Encontrar Desenvolvedor de Aplicativos
Aplicativos Utilitários

Desenvolvedor de aplicativos: como escolher o certo?

Você enxergou a importância de ter uma solução em forma de aplicativo e quer contratar um desenvolvedor de aplicativos para inserir sua empresa nesse mercado que promete movimentar US$ 6,3 trilhões no mundo todo em 2021.

No entanto, escolher um desenvolvedor de aplicativos pode ser uma tarefa complicada quando não se sabe exatamente do que você precisa. Os preços podem chegar muito além do que o esperado e o profissional encontrado nem sempre é o ideal para sua necessidade.

Portanto leia nosso artigo para entender exatamente quem você precisará contratar e como fazer a melhor escolha de acordo com suas necessidades. 

Saiba suas necessidades antes de procurar um desenvolvedor de aplicativos

Antes de tudo, é importante saber exatamente o aplicativo que você está buscando e do que ele precisará para ser feito.

Portanto, preparamos algumas perguntas importantes para que você responda a si mesmo e entenda melhor o que você procura:

Seu aplicativo é nativo, híbrido ou Web App?

Um aplicativo nativo é aquele que é desenvolvido em uma linguagem exclusiva para um determinado sistema operacional, portanto, se você quer um aplicativo exclusivo para Android ou iOS, ele será um App Nativo, logo, sem possibilidade de funcionar em dois sistemas operacionais diferentes.

No entanto, se você está buscando um aplicativo que funcione em mais de um sistema operacional, você precisará de um App Híbrido.

Desenvolvedor de Aplicativos

Uma terceira opção é um Web App, que é na realidade um site desenvolvido exclusivamente para celulares, onde o site reconhece que ele está sendo acessado por um celular e se adapta a ele.

Um Web app pode ser uma boa escolha para quem busca acessibilidade de qualquer sistema operacional e não exige funcionalidades ligadas a câmera ou GPS, além de ter um baixo custo, ser fácil de desenvolver e poder ser lançado em pouco tempo.

Porém, ele possui algumas desvantagens como performance inferior e não poder ser distribuído em plataformas como Apple Store e Google Play.

Saber o tipo de app que você procura é importante para escolher um profissional especializado para sua necessidade.

Cada tipo de app terá vantagens e desvantagens relacionadas a custo, performance, acessibilidade e outros. Leia mais sobre tipos de aplicativos e ache a melhor solução para você.

Você precisa de um desenvolvedor back-end, front-end ou full-stack?

Desenvolvedores front-end são responsáveis pela parte do app que interage diretamente com o usuário, portanto são eles que dão vida a interface do aplicativo e são grandes influenciadores na experiência do usuário.

Desenvolvedores back-end são responsáveis pelos “bastidores” do aplicativo e são especializados em regra de negócio e banco de dados, portanto são eles que garantem o funcionamento adequado do app e suas funcionalidades.

transformação digital

Desenvolvedores full-stack são o melhor dos dois mundos e trabalham tanto no front-end quanto no back-end e são capazes de entregar um projeto do início ao fim, no entanto, são profissionais raros e valorizados no mercado, devido a grande amplitude de conhecimento necessário para se tornar um desenvolvedor full-stack.

Para quem está criando um app do zero, precisará de um full stack ou dois profissionais de front-end e back-end. Porém, dependendo da proporção do seu aplicativo você precisará de uma equipe muito maior.

O que nos leva a nossa próxima pergunta:

Você precisa de alguns freelancers ou de uma grande equipe?

Agora que você tem sua ideia clara na cabeça, sabe o tipo de aplicativo que você precisa e os profissionais que são necessários para desenvolver um app. É preciso definir se apenas alguns freelancers serão o suficiente para desenvolver seu aplicativo ou se será necessário uma equipe maior como a de uma empresa especializada.

A Mestres da Web é um exemplo de empresa especializada em desenvolvimento de aplicativos e softwares, que conta com uma equipe qualificada de desenvolvedores que atendem diversas soluções.

Se está procurando criar um app limitado, apenas para teste, talvez um freelancer seja o suficiente.

Hora de buscar um desenvolvedor de aplicativos

Depois de responder as perguntas anteriores e saber com clareza pelo que você está procurando, é hora de procurar por um desenvolvedor de aplicativos que atenda sua necessidade específica.

A princípio, pesquise por diferentes profissionais e soluções que melhor atendem sua necessidade. Tente recolher concorrentes e alternativas diferentes.

Separe os desenvolvedores e empresas que mais chamaram sua atenção e que mais se encaixam para a solução que você procura.

Além de pesquisar por desenvolvedores, pesquise pelo preço médio de mercado das funcionalidades do seu app e saiba aproximadamente quanto irá custar seu aplicativo

Leia mais: Quanto custa criar um aplicativo?

Avalie os desenvolvedores de aplicativos escolhidos

Logo depois de pesquisar por desenvolvedores e separar os que mais chamaram sua atenção e que se encaixam mais para fazer o aplicativo que você procura, é hora de fazer uma busca mais refinada e pesquisar pela reputação e credibilidade dos concorrentes escolhidos.

Antes de tudo, se está pensando em contratar uma empresa de desenvolvedores, procure por feedback de clientes nas redes sociais das empresas e cheque a reputação da empresa no site “reclame aqui”. Dessa forma você avalia através de quem já passou pela empresa e garante que não terá nenhuma surpresa quanto ao serviço dela.

Desenvolvedor de Aplicativos

Avalie o portfólio de quem estiver pensando em contratar e veja se a empresa ou freelancer já fez projetos de relevância e no nível de profissionalismo que você espera.

Por fim, desconfie de ofertas milagrosas que prometem um super aplicativo por preços muito baixos. Tenha em mente que criar um aplicativo de qualidade custa caro, mas traz imensos benefícios para sua empresa e é um investimento com alto potencial de retorno.

Decisão Final

Finalmente, é hora de decidir de uma vez por todas um desenvolvedor de aplicativos.

É interessante fazer um orçamento com os candidatos finais e comparar benefícios e preços que cada um oferece, a fim de chegar em uma escolha melhor.

Não deixe de perguntar se o código fonte será compartilhado. Isso é uma questão muito importante, pois caso você se desvincule com a empresa ou freelancer que irá desenvolver seu app, é necessário ter o código fonte para que outro desenvolvedor possa dar continuidade ou pelo menos para que seu aplicativo não seja refém de quem o desenvolveu anteriormente.

Por fim, não deixe de perguntar qualquer dúvida que você possuir para o desenvolvedor e garanta que seja um acordo transparente para os dois lados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.