Ataques Virtuais de outros países
Eletrônicos Segurança

Ataques Virtuais: Como Proteger seu PC contra Hackers de outros Países?

Os ataques virtuais estão cada vez mais sofisticados e ameaçadores, oferecendo graves riscos aos usuários. Mas, o que muitos internautas não sabem, é que o perigo pode vir de outros países, através de golpes envolvendo vírus e ransomwares.

Os cibercriminosos conseguem acessar suas informações de outras regiões do mundo, ampliando o alcance dos ataques.

Ou seja, seus dados podem cair nas mãos de um hacker mal intencionado que realiza suas operações na Rússia por exemplo, como é o caso do grupo intitulado DarkSide.

Então, vamos entender melhor como esses grupos operam e o que você pode fazer para proteger seu computador.

Confira!

Os Ataques Virtuais dos Hackers Mundiais

Os ataques do tipo ransomware colocam em risco a integridade das informações dos usuários, empresas e órgãos governamentais.

Atualmente, até mesmo as ONGs são alvo dos criminosos. O problema é grave e traz à tona as vulnerabilidades relacionadas à cibersegurança encontradas em sistemas, programas e plataformas digitais.

Emprego de Engenheiro de Segurança

O DarkSide, por exemplo, é um grupo russo que realiza ataques a diferentes corporações, inclusive, a grandes empresas dos Estados Unidos, como o caso da Colonial Pipeline. No começo deste ano, hackers mal intencionados invadiram o sistema e roubaram mais de 100 GB de dados da gigante do setor petrolífero.

O prejuízo teve reflexo até no preço do combustível, causando inúmeros transtornos. A fim de restabelecer a conexão e devolver o acesso para a empresa, os hackers exigiram uma quantia milionária como pagamento.

Em outro golpe, o mesmo grupo sequestrou as informações de uma editora da área de educação e ameaçou deletá-las se a mesma não pagasse o resgate, algo em torno de US$ 1,75 milhão.

Em alguns casos, os cibercriminosos se juntam a outros para realizar ataques ainda mais devastadores, gerando um clima de insegurança digital.

Com e-mails e arquivos maliciosos, eles conseguem invadir sistemas e roubar dados sigilosos de qualquer lugar do mundo, organizando ataques a empresas e governos que sejam contrários aos seus interesses.

Como Proteger seu Computador dos Ataques Virtuais

Com práticas simples porém eficientes de prevenção, é possível manter suas informações longe das ameaças online.

Evitar Golpes na internet

Para proteger o seu computador das ameaças virtuais:

  • Atualize o sistema operacional do dispositivo: dessa forma, os programas conseguem corrigir erros e falhas na segurança
  • Instale o melhor antivírus para computador em sua máquina: a BitDefender possui a solução ideal para impedir o acesso a seus dados, com proteção em tempo real contra vírus e ransomwares, prevenindo ataques de phishing e fraudes online.
  • Reforce suas senhas: é fundamental para garantir a integridade de suas informações. Utilize símbolos, letras maiúsculas e minúsculas, e crie combinações exclusivas e complexas para cada conta.

Essas foram algumas dicas que podem ajudar a proteger o seu computador contra ataques virtuais de outros países.

Portanto, fique atento e cuide o quanto antes das informações e dados do seu desktop.

Quer saber mais sobre como proteger seu computador contra as ameaças online? Deixe um comentário!


Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog Infotecblog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.