Blockchain
Profissão TI Software

Blockchain está mudando a forma como fazemos negócios

Blockchain nada mais é do que uma tecnologia que registra as transações de maneira segura, descentralizada e transparente, como se fosse um livro contábil digital que protege as transações financeiras.

Também serve como um ambiente seguro para registros de propriedade, votações eletrônicas e outros tipos de aplicações.

A maior característica do blockchain é a segurança criptográfica que impede qualquer fraude ou alteração nos registros, dispensando a necessidade de intermediários para que as transações sejam mais econômicas e rápidas.

Hoje em dia, muito se fala sobre criptomoedas, ativos virtuais, bitcoins, entre outros termos que estão em alta e relacionados ao mercado financeiro. É um assunto que domina as manchetes do mundo todo.

Por conta disso, muitos começaram a se interessar pelo blockchain, mas ele também pode ser usado para outros assuntos, por exemplo, na hora de desenvolver contratos inteligentes.

Compreender essa tecnologia é fundamental para fazer bom uso dela, e é justamente sobre algumas de suas aplicações e características que este artigo vai falar.

O texto vai mostrar como o blockchain é usado para contratos inteligentes, quais são seus possíveis impactos na indústria financeira e como pode melhorar a transparência e a rastreabilidade nas cadeias de suprimentos.

Uso de blockchain em contratos inteligentes

Uma das coisas mais comuns dentro das empresas é a ineficiência e o desperdício de tempo e dinheiro por conta de muitos formulários, erros humanos e problemas na comunicação entre as partes.

Por meio de um sistema de contabilidade digital como blockchain, fica muito mais fácil automatizar processos desatualizados, economizar papel e reduzir erros humanos porque os formulários e dados ficam armazenados de maneira mais segura.

Um contrato inteligente estabelecido entre uma casa de recuperação de drogados e seu fornecedor está muito além do que trazer visibilidade para as transações.

Quando a companhia usa contrato inteligente baseado em blockchain, consegue automatizar processos e fluxos de trabalho, além de torná-los mais seguros.

Um contrato inteligente nada mais é do que uma linha de código autorrealizável que é executada quando atende às condições reguladoras. Definir regras básicas ajuda a atuar como algoritmo baseado em regras para acionar automaticamente contrato inteligente.

Impactos do blockchain na indústria financeira

O que protege os ativos e estabelece limites no sistema econômico são os contratos, transações e registros. Eles também são responsáveis por determinar e verificar eventos crónicos e identidades.

São ferramentas que estão presentes no cotidiano das organizações há muito tempo e continuam sendo importantes, mesmo depois da transformação digital.

Mas as mudanças são muitas, por isso, as empresas precisam pensar sobre a maneira como regulam a própria administração e o que precisa ser modificado, e o blockchain ajuda muito nesse sentido.

Um fabricante de remanufatura de cartucho precisa dele para seus investimentos em criptomoedas, mas é fundamental ter atenção na hora de implementar a tecnologia para compreender sua dinâmica.

Ao mesmo tempo, ainda é cedo para dizer que companhias governadas pelo blockchain vão passar por grandes transformações em curto prazo porque não se trata de uma tecnologia disruptiva.

Ela não se comporta como algo que pode transformar o modelo de negócios tradicional em algo com solução de baixo custo, mas que pode fazer o negócio liderar seu segmento de atuação.

No entanto, é fato que o blockchain é uma tecnologia primordial para o futuro da companhia, visto que cria funções para o sistema econômico e social, mesmo que seu impacto possa levar décadas.

Existe um processo gradual e constante por trás, mas ele não acontece da noite para o dia. Um exemplo disso é o processo de transformação típico de outros recursos tecnológicos fundamentais.

Por exemplo, para obter a velocidade atual das informações pela internet, foi necessário distribuir redes de transmissão. Diferentemente do que muitos acreditavam, a internet não surgiu em 1990, mas em 1972.

Hoje em dia, uma pessoa só consegue encontrar informações sobre desbloqueio sinistro média monta facilmente na internet porque houve bilhões em investimentos por parte das empresas de telecomunicação, fabricantes de equipamentos, entre outros.

O blockchain é uma rede que fica acima da internet e surgiu em outubro de 2008 como uma proposta de bitcoin, que por sinal foi a primeira a aplicar a tecnologia blockchain.

Existem paralelos claros entre a transformação da internet e o próprio blockchain, pois assim como um e-mail é habilitado para enviar mensagens bilaterais, o bitcoin realiza transações financeiras bilaterais.

