Enviar arquivos grandes para outra pessoa pela internet pode ser uma tarefa simples se você souber utilizar as ferramentas corretas para efetuar os envios.
Poder compartilhar arquivos com outras pessoas é um dos muitos benefícios da tecnologia moderna. Mas enviar arquivos grandes demais pode ser um pouco complicado, é preciso saber como fazer e usar as ferramentas adequadas.
Estamos aqui para informar que existem maneiras fáceis de enviar seus arquivos grandes gratuitamente. Nesta publicação, separamos uma lista de serviços gratuitos de armazenamento em nuvem e fornecemos dicas sobre como acelerar o processo de transferência de arquivos.
Compactar arquivos antes de enviar
Independentemente de como você escolhe enviar seu arquivo, diminuí-lo apenas ajudará em termos de armazenamento.
A compactação de arquivos não apenas diminui o que você está tentando enviar, mas também agiliza a transferência, independentemente do método escolhido – seja e-mail, FTP ou armazenamento na nuvem. O mesmo vale para usuários de Smartphones também .
A maioria dos computadores vem com utilitários de compactação de arquivos embutidos, portanto, fazer um arquivo ZIP leva apenas alguns cliques. Veja como compactar arquivos no Windows e no MAC.
WINDOWS | MAC |
Encontre o arquivo que você deseja compactar | Encontre o arquivo que você deseja compactar |
Clique com o botão direito do mouse e selecione Enviar para | Clique / controle com dois dedos + clique no arquivo |
Escolha a opção pasta compactada (zipada) | Selecione Compactar… [nome do arquivo] |
Se você estiver transferindo arquivos de música ou vídeos, sugerimos o uso de compactação RAR em vez de ZIP, pois ele usa um algoritmo de compactação melhor, que geralmente reduz a perda de dados e a corrupção de arquivos.
Recomendamos o uso do 7-Zip para isso, pois esse software de código aberto é um dos melhores disponíveis atualmente.
Carregar arquivos para um serviço de armazenamento em nuvem
A melhor e mais popular opção para transferir arquivos grandes é enviá-los para um serviço de armazenamento online, onde o destinatário desejado também terá acesso para poder baixá-los.
Graças à ascensão da computação em nuvem, há milhares desses tipos de serviços, portanto, reservamos um tempo para escolher alguns dos melhores para você .
Abaixo, você encontrará uma lista rápida dos nossos serviços de armazenamento em nuvem favoritos, todos com bastante espaço de armazenamento, segurança e recursos de compartilhamento.
Não entraremos em detalhes sobre como usar cada programa, mas forneceremos descrições rápidas para ajudá-lo a encontrar um serviço que atenda às suas necessidades.
O Google Drive oferece até 15 GB de armazenamento gratuito e permite compartilhar arquivos grandes, como fotos e vídeo, em apenas alguns cliques. Ele ainda possui opções de backup e sincronização , que são recursos úteis.
Se você já possui uma conta do Gmail, o acesso ao serviço é ainda mais fácil, pois ela é incorporada ao serviço de e-mail.
Você pode “anexar” arquivos a e-mails armazenados na sua conta do Drive clicando no logotipo do Google Drive na janela de composição do e-mail.
A atualização para a versão paga do Drive permite 100 GB de armazenamento por US $ 2 por mês ou 2 TB de armazenamento – ou seja, 2.000 GB – por US $ 10.
Há também uma opção de 10 TB por US $ 100 por mês e pacotes maiores além disso. Esse pacotes pacotes só vale a pena se você planeja compartilhar muitos arquivos grandes.
Na maioria das vezes comparado ao Google Drive, o Dropbox é outra ótima opção de armazenamento em nuvem que oferece 2 GB de espaço de armazenamento gratuito e uma variedade de opções de compartilhamento.
O conjunto básico de recursos é mais ou menos o mesmo que o Google Drive, mas o Dropbox também oferece um aplicativo móvel para dispositivos não Android e iOS, como o Kindle Fire.
Você pode expandir suas próprias opções de armazenamento de algumas maneiras interessantes, mas também estão disponíveis contas premium.
Por US $ 10 por mês, você pode obter uma conta Plus com 2 TB de espaço, enquanto US $ 16,58 por mês oferecem 3 TB de armazenamento e alguns recursos avançados, além de controles avançados de compartilhamento, incluindo a capacidade de definir senhas e criar links expirados.
