Poucas empresas digitais passam por um processo recente de expansão tão grande como o Twitch. Se até algum tempo atrás essa plataforma de streaming era de nicho para os gamers, agora essa subsidiária da Amazon vive um momento especial de crescimento exponencial e tudo indica que 2019 será um grande ano para eles.
Os números são impressionantes e falam por si só. No terceiro trimestre de 2018, o Twitch ficou com a primeira colocação no mercado de streaming ao vivo ao alcançar 2,5 bilhões de horas assistidas nesse período de três meses. O crescimento é enorme, visto que nessa mesma parte do calendário de 2017 a plataforma tinha atingido 127 milhões de horas a menos.
A quantidade quase inacreditável de horas assistidas é um reflexo da enorme popularidade do Twitch no mundo todo. A média de espectadores mensais já ultrapassa a marca de 750 milhões de pessoas.
A tendência é que esses números subam cada vez mais e a Amazon quer explorar com veemência outras áreas que vão além dos games. Um dos caminhos para isso é firmar acordos com personalidades famosas do mundo online,como afirma o canal americano Bloomberg:
“Eles (Twitch) abordaram todo mundo em 2018, desde influenciadores de estilo de vida até o ator Will Smith. Tudo com o objetivo de fazer streaming ao vivo. Alguns negócios já foram fechados.”
A dependência já cada vez menor dos esportes eletrônicos também se traduz nos relatórios, pois a representatividade dos streamings diversos significa aproximadamente 85% da audiência no Twitch.
O poker está entre os líderes dos setores mais emergentes no Twitch que devem se consolidar ainda mais como tendência em 2019 e a popularidade desse esporte não para de crescer na plataforma.
Todos os meses milhões de produtores de conteúdo especializados em poker realizam transmissões no Twitch e no Brasil há vários streamers que se dedicam a esse assunto — como André Akkari.
Outras áreas como transmissão de jogos de basquete, arquivo de séries de TV americana e setores diversos estão em alta e provavelmente despontarão ainda mais no próximo ano.
Confirmado para 2019 está o acordo entre o Twitch com a NFL— liga esportiva mais valiosa do mundo. Os jogos de futebol americano do campeonato continuarão sendo transmitidos na plataforma pelo menos uma vez por semana, em cada rodada disputada na quinta-feira.
A corrida pelos direitos de transmissão dos grandes esportes não é só do Twitch, como também de outras gigantes como Facebook e Twitter.
Para Chase, diretor de relações públicas do Twitch, o nível de imersão em estatísticas e dados disponibilizados nas transmissões de jogos da G-League(liga afiliada à NBA) na plataforma representa o futuro. “Vai ser interessante ver como outros esportes vão olhar para nós e se inspirar”, completa.
Além das tendências que devem ajudar a expandir ainda mais a fama da plataforma em áreas distintas, há algumas novidades anunciadas para 2019 que envolvem diretamente a expansão do Twitch.
Durante o evento TwitchCon 2018, sediado na Califórnia entre os dias 26 a 28 de outubro, a empresa anunciou a expansão do projeto Twitch Rivals para o novo ano.
Uma das séries de torneios de e-sports mais populares da plataforma, a Twitch Rivals já recebeu aproximadamente 55 eventos com direito a premiação milionária. Para 2019, foram anunciados 128 eventos que incluem jogos exclusivos de diferentes gêneros.
Mais uma novidade relevante no mundo do Twitch para 2019 é a chegada da TwitchCon na Europa. Conferência que anuncia as novidades da plataforma, pela primeira vez esse importante evento estará em solo europeu. O lugar escolhido foi Berlim e a convenção acontecerá entre os dias 13 a 14 de abril.
A realização do TwitchCon na Alemanha não é coincidência. O mercado europeu é um dos alvos do Twitch e o público alemão proporciona uma boa faixa de audiência em ascensão nas transmissões da plataforma.
Sem perder a liderança no mercado dos e-sports, rapidamente o Twitch está abrangendo outros setores do entretenimento e o futuro parece ainda mais brilhante para essa plataforma de streaming.