O blockchain é uma tecnologia de código aberto, ou seja, ele é atribuído e compartilhado, da mesma forma como acontece com a internet e o software principal é mantido por uma equipe de voluntários ao redor do mundo.

No início, o e-mail só conseguiu impactar uma quantidade pequena de pessoas, mas que estavam muito entusiasmadas com o seu funcionamento, por isso, se o blockchain for como ele, são décadas para que atinja seu potencial.

Só que ninguém, nem mesmo um fabricante de bancada de pia planejada que investe em criptomoedas, pode prever quanto tempo vai demorar toda essa transformação.

Em contrapartida, é possível saber quais aplicativos vão ganhar tração e de que maneira a ampla aceitação do blockchain vai acontecer.

Uma das dimensões desse processo é a novidade, e quando um aplicativo chega no mundo, quanto maior for sua aceitação, maior será o esforço para que os usuários entendam como usar a aplicação.

A segunda dimensão do processo é a complexidade e ela é representada pelo nível de coordenação do ecossistema, que nada mais é do que o número e a diversidade de partes que devem trabalhar em conjunto para gerar valor com a tecnologia.

Por exemplo, se o Facebook tivesse apenas um usuário, teria pouquíssimo uso, visto que ela só tem valor por conta da quantidade de conexões que gera.

Muitos se perguntam como uma empresa, como no caso de uma autoescola especializada em tirar carteira d de motorista, pode pensar sobre o blockchain para seu próprio benefício.

A aplicação pode ser iniciada de maneira própria, visando minimizar qualquer risco que possa envolver a coordenação com outros envolvidos.

Uma forma interessante de fazer isso seria uma loja adicionar o bitcoin como forma de pagamento, visto que a estrutura das criptomoedas já está bem desenvolvida e adotar uma moeda virtual força diversas funções, como:

  • Tecnologia da informação;
  • Finanças;
  • Contabilidade;
  • Vendas;
  • Marketing.

E elas são forçadas porque precisam colaborar com a construção das capacidades do blockchain. Mas existem outras abordagens que podem ser usadas, como utilizar o blockchain internamente para o gerenciamento de ativos físicos e digitais.

Blockchain: melhorias para as cadeias de suprimentos

Negócios dos mais variados tipos, como uma clínica de endoscopia para cachorro, podem usufruir do blockchain de muitas formas, mas ele também é muito útil para tornar mais transparente a cadeia de suprimentos.

Elas estão cada vez mais complexas e desafiadoras por conta das condições e instabilidade. O blockchain se mostra como um grande aliado porque aumenta a eficiência e traz visão sistêmica sobre as informações que passam por elas.

É uma forma de reduzir ineficiências e criar oportunidades, mas a tecnologia também traz outros benefícios, como:

Transparência

Por meio do blockchain, é possível ter mais transparência e visibilidade em diversos processos para todos os envolvidos. É algo que melhora o relacionamento com fornecedores e colaboradores.

Um consultório de radiologia, por exemplo, consegue transmitir mais clareza sobre suas ações para os pacientes, enquanto outras organizações garantem qualidade de seus produtos e serviços influenciam positivamente a reputação da marca.

Mais segurança

Os dados possuem inúmeras réplicas distribuídas em diferentes partes que não podem ser alteradas, uma das principais características de segurança do blockchain.

Por conta disso, o recurso evita manipulações e consegue manter um registro seguro contra possíveis ataques, além de manter a confiança entre todas as partes envolvidas.

Reduz custos

Quando existe mais controle e uma visão ampla do processo, fica mais fácil estabelecer estratégias acessíveis e identificar gastos desnecessários, bem como perdas de produtos perecíveis ao longo do caminho.

Isso permite que um fornecedor de estrutura metálica aparente consiga reduzir custos com logística, processamento de dados, questões jurídicas, proteção e auditorias, o que melhora a imagem da corporação e aumenta as vendas.

Escalabilidade

Muitas empresas e profissionais trabalham ao longo de toda a cadeia de suprimentos, e isso pode ser um problema, principalmente para as organizações que fazem um trabalho mais complexo nesse sentido.

Por meio do blockchain, elas podem inserir uma quantidade indefinida de participantes e todos eles terão acesso aos dados que precisam e de qualquer lugar.

Considerações finais

Contar com a tecnologia blockchain é muito importante para melhorar os processos internos dos negócios, algo que está muito além dos investimentos em criptomoedas.

Para investir nesse recurso, o gestor precisa conhecer um pouco mais sobre ele e contar com um profissional ou uma empresa especializada na implantação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.