Segurança na hora de comprar ou contratar um serviço pelo celular
Celulares Segurança

Dicas de segurança na hora de contratar um serviço pelo celular.

Quer contratar algum serviço pelos dispositivos móveis? Confira dicas para evitar riscos e garantir a melhor experiência possível.


Pedir uma pizza, um táxi ou até contratar um profissional autônomo: hoje, tudo isso é possível com poucos toques na tela de um celular.

A evolução dos smartphones e tablets fez com que a contratação de serviços fosse simplificada e, principalmente, estimulada no Brasil.

Tanto que os dispositivos móveis já correspondem a mais de um quarto das compras online no país. Ao todo, 27,4% de todas as transações do comércio eletrônico nacional são feitas por smartphones ou tablets, de acordo com o relatório Webshoppers, do Ebit.

É um hábito que cresce a cada ano realmente e que já faz parte do costume do brasileiro. Está com fome? Peça pelo aplicativo. Quer se locomover com facilidade e rapidez? Há táxis e motoristas particulares à disposição. Basta ter acesso à internet para isso.

Não é à toa que pedir comida é uma das categorias de serviços campeãs nacional nas transações feitas por celular. Inclusive, um estudo do PayPal indica que 84% dos pedidos se encaixa nessa descrição, seja para alimentação, entretenimento, locomoção ou contratação de profissionais para tarefas domésticas.

O crescimento é explicado pela facilidade do seu uso. Diferentemente do computador, que exige um ponto de conexão com a Internet, o celular traz mobilidade e, principalmente, conectividade para o usuário. Resumindo: ele pode comprar de qualquer lugar do país.

Porém, novos hábitos exigem outras precauções de segurança. Contratar um serviço é diferente de adquirir um produto pelo simples motivo de colocar uma pessoa dentro de sua rotina – e o que não faltam são pessoas com más intenções dispostas a cometer crimes.

Confira dicas de segurança para evitar transtornos na aquisição de serviços pelo celular: 


» Verifique a identidade do profissional

Essa é a principal dica na aquisição de um serviço pelo celular. A grande maioria dos aplicativos e sites fornece a foto, o nome dos profissionais e, em alguns casos, até um meio de contato das pessoas que irão executar as tarefas que você contratou.

Com essas informações em mãos, faça uma rápida checagem do profissional que chegar em sua casa no dia combinado. Verifique se ele se parece com a pessoa da foto e não tenha medo de perguntar o nome ou até ligar para o suporte da empresa.

Com a sensação de insegurança que o Brasil enfrenta, todo cuidado é pouco antes de colocar uma pessoa que você não conhece dentro de casa. São atitudes simples que já reduzem o risco de ser assaltado, por exemplo.


» Confirme as condições de pagamento

Os serviços contratados por sites e aplicativos normalmente permitem o pagamento online com o cartão de crédito. Mas antes de confirmar o pedido e passar o número do cartão, informe-se sobre as condições de pagamento e a segurança da transação.

A empresa costuma exibir selos e certificações de segurança devido a boas práticas – verifique se o prestador de serviço que você irá contratar possui estas garantias. No caso do site, é mais fácil: veja se o protocolo HTTPS é exibido no navegador.

No caso de pagamento presencial, confirme quais as condições (se aceita cheque e dinheiro) e combine previamente o valor em contrato e/ou nota fiscal. Isso evita que o profissional cobre a mais do que o combinado no mundo online.


Comprar tudo pelo celular


» Veja a avaliação da empresa na internet

Checar a reputação de uma empresa na Internet ainda é um dos principais recursos para evitar fraudes ou compras mal feitas. Uma rápida pesquisa em buscadores, sites específicos de reclamação e na própria loja de aplicativos mostra um pouco a avaliação dos consumidores.

Analise o que os outros usuários que já negociaram com esses prestadores estão dizendo e faça uma análise do nível de satisfação. Você conseguirá até fazer um ranking com base nos fatores mais importantes para seu dia a dia.

Essas avaliações são uma ótima indicação para a pessoa que ainda está indecisa na hora de contratar um serviço pelo celular e fornece mais informações sobre o profissional, o tipo de serviço e o cumprimento dos prazos.


» Mantenha o sistema operacional e o antivírus atualizados

Quem possui computador sabe: é preciso atualizar o sistema operacional e o antivírus regularmente para manter a máquina protegida de invasores. Agora, esse hábito também precisa migrar para os smartphones.

Poucos usuários instalam softwares antivírus em seus celulares e se preocupam em renovar as licenças anualmente. Outros ainda evitam atualizar o sistema operacional iOS ou Android com medo de atrapalhar alguns aplicativos.

A verdade é que essas atualizações são importantes para manter o dispositivo protegido de ameaças. Elas contêm revisões e novos protocolos de segurança que dificultam tentativas de invasão a seus dados.


» Evite redes públicas de wi-fi

Para contratar serviços no celular, é necessário conexão com a Internet. Para evitar gasto com os dados de sua rede, muitos usuários buscam pontos de wi-fi na cidade. Essa prática, porém, exige muito cuidado antes de realizar uma transação.

Redes públicas de wi-fi possuem procedimentos de segurança mais brandos, justamente para permitir a conexão de diversos usuários que estejam no local. Dessa forma, ela é mais vulnerável a ataques cibernéticos.

Dessa forma, se você pretende realizar qualquer pedido pelo celular, verifique a sua conexão. Dê preferência à própria rede do seu smartphone. Se você não tiver dados, utilize a rede wi-fi de sua casa ou da empresa em que trabalha.


» Serviços na palma da mão

Ao seguir essas dicas de segurança, você poderá realizar a contratação de qualquer serviço na Internet sem correr riscos de fraude ou roubo. Assim, aproveitará todo o benefício que smartphones e dispositivos móveis podem oferecer aos usuários.

É possível adquirir tudo: táxi, delivery de alimentos, marido de aluguel e até serviços de limpeza. É o mundo, literalmente, na palma da mão.

Luis Carlos Sá
Formado em Análise de Sistemas, blogueiro e um apaixonado por tecnologia.
http://www.infotecblog.com.br/

One thought on “Dicas de segurança na hora de contratar um serviço pelo celular.”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.