Cadeado de proteção online
Internet Segurança

Crimes Digitais: Como se manter Seguro ao navegar pela Internet.

Com novas ameaças a cada dia, não é nada fácil manter a segurança ao navegar pela internet. Saiba sobre crimes digitais e confira dicas para se proteger!


Ficar seguro enquanto navega na internet não é muito fácil atualmente. A cada dia milhares de crimes digitais são praticados e novas ameaças são registradas e, para ficar imune a tudo isso, é preciso, além de investir em proteção, agir com cautela ao navegar pela web.

Não é de hoje que ouvimos falar em ataques cibernéticos. Desde antes da invenção da internet, já tínhamos em mente – e até medo – sobre os vírus e pragas de computador.

Na verdade, tudo isso começou no início da década de 1980, com uma “brincadeira de criança”. Um estudante de ensino médio escreveu o primeiro vírus da história: o Elk Cloner, para os computadores Apple 2, utilizados na época. A intenção dele era pregar uma peça nos seus colegas.

Durante algum tempo a intenção dos “hackers” era bem semelhante. Ou seja, uma simples brincadeira ou simplesmente para mostrar que eram capazes de tal façanha.

Entretanto, não demorou muito até que esses “curiosos” programadores descobrissem como monetizar o que até então era apenas um passatempo, passando a agir de forma criminosa.

Assim, a busca por informação, poder e dinheiro virou o combustível desse mercado extremamente lucrativo. Pesquisas mostram que, somente em 2016, 18 milhões de novos malwares foram detectados.

Isso inclui vírus, trojans, adwares, bots, worms, spywares, rootkits, backdoors, ransomwares e vários outros tipos de pragas que roubam informações pessoais, senhas e logins de sites e bancos, fraudam cartões de crédito, etc.

Crimes DigitaisImagens: lokalepolitie.be, SmallBizClub

♦ Como se Proteger de Crimes Digitais

Em um ambiente repleto de ameaças cibernéticas, qualquer pessoa que tenha um dispositivo conectado à internet precisa tomar alguns cuidados para ficar longe de fraudes.

Comprar um antivírus bom e confiável é muito importante, já que ele ajuda a barrar as ameaças antes mesmo delas entrarem na sua máquina.

Esses softwares de proteção também precisam ser constantemente atualizados, garantindo uma segurança mais completa, já que novos malwares são criados a todo instante.

Mesmo com o auxílio do antivírus, o comportamento do usuário também é um fator decisivo para evitar cair em golpes digitais.

Então, não clicar em links duvidosos, acessar o internet banking apenas de conexões seguras e dispositivos protegidos e agir sempre com cautela na internet é essencial para ficar longe dos malwares.

Lembre-se: precisamos nos proteger de milhões de ameaças, enquanto os criminosos só precisam encontrar uma brecha em nosso dispositivo ou sistema. Por isso, todo cuidado pouco!

Quais cuidados você tem para se proteger dos crimes digitais? Compartilhe nos comentários!


Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog Infotec.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.