Recuperar arquivos excluídos de vários dispositivos - Aprenda a recuperar arquivos apagados dos seus dispositivos.
Software Utilitários

Aprenda a recuperar arquivos apagados dos seus dispositivos.

Diariamente lidamos com vários arquivos digitais – fotos, videos, documentos em PDF, word etc.. esses documentos geralmente ficam armazenados em algum dispositivo que costumamos utilizar, seja ele computador, pendrive ou Smartphone.

Atualmente existem vários serviços de armazenamento em nuvem, mas mesmo assim muitos usuários ainda optam por guardar os seus arquivos em dispositivos físicos, isso trás uma sensação maior de segurança e facilidade durante o uso.

Salvar arquivos em um pendrive, HD ou Cartão de memória oferece muitas facilidades para os usuários, como poder levar os seus arquivos facilmente para qualquer lugar. Mas e se ocorrer algum erro no disco? Calma, mesmo assim ainda é possível recuperar cartão de memoria e outros dispositivos e ter seus arquivos de volta.

Talvez o único problema de manter arquivos salvos em um local físico, é a possibilidade de ocorrer algum erro no disco, ou mesmo o usuário apagar os arquivos acidentalmente, o que impossibilita o sistema de acessa-los.

Quando você exclui um arquivo do computador, vai direto para a lixeira, onde ele pode ser facilmente restaurado, isso também ocorre em dispositivos móveis, desde que a sua configuração esteja definida dessa forma.

Na verdade quando enviamos um arquivo para a lixeira, não estamos excluindo o arquivo na pratica, apenas estamos movendo esse arquivo para uma outra pasta, mas todos os dados que estão salvos na lixeira ficam inacessíveis pelo sistema até que sejam recuperados ou enviados para outro diretório do disco.

Recuperar arquivos excluídos - Windows e Mac

» E o que acontece quando os arquivos da lixeira são deletados?

Aqui surge a maioria das dúvidas dos usuários. A primeira coisa que precisamos saber é a seguinte:

A lixeira do Windows por exemplo, armazena os arquivos por tempo determinado, ou seja os dados enviados para a lixeira não ficam lá para “sempre”. Por padrão a lixeira é configurada para deletar arquivos que estão há muito tempo por lá.

Então se você deletou os arquivos da lixeira acidentalmente ou o sistema “se desfez” dos arquivos, mesmo assim ainda existe uma grande possibilidade de recuperar os seus dados apagados.

Essa possibilidade é real, porque quando o usuário deleta um arquivo do dispositivo, o sistema operacional “interpreta” a seguinte informação: Este espaço do disco pode ser usado, se necessário“.

Na pratica é excluída apenas a referência daquele arquivo, que o torna invisível para o sistema, sendo impossível acessa-lo, mas o mesmo continua exatamente no diretório onde estava salvo.

Mas apesar do arquivo ainda existir, o espaço que era ocupado por ele é informado pelo sistema como vazio, isso quer dizer que em algum momento esse “espaço vazio” será ocupado por outro arquivo.

É possível por exemplo recuperar fotos apagadas desde que outras imagens ou arquivos não tenham sidos gravados justamente no espaço que a foto apagada estava ocupando.

Por isso a necessidade de recuperar os dados o mais rápido possível, pois se demorar muito tempo as chances de recuperação são quase nulas. Nesse momento é que entram as ferramentas que prometem recuperar arquivos deletados do computador.

Essas ferramentas atuam justamente nessa etapa do processo, o software mapeia o caminho dos arquivos deletados e faz todo o processo inverso – do final até o começo – é como se a ferramenta buscasse o arquivo em um determinado local do disco e trouxesse de volta para o uso.

Existem no mercado vários softwares de recuperação de dados, que prometem trazer os seus arquivos de volta. Já testei alguns desses programas, e realmente a maioria cumpri com excelência a sua função.

Hoje vou apresentar para vocês o Recoverit, um software para recuperar arquivos muito eficiente e com várias funções que auxiliam na recuperação de mais de 550 formatos de arquivos em qualquer dispositivo.


