corre risco algum de ser danificado pelo computador.

3. Se eu tiver um bom antivírus, bem atualizado, estarei 100% protegido para navegar na Internet?

MITO – O antivírus atualizado é, sim, importante. Assim como um firewall pessoal. Mas se você não tiver bons hábitos de navegação, o antivírus de nada adiantará.

Não visite sites suspeitos e seja cuidadoso ao escolher os locais em que faz downloads. Além disso, não clique em links recebidos por e-mail ou por comunicadores instantâneos, nem abra nenhum anexo, mesmo que venham de amigos ou da família, a menos que saiba do que se trata.

Liberar espaço no computador

Mitos e verdades sobre o Computador – Tudo o que você precisa saber!

4. Tirar o pendrive sem “avisar” o computador pode causar danos?

VERDADE – Apesar dos danos ao computador serem mínimos, o grande perigo é prejudicar, ou até inutilizar, a porta USB usada, é o pendrive que sofre maior risco. 

Quando se usa a opção “remover de modo seguro” / “ejetar”, o sistema operacional termina todas as operações de leitura e gravação e “fecha a porta” do pendrive, o que permite sua retirada. Não fazer isso pode causar desde a simples perda de dados até a “queima” dos circuitos do pendrive.

5. Se você desligou o computador, é melhor deixar que ele ‘descanse’ alguns segundos antes de voltar a ligá-lo?

VERDADE – Isso deve ser feito pois peças mecânicas do computador, como o HD e até mesmo os coolers, precisam de alguns segundos para cessarem completamente suas rotações e então serem religados. 

O risco é reduzido, mas desligar e religar um computador sem dar essa pausa pode ser prejudicial para essas peças. 

6. Desligar o computador diretamente no botão da CPU sem escolher antes a opção de desligar a máquina estraga o disco rígido?

MITO – Esse mito tem fundamento histórico. Nos anos 80, os discos rígidos precisavam ser preparados para o desligamento com um comando específico. Se isso não fosse feito, certamente seriam danificados.

Nos discos rígidos modernos, as cabeças são recolhidas automaticamente na ausência de energia, eliminando o risco. Além disso, ao pressionar o botão nos computadores atuais, o sistema operacional desliga a máquina corretamente.

7. Ter muitos ícones no seu desktop pode deixar seu computador mais lento?

VERDADE – A diferença pode não ser muita, mas a placa de vídeo do seu computador, seja ela on ou offboard, está sempre renovando o que é visualizado na tela.

Assim, quanto mais ícones, mais demorado se torna esse processo o que deixa o seu computador um pouco mais lento. 

Porém, um problema maior talvez seja que muitos ícones na área de trabalho podem atrapalhar a vida do usuário. O excesso de ícones pode prejudicar a rápida localização de determinados arquivos.

Mitos e Verdades

Conheça os principais Mitos e Verdades sobre o computador

8. Quando estiver chovendo ou trovejando, é preciso desligar o computador e tirar o plugue da tomada?

DEPENDE – A chuva em si não causa nenhum dano – o problema são as descargas atmosféricas. Se não estiver relampejando (ou trovejando)o computador pode ficar ligado. 

Entretanto, se houver raios ou trovões recomenda-se desligar não só o computador (inclusive o cabo da Internet), mas todos os equipamento da casa – televisores, aparelhos de som e eletrodomésticos. 

Embora não seja frequente, a possibilidade de danos por raios em tempestades ainda é grande no Brasil.

9. Sempre que mais de 80% do disco rígido estiver sendo usado o computador fica mais lento?

VERDADE – Essa parece mentira, mas não é. Quem compra um computador novo acredita que pode usar toda a capacidade do disco para guardar seus arquivos, mas o sistema operacional precisa de espaço para “respirar”. 

Se seu disco rígido já se aproxima desse limite de 80%, é melhor pensar numa limpeza – ou em comprar um disco maior.

10. Olhar para a luz do mouse óptico pode prejudicar a visão?

VERDADE – Embora não seja um laser, o LED vermelho do mouse óptico é focalizado por uma lente e tem intensidade suficiente para causar danos irreparáveis à retina, especialmente se a exposição for muito longa.

11. É necessário deixar um grande espaço entre o monitor e a parede atrás dele?

MITO – Algum espaço é necessário para promover a ventilação, mas ele pode ser pequeno – cerca de dois centímetros já é suficiente.

Use a largura de seu dedo indicador como medida. E não esqueça que o ar quente sobe, então é necessário que haja algum espaço logo acima do monitor também.

 12. Mover o gabinete quando o computador está ligado pode queimar o HD?

MITO – Pense pelo lado dos notebooks e afins, pois eles também possuem HDs. Se você movimentar o computador com cuidado, sem bater em nada nem fazer movimentos bruscos, não há problemas.

Só não deixe cair no chão nem bata em nada, pois senão há sim riscos de danificar o HD e as outras peças internas.

13. Empurrar a bandeja do leitor de CD com as mãos pode danificá-la?

MITO – Você pode empurrar a bandeja com a mão ou apertar o botão para que ela se feche. Não há nenhum problema nisso, a não ser que você empurre com muita força ou de maneira desajeitada.

Formatar o computador

 14. Ao desligar o computador, sempre é necessário desligar também o monitor?

DEPENDE – Alguns computadores desligam automaticamente o monitor, outros não. Verifique seu manual de instruções.

Caso o monitor não seja desligado automaticamente, é interessante desligá-lo manualmente para economizar energia e estender a vida útil do aparelho. Mas não é obrigatório.

15. Usar protetor de tela quando o PC não está em uso faz bem ao monitor?

VERDADE – Usar um protetor de tela faz com que o desgaste das cores do monitor seja uniforme, evitando assim que se desgaste mais o azul do que o vermelho (lembre-se do padrão RGB?). Lembrando que isso se aplica a monitores CRT (os de tubo).

E você, conhece alguns outros Mitos e Verdades sobre os computadores? Conte para gente nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.