Neste artigo, TuneUp mostra suas recomendações de configurações avançadas para conseguir aumentar os frames por segundo em um Gamer PC.
TuneUp empresa dedicada à fabricação de software de otimização de PCs, continua revelando neste artigo os resultados obtidos nos testes realizados em seu laboratório, focados nas formas mais eficientes de aumentar o desempenho de um PC de jogos, sejam eles laptops de porte baixo ou médio, ultrabooks, tablets ou netbooks antigos.
Após a primeira parte das 11 formas para aumentar o desempenho de um PC de jogos, chegou a hora das recomendações de configuração avançada para se obter aqueles frames por segundo a mais que fazem falta para jogar os games mais atuais do mercado em um PC de jogos.
1. Desativar SuperFetch e Prefetch
Tanto SuperFetch quanto Prefetch aceleram o tempo de inicialização do Windows e dos aplicativos instalados. No entanto, para jogos, se detectou um rebaixamento no tempo de carregamento e na atividade em segundo plano quando estas 2 funcionalidades estão desativadas.
Por esta razão, TuneUp recomenda a todos os gamers a desativarem estas funcionalidades.
Para realizar este procedimento, deve-se acessar o Painel de Controle, Sistema e Segurança, abrir as ferramentas Administrativas e selecionar “Serviços”.
Na lista, procurar “SuperFetch”, clicar duas vezes nesta opção e escolher “Desabilitado”. Logo, deve-se ir ao painel de pesquisa, ou desde o botão iniciar do Windows 7, e escrever “regedit”. Apertar o Enter e navegar até:“HKEY_LOCAL_MACHINESYSTEMCurrentControlSetControles sion_ManagerMemory_ManagementPrefetchParameters”. Clicar duas vezes em “EnablePrefetcher” e mudar o valor a “0” para desativar a função.
Anteriormente foi mencionado como TuneUp Program Deactivator pode desativar o carregamento desnecessário de aplicativos em segundo plano e melhorar o desempenho do PC.
No entanto, alguns aplicativos com inicialização automática ainda permanecem. A maioria destes são carregados pelo Windows e por alguns aplicativos de outros fabricantes que TuneUp Program Deactivator não detecta.
A boa notícia é que TuneUp Startup Manager pode detectar todos os programas que são executados automaticamente e que podem devorar os recursos do sistema na hora de jogar.
Esta ferramenta mostra quais programas podem ser desativados com segurança. Eis aqui alguns passos simples para que funcione:
* Uma vez que o TuneUp Utilities 2013 esteja aberto, deve-se ir a “Otimizar sistema“, e selecionar Desativar programas com inicialização automática.
* Na seguinte aba, encontrará uma lista de todos os programas que se executam em cada inicialização do Windows.
* TuneUp StartUp Manager é capaz de identificar milhares de elementos comuns e populares de inicialização automática, e informar se estes são desnecessários, como por exemplo o Adobe Reader Quick Launch, ou necessários como Windows Defender.
No painel da esquerda, é possível ver uma descrição da maioria dos programas com inicialização automática, onde dirá exatamente por que cada um está ali e o que faz. Ainda que TuneUp StartUp Manager não fosse capaz de encontrar uma descrição de um elemento, ele dá a opção de pesquisar no Google ou Bing.
3. Desfragmentar ou fazer um TRIM no disco
Em consequência disso, existe uma perda significativa de desempenho, principalmente nos aplicativos multimídia, já que o disco rígido primeiro deve recolher todas estas porções com a finalidade de processar o arquivo por completo.
Os aplicativos multimídia e seus arquivos geralmente ocupam vários GBs, portanto, é vital poder ler todos estes arquivos de forma contínua para um desempenho otimizado.
É possível desfragmentar o disco utilizando a ferramenta do Windows que está no Painel de Controle, Sistema e Segurança, na seção Ferramentas Administrativas.
Os jogos requerem o melhor desempenho possível da CPU. Com a Otimização em Tempo Real de
TuneUp, integrada no TuneUp Utilities 2013, pode-se assegurar um melhor desempenho multimídia.
Se um programa que se está sendo executado em segundo plano consome recursos da CPU acima do normal, este programa freiará os jogos com os que se está trabalhando ativamente.
Desta forma, TuneUp Otimização em Tempo Real detecta os programas e processos em segundo plano que consomem muitos recursos da CPU e designa-lhes uma prioridade mais baixa, para que os programas que estão sendo usados ativamente voltem a funcionar mais rápido.
E, se for um programa recorrente, mostra uma mensagem ao usuário solicitando a desativação do processo, para que somente consuma recursos quando for realmente necessário.
A Otimização em Tempo Real fica ativada de forma automática e funciona silenciosamente em segundo plano, ao apenas instalarTuneUp Utilities 2013.