A Inteligência Artificial que joga poker
Games Internet

Inteligência Artificial: conheça cinco jogadores de poker 100% virtuais.

A Inteligência Artificial (IA) já faz parte da vida de cada um de nós. Tecnologia de IA é atualmente utilizada em serviços de compras online, pesquisas digitais, traduções e até mesmo infraestruturas.

No entanto, os avanços da IA estão apenas começando. Em 2021, a Google está trabalhando no desenvolvimento de um computador super-inteligente capaz de sonhar.

Do outro lado do mundo, na cidade de Londres, os cientistas da UCL estudam a possibilidade de utilizar IA para detetar câncer e outras doenças. Não há dúvidas de que essa fascinante tecnologia chegou para ficar. Mas você sabia que o poker desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da IA?

Para compreendermos melhor as origens da tecnologia IA, vale a pena conhecer cinco casos de jogadores de poker 100% virtuais que foram desenvolvidos por instituições como o Facebook ou a Carnegie Mellon. Mas primeiro, é importante questionar: porquê o poker?

Poker: Um jogo imprevisível e extremamente popular

O poker é um jogo perfeito para o estudo da IA na medida em que se trata de um sistema fechado e altamente imprevisível. Ao contrário de jogos como o xadrez ou a roleta, que também implicam uma componente matemática, o poker envolve uma grande dose de psicologia.

O trabalho de um bom jogador de poker passa não só por fazer a jogada certa, mas também por explorar as fragilidades e inseguranças de seus adversários. É um jogo extremamente complexo em que é impossível obter bons resultados jogando de forma puramente mecânica.

Constitui por isso o desafio perfeito para todos os cientistas, engenheiros e investigadores que estejam procurando criar um bom programa de IA.

Inteligência Artificial é jogador de Poker Virtual

Para além disso, o poker é um dos jogos mais populares de todo o mundo. O poker online tem vindo a conquistar cada vez mais fãs dentro e fora do Brasil, sendo que já representa um indústria de mais de 59 biliões de dólares.

O poker está também no centro de uma vibrante comunidade de jogadores profissionais que competem entre si em torneios internacionais de alta parada.

Por ser um jogo maioritariamente disputado no mundo digital, o poker é também extremamente recetivo à inclusão de programas de computador cuja inteligência pode ser testada de forma rápida e segura contra jogadores reais de todo o mundo.

Cefeu

O Cepheus é o primeiro jogador de poker 100% virtual que temos para si, e se trata igualmente do primeiro alguma vez desenvolvido.

O programa foi criado por um grupo de investigadores da Universidade do Alberta, no Canadá, e os seus primeiros resultados foram publicados na revista Science a Janeiro de 2015.

O programa utilizava uma estratégia conhecida como o equilíbrio de Nash para jogar, mas o seu desempenho na mesa de jogo ficou bastante abaixo das expetativas: afinal, o Cepheus só foi capaz de vencer 0.0009 rondas por jogo.

Claudico

O Claudico foi um dos primeiros jogadores de poker virtuais a ser testado contra jogadores de verdade. Desenvolvido por Tuomas Sandholm, um professor de Carnegie Mellon (onde foram produzidos os melhores computadores de poker).

O Claudico teve uma boa performance frente a profissionais do poker como Bjorn Li e Doug Polk. No final, no entanto, os seus adversários deixaram críticas ao conservadorismo do computador.

Ainda que o Claudico fosse capaz de fazer algumas boas jogadas, o programa de IA apostava sempre de forma muito segura e perdia várias boas oportunidades para rentabilizar seus raises.

Libratus

O Libratus é o “irmão mais velho” do Claudico e um dos melhores programas de IA de poker do mundo. Demorou mais de 15 milhões de horas a ser criado, mas o esforço valeu a pena: em 2017, o Libratus teve a oportunidade de jogar contra jogadores reais e os seus resultados foram surpreendentes.

Enquanto que o Cepheus vencia apenas 0.0009 rondas por jogo, o Libratus se sagrou vencedor em 14.7! No final de mais de 10 dias de teste, o Libratus venceu cinco jogadores de poker de verdade de forma avassaladora, sendo que nenhum de seus adversários foi capaz de terminar com um resultado positivo.

Inteligência Artificial ajuda jogar Poker Online.png

Estrela polar

Também desenvolvido pela Universidade do Alberta, o Polaris demorou 16 anos a ser criado. O Polaris não chegou a ser testado frente a jogadores profissionais, mas obteve bons resultados num torneio contra sete jogadores reais que foi disputado na cidade de Las Vegas. Tal como o Caludico, o Polaris também utilizava uma estratégia inspirada pela noção do equilíbrio de Nash.

Pluribus

Vamos terminar com o jogador de poker virtual mais famoso do mundo, não fosse ele um projeto conjunto do Facebook e de Carnegie Mellon. Ao contrário de outros bots de poker, o Pluribus utiliza tecnologia de machine learning para continuar a se tornar mais forte e aumentar suas chances de vencer na mesa de jogo.

Se vencer o Libratus já era difícil, o que dizer do Pluribus? O veterano do poker Chris Ferguson teve a oportunidade de jogar contra o super-computador e o considerou um adversário “muito difícil.”

A jornalista Daniela Hernandez, do Wall Street Journal, referiu que o Pluribus é uma máquina especialista num atributo essencialmente humano: o de enganar os seus oponentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.