Tecnologias que irão mudar os Apps
Aplicativos Atualidades

4 Tecnologias que irão mudar os Apps para sempre

Conheças algumas Tecnologias que irão mudar a forma como usamos os aplicativos e isso vai trazer novas experiências para as empresas e usuários.


Há cerca de uma década os aplicativos de celulares estavam chegando ao mercado, com a popularização dos smartphones e a difusão da rede móvel de internet, o uso de aplicativos ganharam uma nova dimensão.

O número de usuários que possuem aplicativos instalados em seus celulares ao redor do mundo ultrapassa os 7 bilhões de pessoas, segundo a Statista.

De acordo com a fonte, o mercado global de aplicativos espera atingir a marca de 613 bilhões de dólares até 2025.

Portanto, com um mercado em largo crescimento as desenvolvedoras de softwares possuem um grande desafio para melhorar as antigas ferramentas e adicionar novas funcionalidades.

Uma vez que novas tecnologias estão chegando ao mercado, como a conexão 5G, Inteligência Artificial, Machine Learning, Realidade Virtual, entre outras. E sim, os usuários podem esperar novas experiências que estão por vir nos próximos anos.

Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning

Os usuários podem esperar ter experiências ainda mais personalizadas no futuro. Pois com essas tecnologias será possível que os aplicativos reconheçam padrões e tendências para aprender mais sobre o gosto de cada usuário, reduzindo o tempo que você leva para buscar algum artigo ou produto na internet.

Um ramo de aplicativos que pode ser bastante impactado por essas tecnologias são os aplicativos de namoro online.

Uma vez que as plataformas poderão entender melhor quais são os perfis e biotipo de pessoas que o usuário gosta, diante de suas escolhas anteriores.

inteligência artificial

Essas tecnologias podem ajudar a identificar e remover perfis falsos e inapropriados, deixando o ambiente mais limpo e seguro para a comunidade.

Hoje é possível encontrar sites, como o loving, que fazem curadorias sobre sites de encontro e proporcionam uma busca mais refinada para os usuários que querem encontrar um novo aplicativo de encontros online.

Sites como este fornecem praticidade aos usuários, porém é de se esperar ainda mais facilidade nos apps de namoro online no futuro com a chegada da Inteligência Artificial e o Machine Learning, devido ao seu reconhecimento de padrões e gostos.

Realidade Virtual e Realidade Aumentada

A tecnologia da Realidade Virtual e a Realidade Aumentada se tornou febre alguns anos atrás em alguns jogos de celular. Esta funcionalidade permite ao usuário se transportar para um ambiente virtual ou projetar um objeto virtual de forma com que se pareça maior.

Tecnologias que irão mudar

Comum em apps de jogos, simuladores e vestuário, podem também permitir encontros virtuais, sendo necessário apenas que os usuários possuam óculos de realidade virtual.

Empresas como a Google e a Apple já colocaram à venda seus óculos RV que permitem o usuário ter uma experiência mais realista em apps que oferecem esse serviço.

Ainda não tão acessível, porém com grande espaço para crescimento, os óculos de realidade virtual podem revolucionar as indústrias da comunicação e da educação, uma vez que eles permitirão maior imersão em ambientes virtuais.

Sistemas em Nuvem

O armazenamento em nuvem não é uma novidade, porém com o avanço da tecnologia, a quantidade de dados que podem ser armazenados e disponibilizados aumentou significativamente.

O sistema em nuvem permite que os usuários acessem base de dados sem que tenham que fazer o download em sua máquina, a base de dados provém o acesso sem a necessidade de ocupar espaço na memória.

Hospedagem Web

Hoje já existem softwares sendo desenvolvidos apenas para o seu uso em nuvem. Isso significa que os usuários não terão a necessidade de fazer download de arquivos ou até mesmo ter um processador de dados de última geração, pois os sistemas em nuvem irão fornecer aos usuários os seus próprios processadores para que eles utilizem, sendo necessário apenas uma conexão estável de banda larga.

Algumas empresas de jogos estão criando sistemas em nuvem que permite os jogadores apenas dar “play” nos jogos sem terem que baixa-los.

É necessário apenas pagar uma mensalidade, como é feito em plataformas de streaming e pode-se jogar à vontade. Empresas como a Microsoft, pretendem revolucionar o mercado dos games a partir de plataformas como o XCloud, que age como um streaming de jogos online.

Tecnologia de rede 5G

A rede de internet 5G promete ser cem vezes mais rápida que a atual 4G, segundo o relatório da Intel, um filme em alta resolução que demora 7 minutos para baixar demorará apenas 6 segundos com a rede 5G.

A sigla que significa a “quinta geração” pode impulsionar todas as ferramentas e funcionalidades descritas anteriormente neste artigo.

Tecnologias que irão mudar

Com a redução da latência, ou seja, uma velocidade maior de dados por segundo, fará com que chamadas de vídeo em realidade aumentada ou virtual sejam praticamente perfeitas, sem quedas ou interrupções.

Além de permitir um uso do sistema em nuvem mais rápido e prático, melhorando a experiência para usuários que utilizam os dados armazenados nela.

Com maior carregamento de dados, os desenvolvedores de aplicativos terão mais capacidade de criar novas funcionalidades, portanto os usuários podem esperar um avanço significativo em seus apps favoritos.


[Fonte: Foto por Minh Pham em unsplash.com]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.