Se você estiver insatisfeito ou estiver procurando um serviço na nuvem que você está usando, ou você nunca experimentou armazenar seus arquivos na nuvem, este artigo irá ajudar a responder suas dúvidas sobre o melhor serviço de armazenamento em nuvem para você escolher.
Onedrive (anteriormente SkyDrive)
Depois de uma batalha judicial, a Microsoft renomeou o seu serviço de armazenamento em nuvem de SkyDrive passou a se chamar OneDrive e ainda aproveitou a oportunidade para adicionar uma nova opção para as suas funções em nuvem.
Para os usuários do Windows 8 e 8,1 o Onedrive da Microsoft aparece no navegador de arquivos com todos os arquivos no disco rígido do seu computador.
No entanto, qualquer pessoa pode usar a plataforma através de download de um aplicativo de desktop para Mac e versões anteriores do Windows, ou onedrive Android, iOS, Windows Phone e Xbox aplicações.
Este serviço pode armazenar qualquer tipo de arquivo, como fotos, vídeos e documentos, que podem ser acessados a partir de qualquer um dos seus dispositivos com o Windows PC ou móvel. O serviço organiza os arquivos por tipo para que você possa facilmente encontrar o que está procurando.
A maior força do onedrive é que ele trabalha em estreita colaboração com os aplicativos do Microsoft Office, como Word ou PowerPoint, para que você encontre facilmente uma lista de documentos recentes, incluindo onedrive já salvos.
Se você tiver uma assinatura do Office 365 e abrir um documento salvo em onedrive você pode compartilhar em tempo real com outras pessoas. Você pode até mesmo ver as mudanças que os outros fazem nesse mesmo documento.
Com o lançamento do onedrive, a Microsoft atualizou o seu aplicativo para adicionar o carregamento automático de fotos, o que significa que, se você tirar uma foto com o seu celular é automaticamente guardado em onedrive. Este recurso já estava disponível para iOS e Windows Phone a algum tempo.
A Microsoft espera que o o onedrive seja o diretório principal para você guardar as suas fotos e a empresa está trabalhando em tecnologias que finalmente possam seprarar as imagens com base em quão importante e significativa são para você.
Por exemplo, se você tirar uma foto de seus filhos, uma imagem de uma refeição especial e um lugar onde você deixou estacionado o seu carro para encontrá-lo mais tarde, o onedrive será capaz de entender a importância de cada imagem, e salva-las para ser mais relevante e descartar o resto. Isso ainda é algo para o futuro, mas ela lhe dá uma ideia da direção em que a Microsoft avança.
Vantagens:
Onedrive funciona de forma eficiente com dispositivos do Windows que são incorporadas ao sistema operacional do PC, tablet e Windows Phone.
É fácil de abrir e editar os arquivos de onedrive em outros aplicativos da Microsoft, como Word ou Fotos. Onedrive está intimamente ligada com o Office, é uma boa opção para aqueles que usam o aplicativo com freqüência.
Desvantagens:
Se todos os seus dispositivos não funcionam com o Windows, onedrive não tem muito apelo. Há outros aplicativos para dispositivos que não rodam o sistema da Microsoft, mas é claro que o onedrive visa especificamente usuários do Windows.
Para usar onedrive tem que ter uma conta com a Microsoft, que lhe dá acesso ao Outlook, Xbox Live e outros serviços da empresa. Mas você pode decidir se você quer esses extras.
Finalmente, a Microsoft tem um rigoroso código de conduta para os arquivos onedrive, melhor do que qualquer outro serviço de nuvem: Você não pode armazenar arquivos com imagens que contenham nudez explicita, ou expresse pornografia ou racismo, ofensas religiosas, para citar apenas alguns.
É difícil dizer como a Microsoft impõe essas restrições, mas eles fazem parte dos Termos de Serviço que você aceita quando você se inscrever para usar onedrive.
Ideal para: Se você tem um PC, tablet ou Windows Phones e você precisa acessar seus arquivos de qualquer dispositivo e com pouco esforço.
Dropbox
Dropbox é um armazenamento de serviços em nuvem favorito porque é confiável, fácil de usar e muito fácil de configurar.
Enviando seus arquivos à nuvem poderá acessá-los a qualquer momento a partir do portal Dropbox, aplicativos de desktop para Mac, Windows e Linux, ou aplicações móveis para iOS, Android, BlackBerry e Kindle Fire.
