Minhateca
Cursos Dicas

Cloud Computing – A tecnologia que está no ar.

Uma nova onda tecnológica vem ganhando cada vez mais usuários pelo o mundo, trata-se do Cloud Computing ou em português, computação em nuvem.

Este sistema basicamente tem como objetivo armazenar dados e informações por meio de servidores web, permitindo que qualquer pessoa possa acessar seus arquivos em qualquer lugar do mundo e quando quiser.

Hoje existem diversos serviços Cloud Computing disponíveis de maneira gratuita como por exemplo, o One Drive (ex-Skydrive) sistema Cloud desenvolvido pela Microsoft com 7 GB de armazenamento de dados, o 4Shared um dos pioneiros na área de hospedagem de arquivos online foi fundado em 2005 por Alex Lunkov e Sergey Chudnovsky.

Nessa lista, ainda temos o polêmico Megaupload fechado pelo FBI no dia 19 de janeiro de 2012, acusado de distribuir materiais e conteúdos protegido por direitos autorais e estimular a pirataria.

Após o fechamento do site Megaupload, seu criador Kim Dotcom não desistiu de oferecer aos internautas do mundo inteiro a possibilidade de compartilhar e armazenar seus dados via Cloud Computing.

Ano passado, ele criou o site mega.co.nz, um site que, ao se cadastrar gratuitamente, você tem o direito de armazenar on-line 50 GB deixando para trás seus concorrentes: google drive com 5 GB e o One Drive da Microsoft que, como foi citado acima tem a capacidade de 7 GB.

Uma curiosidade é que este serviço está hospedado na nova Zelândia. Provavelmente o Kim Dotcom não quer receber nenhuma visita norte-americana…

Segundo fontes do site Olhar Digital: “A IBM pretende investir mais de US$ 1,2 bilhão (R$ 2,7 bilhões) para expandir significativamente sua estrutura de serviços de cloud computing.

Este investimento inclui uma rede de centros de nuvem desenhados para dar aos clientes mais flexibilidade, transparência e controle no gerenciamento de seus dados, à condução do negócio e à implementação de suas operações localmente na nuvem”.

Artigo foi escrito por Cleber Moreira do blog Booldigital conheça em:  www.booldigital.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.