A administração e gerenciamento de estacionamento estão cada vez mais profissionais, o que faz com que as empresas dessa área precisem investir em inovação e qualidade para que se mantenham competitivas e rentáveis.
Entre as soluções usadas nesse segmento que proporcionam diversas melhorias ao empresário, está a automação dos processos. A seguir saiba do que se trata essa tecnologia e como ela pode ser implementada no seu estacionamento.
# O que é automação de estacionamentos?
A automação de um estacionamento consiste no investimento em softwares e hardwares que permitam a realização automática de processos do local, reduzindo a interferência humana nas práticas realizadas.
A automação permite integrar diferentes áreas de maneira que o controle torne-se centralizado e automático. Por exemplo, em vez de um funcionário ser responsável pela liberação da cancela, esse processo é realizado por um terminal automático após a inserção do cartão que foi quitado no guichê.
Outro controle que passa a ser possível é o de vagas disponíveis, sendo que o sistema faz a contabilização exata do número de carros estacionados no momento e atualiza essa informação em tempo real, de forma que o gestor sempre saiba quantas vagas estão ocupadas.
Esses são apenas alguns exemplos de tecnologias disponíveis para automação do estacionamento, sendo essencial que o gestor avalie quais são mais interessantes para o negócio de acordo com o estudo das particularidades do local, como movimentação, tempo médio de permanência.
# Como automatizar o estacionamento?
Existem diferentes formas de investir na automação do estacionamento,sendo que, independente do modelo escolhido, é importante que o gesto tenha consciência de que o acompanhamento das novas tecnologias e recursos deve ser uma estratégia permanente para que se mantenha a competitividade do estacionamento.
# Investimento próprio

A primeira estratégia para automatizar o estacionamento é investir diretamente nas soluções, realizando a avaliação das tecnologias disponíveis e contratando uma prestadora de serviço que disponibilize esse software.
Nesse modelo o empresário deve fazer os investimentos necessários no espaço, como sinalização, equipamentos exigidos e infraestrutura para funcionamento da solução. Além disso, é preciso investir na capacitação e treinamento dos colaboradores, para que eles saibam como funciona a operação do sistema.
Dessa forma, o empresário deve acompanhar as novidades para atualizar as estratégias caso novas soluções sejam disponibilizadas no mercado.
# Terceirização do negócio

Outra opção para implementar a automação dos sistemas de um estacionamento é optando pela terceirização do negócio, no qual a administração e gerenciamento do local é cedida para uma empresa parceira responsável pelas estratégias que serão adotadas, incluindo a automação.
Nesses casos, a adequação e estruturação do estacionamento para atender às exigências do novo modelo, o treinamento da equipe para atuar com a solução e o investimento em novos recursos passam a ser responsabilidade da empresa terceirizada.
° Como isso ajuda na melhoria do faturamento?
O benefício da automação no faturamento do estacionamento é possível devido uma série de mudanças que são possibilitadas com essa solução,como:
- Redução das fraudes no pagamento e tempo de permanência no estacionamento;
- Maior satisfação do cliente,com praticidade que motiva a maior permanência;
- Redução da mão de obra necessária para operacionalização do negócio;
- Maior eficiência nos processos e decisões mais acertadas na administração e gerência.
A soma dessas vantagens possíveis com a automação do estacionamento resulta em um negócio mais lucrativo, sendo que esse aumento do faturamento pode ser revertido em estratégias que permitam aprimorar ainda mais os resultados.