Você pode armazenar qualquer tipo de arquivo no Dropbox, como fazer o upload para a web ou adicionando-a a aplicativos de desktop.
Estas aplicações são incorporadas em seus arquivos de sistema para que você possa facilmente mover os arquivos do seu computador para a nuvem ou para trás arrastando e soltando-os na pasta Dropbox.
O serviço é rápido e automaticamente sincroniza seus arquivos em todos os dispositivos, de modo que você possa acessar de qualquer lugar.
Não há limite para o tamanho dos arquivos que são enviados para Dropbox com aplicativos de desktop ou móvel, mas arquivos grandes pode levar horas para carregar, dependendo da velocidade da conexão.
Dropbox é aplaudido por seu design limpo, e com razão. Embora eu não seja um fã do portal Dropbox porque o design é muito básico e não lhe dá muitas opções para visualizar e organizar seus arquivos, aplicativos móveis e de desktop são mais organizados e fácil de navegar.
Dropbox oferece aos usuários inúmeras oportunidades para obter espaço extra além dos 2GB que você recebe quando se cadastra no serviço.
Se você participar do tutorial de início rápido, começa com 250MB. Se você ativar o carregamento automático de imagens em qualquer aplicação móvel recebe mais 3GB de espaço adicional (3 GB no total não são por dispositivo).
Você também pode ganhar 500MB para cada amigo que você indicar para Dropbox e se inscrever no serviço, até 16 GB com 32 referências.
Se você tem um novo celular da HTC ou Samsung em determinados provedores (T-Mobile e Sprint, para citar dois) com o aplicativo Dropbox pré-instalado, você pode ganhar um máximo de 48GB de espaço adicional para até dois anos, dependendo do dispositivo.
Vantagens:
A maior força do Dropbox é que ele funciona igualmente bem em PC e Mac, Android e iOS. O serviço tem um design tão simples e tão elegante que qualquer pessoa pode usar facilmente. Seus aplicativos de desktop funcionam perfeitamente com o sistema de arquivos do seu computador.
Desvantagens:
Na minha experiência, o design do portal Dropbox é um dos pontos mais fracos de serviços de armazenamento na nuvem. É simples e limpo, mas você não pode controlar como seus arquivos são listados.
No entanto, você tem mais opções para compartilhar no site do Dropbox, que quase compensa a pouca criatividade no design.
Ideal para: A partilha de ficheiros simples quando se usa vários dispositivos diferentes.
Google Drive
O que começou como um punhado de ferramentas on-line chamado Google Docs, o Google tornou-se Drive, um conjunto completo de aplicativos de escritório com armazenamento em nuvem.
Com este serviço você começa com um pouco de tudo, incluindo processador de texto, folha de cálculo e apresentações, além de 5GB de espaço de armazenamento.
Se você já tem uma conta do Google, já pode acessar o Google Drive e ativar o serviço. Você obtém 15 GB de espaço para armazenar tudo o que quiser, como fotos, vídeos, documentos, arquivos do Photoshop e muito mais.
Mas você tem que compartilhar os 15GB com sua conta do Gmail, fazer upload de fotos para o Google+ e quaisquer documentos que você cria no Google Drive.
Embora você possa acessar qualquer um desses arquivos a partir do Portal Drive, você também pode baixar o aplicativo de desktop para Mac e PC unidade para gerenciar arquivos de seu computador.
Você pode organizar todos os seus arquivos no aplicativo de desktop e sincroniza-los com a nuvem, para que você tenha acesso a eles de qualquer lugar.
O Google Drive está embutido no sistema operacional do Google Chromium web, por isso, se você tem um Chromebook, Google Drive é a melhor opção de armazenamento em nuvem. À semelhança de outros serviços similares, Drive tem aplicativos para iOS e Android, assim você pode gerenciar seus arquivos do seu celular.
Google Drive tem o benefício de ter um conjunto integrado de aplicações de escritório, onde você pode editar documentos, planilhas e apresentações, mesmo se tiver criado o documento em outro programa.
O serviço também tem uma extensa coleção de extras, tais como aplicativos de terceiros que podem enviar faxes ou assinar documentos.
O que eu gosto sobre o Google Drive é que você pode arrastar e soltar arquivos para o portal que é automaticamente carregado. Você também pode ler sem abrir anexos enviados a partir do Gmail e salvar na nuvem.
