Excel facilita sua vida - A magia do excel na sua vida
Software Utilitários

A magia do excel na sua vida

O Excel é um dos programas mais funcionais que existem na atualidade e pode te ajudar muito no seu cotidiano.


Novos programas e aplicativos são lançados praticamente todos os dias. Porém, alguns deles fazem parte do nosso cotidiano há bastante tempo, já que são muito utilizados principalmente no trabalho.

Um deles é o Excel, cuja primeira versão é datada do ano de 1982, quando ainda era chamado de Multiplan e surgiu para combater o Visicalc, programa que foi originalmente desenvolvido em 1978, para o computador Apple II.

É claro que nesses 35 anos (30, se formos contar apenas o período em que ele já se chamava Excel), o programa recebeu uma série de atualizações e implementações que fizeram com que ele chegasse ao patamar que ocupa hoje.

Muito além de ser utilizado apenas para trabalho ou estudos, o Excel pode ser um verdadeiro parceiro para o seu dia a dia, com funções que vão muito além do que você já tenha imaginado ou parado para pensar.

A melhor parte dessa história é que seu uso é super simples e você já começará a sentir sua magia dentro de poucos minutos ou, no máximo, algumas horinhas!


◊ Para que eu posso usar o excel em minha vida?

Assim que se fala sobre esse programa, é muito provável que você pense em planilhas de controle de estoque e de organização de projetos no seu trabalho, que parecem extraordinárias de tão complexas.

Porém, a verdade é que as funções do Excel vão muito além dessas que foram citadas e seu uso é bem mais simples do que pode parecer, ainda mais hoje em dia, que a informação está a apenas alguns cliques de distância.

Depois de conferir algumas das possibilidades que esse programa te oferece, nós temos certeza de que você mudará bastante a ideia que tem sobre ele!


◊ Organização pessoal

Hoje em dia, é muito importante ter uma agenda para não se esquecer de nenhum dos compromissos do dia a dia, seja aquela reunião importante no trabalho ou ter que passar no mercado para comprar a merenda das crianças.

Exatamente pelo fato de os dias estarem cada vez mais corridos, é comum se esquecer de alguns detalhes na rotina, que podem trazer problemas sérios, desde um atraso até uma crítica no trabalho por parte de um de seus superiores.

Para evitar ao máximo esse tipo de situação, o melhor a se fazer é anotar, mas não com papel e caneta, já que é muito fácil perder um bilhete ou post-it e blocos de anotações e agendas ocupam muito espaço nas suas coisas.

Com tudo isso, fica claro que o mais simples a se fazer é montar uma planilha de organização, onde você pode colocar tudo o que precisa para não se esquecer nem de um mínimo detalhe.

Montar essa planilha é muito simples: basta separar as quatro primeiras colunas e nomear cada uma delas com data, horário, descrição e observações. Se você precisar de outras informações, é só usar mais células.

Depois de montar a planilha, basta baixar o aplicativo do Excel, que está disponível para Android, iOS e Windows Phone, e acompanhar todas as tarefas em tempo real. Assim que tiver concluído alguma, é só preencher a coluna com a cor verde e pronto!

Excel facilita sua vida


◊ Controle de gastos

Quem nunca viu a fatura do cartão de crédito e não fez a mínima ideia de como ela chegou a esse valor tão alto, que atire a primeira pedra.

Brincadeiras à parte, um dos principais motivos que levam a problemas financeiros é não controlar os gastos. Por isso, muitas pessoas se enrolam em dívidas, que se transformam em bolas de neve e tornam a situação cada vez mais insustentável.

Como você já pode imaginar, o Excel também pode te ajudar bastante nessa organização, desde que você faça a sua parte, que é simplesmente anotar quais foram os gastos do mês.

Para isso, é bem simples: crie uma planilha e nomeie as quatro primeiras células com data, compra, tipo (crédito, débito, dinheiro) e valor. Assim, sempre que fizer uma compra, atualize os dados e valores e tenha tudo à sua mão.

Fazer a fórmula do total de gastos também é bem prático: escolha uma célula que fique na parte de cima da planilha, digite o comando =SOMA( e arraste o mouse da primeira à última célula da coluna de valores. Depois, basta apertar o enter.

A maior vantagem disso é que os gastos serão atualizados em tempo real, para que o controle seja feito da forma mais prática possível. Assim, será possível saber exatamente quanto você gasta e, por consequência, se controlar melhor.

Essa planilha também pode ser compartilhada com os outros membros da família, para que todos os gastos fiquem centralizados no mesmo lugar. Nesse caso, uma boa ideia é criar mais uma célula chamada “nome”, e cada um que fizer uma compra anota o seu nome no respectivo campo.


◊ Planilhas gerais

Todo tipo de planilha pode (e deve!) ser feita com o auxílio do Excel, desde o faturamento de uma floricultura até a organização de projetos de uma empresa de engenharia civil ou o controle de retirada e devolução de uma biblioteca.

Não importa qual seja o segmento, dados sempre são dados, e eles devem ser organizados da melhor maneira possível para que nada se perca durante o processo. As funcionalidades do Excel se mostram mais do que satisfatórias nessas ocasiões.

Como não há um limite de linhas e colunas (na verdade, o máximo é de 1.048.576 linhas e 16.384 colunas, mas dificilmente você usará tudo isso), você pode fazer tudo o que quiser, seja para pequena, média ou grande escala.

A facilidade com a qual os dados podem ser localizados (Ctrl ou Command + F) e ordenados (clique com o botão direito no nome da coluna ou da célula) torna seu uso ainda mais simples. Por isso, deixe os cadernos de lado e conte com a ajuda da tecnologia!


◊ Elaboração de gráficos

Criar um gráfico manualmente é um processo bem trabalhoso, que quase nunca ficará perfeito, já que erros de escala são muito mais comuns quando o processo é feito à mão. Felizmente, o Excel também pode quebrar esse galho.

A opção de gráficos disponibilizada pelo programa permite que sejam criados gráficos de colunas, barras, área, superfície, em formato de pizza, rosca, de bolhas e até mesmo de ações, ou seja, com certeza você encontrará aquele que é ideal para o que precisa.

Além disso, todo o processo de criação dos gráficos é feito de forma automatizada: caberá a você apenas escolher os dados, o tipo de gráfico e personalizá-lo de acordo com o que preferir.

Sejam quais forem as opções escolhidas, com certeza o procedimento será super simples e você poderá criar gráficos bem completos em pouco tempo, para exibir dados e informações com o auxílio de imagens, o que aumenta bem mais sua compreensão.


◊ Seja um mago do excel!

Essas são apenas algumas das milhares de funcionalidades que o Excel disponibiliza, capazes de ajudar todas as pessoas, sejam quais forem as suas necessidades. Somado a isso, a facilidade do software o torna extremamente acessível.

Pode ser que as primeiras vezes que você utilizar o programa para essas tarefas sejam um pouco complicadas, o que é natural, já que será um processo de adaptação, mas depois de pouco tempo você já dominará bem a ferramenta.

Além disso, você nem precisa sofrer para conhecer tudo o que precisa saber sobre o Excel, já que os cursos online são excelentes oportunidades de aprender a debulhar esse programa sem nem precisar sair de casa. Então, mãos à obra, ou  melhor, às planilhas!

Luis Carlos Sá
Formado em Análise de Sistemas, blogueiro e um apaixonado por tecnologia.
http://www.infotecblog.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.