O serviço OneDrive da Microsoft passou por atualizações e reformas significativas ao longo dos anos, tornando-o uma das soluções mais competitivas para armazenar arquivos e pastas online.
Com seu sistema de pastas compartilhadas, você pode compartilhar o que quiser a qualquer momento e parar de fazê-lo com o clique de um botão quando terminar.
Um pacote gratuito oferece 5 gigabytes de armazenamento gratuito, enquanto US $ 2 por mês chega a 100 GB.
O pacote de US $ 7 por mês aumenta para um terabyte e oferece o caminho mais barato para aumentar seu limite diário de compartilhamento de arquivos.
Se você se inscreveu no Office 365, também pode desfrutar de 1 TB de armazenamento OneDrive gratuitamente como parte do seu plano.
A Box possui uma tendência mais comercial do que algumas das outras ofertas nesta seção. Embora isso não signifique falta de recursos aplicáveis a indivíduos, para acessar seus recursos de compartilhamento de arquivos e pastas, você precisará comprar uma conta comercial (pelo menos no nível Starter), o que requer um mínimo de três usuários.
Cada um custará cerca de US $ 5 por mês. Ele também oferece uma oferta de armazenamento gratuito e pacotes acessíveis.
Os arquivos e pastas compartilhados nessas contas podem ser protegidos por senha, o que é um recurso de segurança útil que faz do Box uma ótima opção para aqueles preocupados com a privacidade e a segurança de seus dados.
O MediaFire oferece até 50 GB de armazenamento gratuito e possui ferramentas de compartilhamento incrivelmente simples.
No entanto, há um tamanho máximo de upload de 20 GB com o plano gratuito, mas arquivos grandes ainda podem ser carregados sem problemas. Você também pode conseguir 1 TB por US $ 3,75 por mês.
Os serviços de transferência de arquivos do pCloud são excelentes e particularmente adequados para grandes transferências de dados.
O serviço não impõe limites para o tamanho ou a velocidade de transferência de arquivos.
O serviço também oferece muitos recursos extras, incluindo a capacidade de compartilhar links de download e upload, e segurança completa, que inclui cinco cópias extras do seu arquivo em servidores diferentes, para garantir que ele não seja perdido.
O serviço oferece uma avaliação gratuita que você pode usar para o compartilhamento de curto prazo, mas precisará fazer um pagamento único ou obter uma assinatura para desbloquear permanentemente o serviço.
O Masv é um serviço de transferência de arquivos projetado especificamente para grandes arquivos de vídeo, arquivos gráficos e outras transferências exigentes que os profissionais de criação precisam fazer – se você trabalha com arquivos com mais de 20 GB, deverá procurar por esse serviço.
A Masv usa 160 servidores em todo o mundo para aumentar a velocidade de transferência o mais alto possível, mantendo as coisas simples o suficiente para todos atender todos os tipos de clientes.
É um serviço pago, mas com uma opção de pagamento conforme o uso, que permite economizar o máximo possível. Você também pode começar com uma avaliação gratuita de sete dias que oferece 100 GB de dados gratuitos.
Alternativa: FTP (File Transfer Protocol)
À medida que o armazenamento na nuvem se torna mais popular, métodos antigos como o FTP – File Transfer Protocol – caem amplamente em desuso e só ganham manchetes quando os hackers mexem com eles.
Mas se você não deseja compactar seus arquivos antes de enviá-los, o FTP ainda é sua melhor aposta. Este protocolo foi projetado para grandes transferências de arquivos e tudo o que você precisa para começar a usá-lo é um cliente FTP adequado.
Atualmente, existem opções de FTP que combinam transferência de FTP com protocolos de segurança, como SFTP e FTPS, por isso é mais seguro enviar arquivos. Muitas dessas opções são projetadas para uso comercial, no entanto têm valor limitado para usuários domésticos que tentam transferir arquivos.
Se você tem um negócio, no entanto, convém procurar serviços como o Sharefile ou o ExaVault que usam tecnologias FTP seguras para suas soluções. Observe que o ExaVault oferece uma avaliação gratuita se você quiser experimentar o serviço.
O FTP é um processo relativamente demorado e muito mais complicado do que simplesmente enviar seus arquivos para um serviço de armazenamento em nuvem, mas ainda é um método confiável de mover arquivos grandes gratuitamente.