empresas buscam profissionais quem saibam gerir e se adaptar as mudanças no desempenho profissional
Carreira Negócios

Empresas estão de olho em lideranças que saibam gerir e aceitar mudanças

Adaptabilidade, criatividade e uma comunicação eficaz são características indispensáveis para conduzir equipes e enfrentar desafios dentro das empresas.


No cenário empresarial atual, marcado por constantes transformações tecnológicas e desafios globais, a capacidade de liderar e se adaptar a mudanças tornou-se uma competência essencial para o sucesso das organizações.

Diante desse contexto, empresas de diversos setores estão buscando líderes que possuam habilidades sólidas em gestão e, acima de tudo, saibam encarar transformações com flexibilidade, estratégica e adaptabilidade. 

Independentemente do estilo de liderança, algumas características são essenciais para um bom líder, com destaque para o uso da tecnologia e a compreensão de dados.

Contudo, em meio a tantos avanços, há uma busca por novos estilos de liderança que valorizem abordagens humanizadas, enfatizando o contato e as conversas no mundo real.

Na mesma medida, para ter equipes efetivas, as empresas estão cada vez mais preocupadas em oferecer boas condições de trabalho, com salários competitivos e pacotes completos de benefícios – como vale refeição, alimentação, combos de cursos livres, entre outros.

Essas iniciativas buscam não apenas atrair talentos, mas proporcionar satisfação e motivação aos colaboradores, promovendo um ambiente propício ao desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional.

melhorar a sua capacidade de comunicação

Diversas pesquisas ressaltam a importância da adaptabilidade, pensamento crítico e uma comunicação eficaz para líderes atuais e futuros.

Essas características são fundamentais para conduzir equipes e enfrentar os desafios em um ambiente de negócios em constante evolução. Portanto, líderes que possuam essas habilidades terão uma vantagem competitiva no mercado atual e estarão preparados para enfrentar eventuais desafios. 

Prioridades das empresas no contexto atual

A valorização dos colaboradores é uma das principais questões para a gestão de pessoas contemporânea, como mostra uma pesquisa global da PwC.

Medidas como desenvolvimento de habilidades, upskilling e reskilling – processo de aprimoramento contínuo das habilidades e competências dos colaboradores – e abordagens flexíveis são essenciais para atrair e reter talentos nas organizações.

Ter maturidade tecnológica, por exemplo, é de suma importância para o sucesso das empresas. Um líder eficiente sabe incorporar a tecnologia nos negócios, equilibrando preocupação com o futuro e resultados no presente.

Como fazer Gestão de pessoas

Investimentos em tecnologia, como 5G, inteligência artificial e nuvem híbrida, estão entre as prioridades de líderes empresariais brasileiros, de acordo com uma pesquisa da IBM.

Entretanto, é necessário atentar-se para que a tecnologia não se torne um empecilho, gerando distrações como excesso de comunicação em aplicativos de mensagens.

Assim, com o crescente uso de informações nas organizações, a data literacy, habilidade de analisar e extrair significados de dados, também passou a ser primordial. Os líderes não precisam ser especialistas, mas devem entender o suficiente para utilizar dados de forma estratégica.

A capacidade de tomar decisões embasadas por esse tipo de material e questionar os resultados são aspectos fundamentais. Em 2022, um estudo da Forrester revelou que 79% dos líderes afirmaram que os colaboradores recebem treinamento em dados.

Apenas 40%, no entanto, acreditam que a empresa promove as habilidades de data literacy que são esperadas deles. Nesse sentido, aponta-se que é papel dos líderes promover uma cultura de confiança nos dados, garantindo que os colaboradores recebam o treinamento necessário. 

Vale mencionar ainda a importância de conversas individuais – conhecidas no mundo corporativo como one-on-one –, pois permitem que os líderes se conectem com seus funcionários, identificando problemas e oportunidades de desenvolvimento para cada membro da equipe.

Com talentos escassos sendo um dos principais desafios para os gestores de RH, segundo pesquisa da Gartner, a retenção de colaboradores passa a ser ponto-chave.

one-on-one destaca-se como uma ferramenta valiosa para construir relacionamentos significativos com o time e impulsionar o sucesso da organização.

Características importantes para lidar com as transformações

As habilidades essenciais para a liderança envolvem, especialmente, a adaptabilidade, que consiste em mobilizar a equipe para se ajustar rapidamente a novas realidades, conforme proposto por Ronald Heifetz, do Centro de Liderança Pública de Harvard.

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Além disso, o pensamento crítico desempenha um papel fundamental, permitindo que os líderes analisem questões com base em evidências concretas e cheguem a conclusões próprias, como destacado por Bernard Marr em seu livro “Future Skills”, best-seller internacional publicado em 2022.

A criatividade também é aspecto desejado pelas empresas no mercado, o que incentiva a participação dos colaboradores nas decisões e valoriza a geração de novas ideias, contribuindo para tornar as empresas mais inovadoras.

Vale lembrar ainda a relevância da comunicação eficaz para transmissão clara de visão, objetivos e expectativas.

Essa capacidade, conforme os especialistas no tema, não apenas garante que todos estejam na mesma página, mas também ajuda a construir relacionamentos positivos entre líderes e funcionários. Essa dinâmica leva a um maior engajamento e motivação no ambiente de trabalho.

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