Vantagens:
As configurações do Google Drive é simples se você já tem uma conta no Google. Além do mais, se você usar o Gmail é fácil salvar arquivos anexados a partir de seu e-mail e gerencia-los com apenas alguns cliques.
Desvantagens:
Embora você possa organizar seus arquivos e imagens no Google Drive, não há nenhuma maneira de fazer upload automaticamente fotos de seu telefone diretamente para o serviço.
Em vez disso, o Google tem um backup automático de aplicativos móveis do Google, que envia suas fotos para o seu perfil do Google+.
Ideal para: Fãs de Google ou para quem quer ferramentas de escritório em sua loja na nuvem.
BOX
Qualquer um pode se inscrever para uma conta gratuita Box único, mas a longa lista de funções para compartilhar e funções de privacidade foram criados especificamente para empresas e usuários de sistemas de computador.
Além da configuração básica da nuvem, onde você pode armazenar praticamente qualquer tipo de arquivo, Box permite compartilhar arquivos com colegas, atribuir tarefas, comentar sobre o trabalho de alguém e receber notificações quando ocorrer mudanças no arquivo.
Você pode ver arquivos sem abrir o portal Box e até mesmo criar documentos básicos. À bastante semelhança com outros serviços de nuvem, você pode baixar um aplicativo de desktop e sincronizar seus arquivos entre o disco rígido e a nuvem.
Box também dá grande controle sobre a privacidade de seus arquivos. Por exemplo, você pode decidir que, em seu escritório pode visualizar e abrir pastas e arquivos específicos e que pode editar e fazer upload de documentos.
Você pode até mesmo proteger arquivos individuais e fixar prazos importantes para pastas compartilhadas.
Os usuários de negócios também pode conectar-se com outros aplicativos, como Salesforce e NetSuite, assim você pode facilmente salvar documentos no Box.
Existem também plug-ins para Microsoft Office e Adobe Lightroom que lhe permitem abrir e editar arquivos salvos dessas aplicações.
Vantagens:
Para usuários de negócios, Box é uma excelente escolha, porque inclui muitas ferramentas de colaboração e controle de privacidade.
Desvantagens:
Embora qualquer pessoa pode se inscrever para uma conta individual livre, a lista interminável de características de partilha e serviço de privacidade pode não ser útil para alguém que pretende usa-lo apenas para o armazenamento pessoal.
Devido a todas estas características, pode-se ter a impressão de que é difícil de navegar Box portal se você tentar salvar alguns arquivos e pastas.
Ideal para: Equipes de funcionários que colaboram em projetos e grandes empresas que precisam de um lugar seguro para compartilhar documentos.
Informações sobre os principais serviços de armazenamento em nuvem
Opções menos conhecidas de nuvem
Naturalmente, onedrive, Dropbox, Google Drive e Box não são suas únicas opções para armazenamento em nuvem. Também tem Amazon Cloud Drive, que armazena vídeos e fotos tiradas com o seu celular com o seu iOS e aplicativos do Android. Há também um aplicativo de desktop a partir do qual você pode gerenciar seus arquivos.
Outra opção é o SugarSync, uma alternativa semelhante ao Dropbox, tem aplicativos para todas as plataformas móveis.
O detalhe é que, após o teste gratuito de 90 dias que dá direito a 5GB, você terá que pagar US $ 7,50 por mês para 60 GB para continuar usando o serviço (você também pode comprar mais espaço investindo mais dinheiro).
Tem ainda a Copy, empresa de TI, lhe dá 15GB para iniciar e permite que você compartilhe o custo e mais gigabytes de espaço com até quatro pessoas.
Finalmente, temos Space Monkey, que tem uma posição completamente diferente no armazenamento em nuvem. Com um valor de aproximadamente U$ 200 você pode comprar uma empresa em disco de 2 TB para armazenar todos os seus arquivos como um backup local.
Os arquivos são criptografados e enviados para outros usuários nos discos rígidos Space Monkey, assim você pode acessar seus arquivos de outro computador ou dispositivo móvel.
O serviço é gratuito no primeiro ano e, em seguida, custa US $ 49 por ano. A esse preço, Space Monkey está em igualdade com a opção de 1TB do Google Drive, mas muito mais barato do que o Dropbox, que cobra US $ 50 por mês para apenas 500 GB de espaço.
Se você gostou deixe um comentário!