Privacidade Online celular e computador
Internet Segurança

Privacidade Online: 5 Dicas para Proteger seus Dados.

Atualmente é fundamental manter suas informações protegidas na internet. Conheça 5 dicas para preservar sua privacidade online e evitar ataques de cibercriminosos.


Atualmente, a internet está presente em praticamente todos os momentos do nosso dia, seja para verificar a previsão do tempo, pedir uma pizza, assistir um filme ou procurar uma receita. E nós ainda investimos horas consideráveis para a manutenção de nossas redes sociais.

Mas quem está nos protegendo enquanto navegamos na web? Como nossas informações podem ficar seguras da exposição virtual?

Manter seus dados em sigilo é uma tarefa difícil e que exige cuidado. Porém, com as ferramentas e estratégias certas você consegue preservar sua privacidade no mundo digital.

Pensando nisso, confira agora esta lista que preparamos com 5 coisas que você pode fazer para proteger suas informações pessoais:

1. Crie senhas fortes e únicas

Usar a mesma senha para contas e dispositivos diferentes é um erro clássico dos internautas. Apesar da questão ser amplamente discutida na internet, é importante frisar que você deve escolher sempre códigos novos.

Para isso, evite combinações parecidas, datas comemorativas, nomes de familiares ou similares. Procure criar senhas fortes, usando símbolos, letras – maiúsculas e minúsculas – e números.

Caso você tenha dificuldades para lembrar das senhas, anote-as em um papel e guarde-o em um local seguro.

Criar e Lembrar Senhas Fortes

2. Permissões de apps

Ao instalar um aplicativo em seu smartphone, você precisa concordar com as solicitações de permissão para que o programa rode normalmente. Porém, com o passar do tempo acabamos esquecendo quais acessos foram concedidos.

Portanto, verifique as configurações de segurança dos seus aplicativos e desative as opções que tenham permissões suspeitas. Como um app de delivery com acesso a sua galeria, por exemplo.

3. Apague dados de contas antigas

A cada login criado, existem mais chances de seus dados serem expostos na web. Ao abrir uma conta nova é necessário fornecer informações sigilosas e pessoais, aumentando o risco de ter sua privacidade invadida.

Procure apagar fotos, e-mails, contatos e endereços de contas antigas, e desative perfis de redes sociais que você não usa mais.

4. Compartilhe poucas informações

Compartilhar seu dia a dia nas redes sociais pode ser legal, porém perigoso. Ao fazer isso, seus dados pessoais ficam mais expostos e ao alcance dos cibercriminosos.

Por esse motivo, evite divulgar muitas informações suas na internet e preze pela privacidade.

Privacidade Online - Antivírus Atualizado

5. Invista em um antivírus

Além dos passos acima, é fundamental investir no melhor antivírus para proteger seu computador contra vírus e ransomwares.

A Bitdefender mantém seus dados seguros, evitando ataques de phishing e demais fraudes. Com tecnologia avançada, o programa consegue detectar até as ameaças mais recentes, gerando um impacto mínimo no desempenho da sua máquina.

Use as inovações a seu favor e proteja seus dados na internet, preservando a sua privacidade e evitando que suas informações caiam nas mãos erradas.

E aí, já colocou alguma dessas dicas em prática para proteger a sua privacidade online? Conta pra gente nos comentários!


One thought on “Privacidade Online: 5 Dicas para Proteger seus Dados.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.