Alex vira treinador do sub-20 do São Paulo
Atualidades Noticias

Por onde anda Alex, ídolo do Palmeiras e Cruzeiro?

Para muitos dos apreciadores do futebol brasileiro, o grande camisa número 10 da década passada foi Alex. Craque absoluto, não vestiu a camisa da seleção por muito tempo, não chegou a ir à Copa do Mundo e nem nada do tipo.

No entanto, por onde passou, foi simplesmente avassalador e inesquecível. Mas, afinal de contas, por onde anda Alex, ídolo do Palmeiras e do Cruzeiro?

Alex se aposentou em 2014, aos 36 anos de idade, depois de quase 20 anos de carreira consolidada. O último time pelo qual ele atuou foi justamente um em que ele foi ídolo. Mas não o Cruzeiro ou o Palmeiras, foi o Coritiba: sua primeira equipe, onde jogou entre os anos de 1995 e 1997. 

Na época em que anunciou que ia pendurar as chuteiras de vez, Alex tinha propostas para jogar na Major League Soccer, a principal liga de futebol dos Estados Unidos.

No entanto, decidiu encerrar a carreira no clube que lhe deu a primeira oportunidade no profissional – e fez isso, inclusive, com bons números.

Passados quase uma década da sua aposentadoria, por onde anda Alex, o camisa 10 que muitos times queriam ter nos anos 2000?

Alex vira treinador do sub-20 do São Paulo

Dentro de campo, Alex era conhecido não apenas pela sua habilidade singular com a bola como, também, pela inteligência.

Era um dos meias mais inteligentes do futebol brasileiro, tanto em termos de construção de jogo quanto de noção técnica, de fato. Além disso, era um verdadeiro líder – e isso ficou claro por onde passou, do Coritiba à Raposa e ao Verdão. 

Alex jogando no Palmeiras

Sendo assim, já era esperado que, quando pendurasse as chuteiras, Alex iniciasse uma carreira como treinador – e assim o fez.

Em 2021, ele foi anunciado como treinador da equipe sub-20 do São Paulo, de onde, inclusive, são revelados grandes jogadores do futebol brasileiro – uma das bases tradicionalmente mais fortes do país. 

Craque dentro de campo, o jogador conseguiu se destacar também na área técnica. Em seu primeiro ano como treinador do sub-20 do São Paulo, ele conseguiu acumular 29 vitórias, dez empates e somente nove derrotas em 48 partidas disputadas.

Números excelentes para quem, até então, nunca tinha assumido uma equipe – ainda que de base.

O saldo de gols também é bastante positivo para Alex enquanto treinador: nesses 48 jogos, o Tricolor Paulista marcou 109 gols e sofreu somente 48.

No entanto, não acabou levando nenhum título para casa: caiu nas quartas no Campeonato Paulista, perdeu a final do Brasileiro para o Inter e saiu fora na semifinal da Copinha. 

Apesar de ter total confiança da diretoria, Alex já anunciou: não continuará mais no São Paulo ao fim do seu contrato, que se encerra ainda neste ano. Sendo assim, surgem as perguntas: qual será o futuro de Alex?

Alex quer treinar um time profissional

O ídolo do Cruzeiro, Palmeiras, Coritiba e Fenerbahçe já avisou que quer deixar o sub-20 do Tricolor Paulista para assumir um clube profissional.

Antes de fechar com o São Paulo, ele já havia recebido propostas para ser o técnico do Avaí, de Santa Catarina, mas na época acabou recusando. 

Desde que deu o depoimento que iria deixar o clube, no entanto, nenhuma proposta concreta foi efetivada ao treinador.

Alex jogando no Coritiba

Há quem diga, no entanto, que existe a possibilidade dele assumir o comando do próprio São Paulo, caso Rogério Ceni não seja mais efetivo enquanto técnico do clube – mas são apenas boatos.

O que se sabe, no entanto, é que Alex foi um daqueles jogadores únicos dentro do futebol brasileiro. Tanto dentro do Palmeiras quanto do Cruzeiro, Coritiba e do próprio Fenerbahçe mostrou ser a chave mestra de todas as equipes, aquele ponto que precisa estar bem para que toda engrenagem de fato funcione. 

Sendo assim, é de expectativa do amante do futebol ver Alex, daqui há algum tempo, treinando um grande clube de futebol do Brasil. Seja o Verdão, a Raposa ou o próprio Leão da Ilha, o Avaí – o que, para muitos, interessa, é ver como o ex-jogador poderá se sair no comando de um time profissional.

Relembre os números da carreira de Alex

Nada melhor do que mostrar que Alex era um verdadeiro craque de bola do que mostrar os seus números, tanto de títulos quanto de gols e assistências.

O jogador já ganhou Libertadores, Copa América (duas vezes), Copa Mercosul, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil (duas vezes), Copa Itália, Campeonato Turco, Campeonato Mineiro, Torneio Rio-São Paulo e por aí vai.

Alex jogando no Fenerbahçe

No Coritiba, ele começa a carreira em 1995 e, em 1997, desponta marcando 15 gols em 24 jogos – números excelentes para um meia.

Naquele mesmo ano ele foi contratado pelo Palmeiras onde, em seus primeiros anos, marcou pouco mais de 40 gols – dados ainda muito bons para a posição. O auge da carreira do Alex foi, sem sombra de dúvida, no ano de 2003, quando ganhou a tríplice coroa com o Cruzeiro.

Naquela temporada, ele disputou 61 jogos e marcou nada mais nada menos do que 38 gols. Anos depois, acabou indo para o Fenerbahçe da Turquia, onde construiu uma verdadeira dinastia e, de quebra, se tornou o ídolo máximo da torcida – com direito a estátua no estádio e tudo.

Advertisement

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.