» Conhecendo a Ferramenta

O Recoverit é um software desenvolvido pela conceituada empresa Wondershare, que atua principalmente na recuperação de dados em todos os dispositivos, com versões para Windows, Mac, Android e iOS.

A cada nova versão o software apresenta novas funções e aprimora o uso da ferramenta para o usuário desfrutar de um visual mais clean e poder recuperar os seus dados de forma simples e acessível.

O Recoverit é uma ferramenta indicada para uso doméstico e comercial. Apresenta um algorítimo mais avançado que permite uma análise maior das estruturas de dados e assim permite obter uma elevada taxa de recuperação.


» Recuperando seus arquivos apagados

Embora o software ofereça uma variedade de métodos de recuperação diferentes, este tutorial ensina como executar uma recuperação completa. Observe também que o tutorial para Mac e Windows é o mesmo, portanto, não importa qual versão você está executando, você terá que seguir o mesmo passo a passo.

1º Passo:  Após efetuar o download e instalar o software no seu dispositivo, abra o programa, aparacerá a tela inicial, que mostra os principais comandos e funções que dará inicio ao processo de recuperação.

recoverit recuperar arquivos apagados

2º Passo :  Como nossa análise é baseada na recuperação total, basta clicar no botão “All – Around Recovery” para prosseguir para a próxima etapa.

3º Passo: Nesta etapa você precisa escolher a unidade que deseja recuperar os dados. Como você pode observar na imagem abaixo, é possível executar a recuperação em praticamente qualquer unidade que desejar, isso também inclui recuperação de unidade flash USB. Selecione a unidade que deseja e clique em Start (Iniciar).

Recuperar arquivos apagados

4º Passo:  A opção “All-Around Recovery”consiste em uma varredura profunda, o que significa que examinará cada espaço do seu computador e localizará todos os arquivos possíveis.

Essa opção é interessante se você tiver muitos arquivos que deseja recuperar ou se não tiver certeza do que está tentando recuperar. Quando o processo estiver concluído, todos os arquivos serão apresentados a você.

Arquivos recuperados pelo Recoverit

5º Passo: Nesta etapa, todo o processo de análise da recuperação já vai estar concluída, a partir daqui é possível pré-visualizar os arquivos que você pretende recuperar.

Para encontrar mais facilmente os dados, você pode navegar no menu lateral e selecionar os formatos de arquivos que pretende visualizar. Se a sua intenção é recuperar arquivos de fotos e imagens, selecione as opções JPG, PNG, GIF por exemplo.

Após marcar todos os dados que você pretende recuperar basta selecionar um diretório para salvar os seus arquivos e clicar em “Recover” (Recuperar).

Nota: É extremamente recomendado que você não salve os arquivos no mesmo disco rígido em que foram apagados.

Recuperar arquivos excluídos

» Considerações Finais

Ao final do processo de recuperação é bem provável que você tenha todos os arquivos de volta e sem danos. Como você deve ter percebido a utilização do software Recoverit é simples e muito eficiente. A ferramenta chega a impressionantes 96% de sucesso na recuperados dos dados.

Seguindo poucas etapas é possível trazer de volta o seus arquivos apagados através dessa ferramenta que se mostrou muito eficiente em nossos testes.

Sendo assim, chegamos a conclusão que o software de recuperação de dados Recoverit é uma das ferramentas que trazem o melhor custo/beneficio do mercado.

Apresenta uma interface limpa e muito simples, possui funções que são muito úteis no diagnostico da recuperação, além da rapidez e precisão com que o software executa todo o processo.

O Recoverit possui uma versão gratuita que é baseada nas mesma características da versão paga, permite usar todas as funções e o seu nível excelência é igualmente parecido.

É você caro leitor, já utilizou o Recoverit para recuperar arquivos? quais são os seus comentários em relação ao desempenho da ferramenta?

Luis Carlos Sá
Formado em Análise de Sistemas, blogueiro e um apaixonado por tecnologia.
http://www.infotecblog.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.