Atualidades Internet

Saiba como e para que o brasileiro mais acessam a internet?

Segundo pesquisas recentes, o Brasil é o 4º país que mais acessa a internet no mundo, ficando atrás apenas da China, Estados Unidos e Japão.

O número de brasileiros conectados a rede mundial de computadores tem crescido ano após ano, isso se deve ao significativo aumento da renda da população e da entrada de milhões de brasileiros
para a classe média.

Essa transformação, reflete principalmente no aumento das vendas de computadores, tablets e celulares com acesso a internet. Quando falamos de acesso à internet por meio de Smartphones o Brasil é um dos lideres nesse segmento, em fevereiro de 2013 alcançou a marca de 65,7 milhões de conexões desse tipo.

Apesar da infraestrutura ainda ser precária e o preço da internet banda larga muito alto comparados aos padrões dos países desenvolvidos, o Brasil vem avançando nessa área.

Devido as realizações de grandes eventos esportivos, como a copa do mundo e as as olimpíadas, o país vem investindo alguns bilhões para melhorar os gargalos existentes e deixar algum legado para a população quando esses eventos acabarem.


Redes Sociais

Cerca de 65 milhões de brasileiros utilizam as redes sociais, isso equivale aproximadamente um terço da população, com destaque para o Facebook, que detêm 84% desses usuários.

A segunda posição nesse ranking é do twitter, com 24% do tráfego. Após virar febre no Brasil como rede social e ser um dos sites mais acessados no pais, o orkut perdeu a liderança para o Facebook, não demorou muito para ser ultrapassado também pelo twitter e hoje ocupa a 3ª posição na preferência dos internautas de redes sociais e caiu para a 17ª posição na lista dos sites mais acessados do Brasil.

O Linkedin, rede social voltado para atividades profissionais, cresceu bastante no país nos últimos anos, e hoje ocupa a 4ª posição, seguida do Tumblr e do Google +.


E-mail

Apesar do avanço assustador das redes sociais, que além de outras coisas é possível trocar mensagens em tempo real, os serviços de e-mails vem crescendo anualmente.

Um dos provedores de e-mails mais utilizados pelos brasileiros é Hotmail, seguido pelo Gmail, YahooMail, UolMail, IGMail, TerraE-Mail e GloboMail.

No mundo, assim como no Brasil, 8 em cada 10 e-mails enviados são spams. O órgão que gerencia a internet no Brasil (Comitê Gestor da Internet) vem adotando medidas para conter o aumento no envio desse tipo de e-mail, que além de indesejados, congestionam o trafego de dados na internet.


Lojas Virtuais

Esse é dos seguimentos que mais tem crescido no Brasil, para se ter uma ideia em 2012 o avanço foi de 25% em relação ao ano anterior.

O que também chama a atenção é o número de internautas que passaram a acessar esses serviços por meios de dispositivos móveis, chegando a 600 mil pessoas dispostas a aderirem à essa transformação no e-commerce brasileiro.

Os sites de lojas virtuais mais acessados no Brasil são: Americanas, Submarino, Netshoes, Ponto Frio, Magazine Luíza, Extra, Compra Fácil, Casas Bahia, Walmart, Saraiva.


Ensino Online

De acordo com um levantamento feito pelo HSBC Global, Research, aproximadamente 12% dos alunos matriculados em um curso particular de nível superior utilizam o método EAD (Educação a Distância).

A expectativa é que em 2022, o total de alunos nesse segmento chegue a 1,2 milhões.

Devido a flexibilidade e um investimento financeiro menor, esse segmento de ensino tem crescido 90% ao ano, e vem despertando o interesse de muitos universitários.


Internet Banking

A Febraban divulgou uma pesquisa que é realizada todo ano, onde avalia a satisfação dos usuários com as opções de atendimento oferecidas pelos bancos e constatou que o internet banking é o canal de acesso preferido dos brasileiros para realizar transações bancárias.

O crescimento do acesso nesse tipo de canal, foi de 11% alcançando 42 milhões de contas correntes que realizam algum tipo transação pela internet.

Os bancos com mais acessos pelo Internet Banking são: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú e Bradesco.

Se você gostou deixe um comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.