Atualmente é fundamental manter suas informações protegidas na internet. Conheça 5 dicas para preservar sua privacidade online e evitar ataques de cibercriminosos.
Atualmente, a internet está presente em praticamente todos os momentos do nosso dia, seja para verificar a previsão do tempo, pedir uma pizza, assistir um filme, pesquisar uma receita ou jogar casino online.
E nós ainda investimos horas consideráveis para a manutenção de nossas redes sociais, bate papo com amigos e muitos também usam a internet para trabalhar em home office.
Mas quem está nos protegendo enquanto navegamos na web? Como nossas informações podem ficar seguras da exposição virtual?
Manter seus dados em sigilo é uma tarefa difícil e que exige cuidado. Porém, com as ferramentas e estratégias certas você consegue preservar sua privacidade no mundo digital.
Pensando nisso, confira agora esta lista que preparamos com 5 coisas que você pode fazer para proteger suas informações pessoais:
1 – Crie senhas fortes e únicas
Usar a mesma senha para contas e dispositivos diferentes é um erro clássico dos internautas. Apesar da questão ser amplamente discutida na internet, é importante frisar que você deve escolher sempre códigos novos.
Para isso, evite combinações parecidas, datas comemorativas, nomes de familiares ou similares. Procure criar senhas fortes, usando símbolos, letras – maiúsculas e minúsculas – e números.
Caso você tenha dificuldades para lembrar das senhas, anote-as em um papel e guarde-o em um local seguro.
2 – Permissões de apps
Ao instalar um aplicativo em seu smartphone, você precisa concordar com as solicitações de permissão para que o programa rode normalmente. Porém, com o passar do tempo acabamos esquecendo quais acessos foram concedidos.
Portanto, verifique as configurações de segurança dos seus aplicativos e desative as opções que tenham permissões suspeitas. Como um app de delivery com acesso a sua galeria, por exemplo.
3 – Apague dados de contas antigas
A cada login criado, existem mais chances de seus dados serem expostos na web. Ao abrir uma conta nova é necessário fornecer informações sigilosas e pessoais, aumentando o risco de ter sua privacidade invadida.
Procure apagar fotos, e-mails, contatos e endereços de contas antigas, e desative perfis de redes sociais que você não usa mais.
4 – Compartilhe poucas informações
Compartilhar seu dia a dia nas redes sociais pode ser legal, porém perigoso. Ao fazer isso, seus dados pessoais ficam mais expostos e ao alcance dos cibercriminosos.
Por esse motivo, evite divulgar muitas informações suas na internet e preze pela privacidade.
5 – Invista em um antivírus
Além dos passos acima, é fundamental investir no melhor antivírus para proteger seu computador contra vírus e ransomwares.
A Bitdefender mantém seus dados seguros, evitando ataques de phishing e demais fraudes. Com tecnologia avançada, o programa consegue detectar até as ameaças mais recentes, gerando um impacto mínimo no desempenho da sua máquina.
Use as inovações a seu favor e proteja seus dados na internet, preservando a sua privacidade e evitando que suas informações caiam nas mãos erradas.
E aí, já colocou alguma dessas dicas em prática para proteger a sua privacidade online? Conta pra gente nos comentários!