Para ser um especialista em Mac é importante saber alguns segredos do Mac que nem todo o usuário desse tipo de dispositivo sabe.
As vantagens de saber esses segredos é que você pode usá-los para ser muito mais produtivo em seu dia a dia.
Entretanto, eles também podem permitir que você auxilie outros usuários do Mac que também enfrentam esse tipo de problema.
Conheça a seguir algumas dicas que ensinarão alguns segredos do Mac e ajudarão a usá-lo da maneira mais otimizada e de uma maneira diferenciada.
Recuperar arquivos substituídos
A primeira dica para que você se torne um especialista em Mac é conhecer a possibilidade de recuperar arquivos que foram substituídos.
Pois, eventualmente, você pode salvar rapidamente um de seus arquivos com o mesmo nome de outro arquivo que já existia. Isso faz com que o arquivo anterior seja descartado, e o novo seja salvado por cima do anterior.

Porém, caso você se arrependa e queira acessar a versão anterior do seu arquivo, não se preocupe. Afinal, isso é possível no Mac.
Para usar esse recurso basta clicar em Finder e depois abrir o Time Machine em sua Dock. Você poderá voltar para versões anteriores da sua pasta selecionando as setas no canto direito da tela.
Clique em Restaurar para escolher a tela da sua preferência e ela será restaurada.
Recuperar arquivos apagados
Eventualmente você pode apagar alguns arquivos que não gostaria de ter apagado. Isso inclui esvaziar a sua lixeira com o arquivo que estava dentro dela.
Em um primeiro momento pode parecer que você não terá outra saída a não ser criar o documento novamente.

Mas existem aplicativos de backup que salvam versões anteriores de seus arquivos, permitindo que você os recupere.
O Disk Drill é o aplicativo ideal para permitir que você recupere arquivos apagados em seu Mac. O uso dele é bastante intuitivo e simples.
Basta abrir o aplicativo para que ele mostre versões anteriores que foram salvas enquanto você tomava decisões de remoção que se arrependeria depois.
Acessar arquivos ocultos
O Mac oferece o recurso de arquivos ocultos. Esse tipo de recurso garante que alguns de seus arquivos não estejam visíveis.
Mas como acessá-los? Simples, em seu Finder abra a pasta de nome Macintosh HD. Depois é só clicar em Command + Shift + ponto. Uma nova tela aparecerá cheia de seus arquivos que haviam sido ocultos.

Você poderá até mesmo remover esse recurso acessando a área de arquivos ocultos usando outros aplicativos de terceiros.
Essa gestão pode garantir que você não tenha nenhum de seus documentos ocultados, principalmente contra a sua vontade.
Liberar mais memória em seu Mac
A otimização do seu Mac garante que ele opere com o máximo de eficiência. Para isso, é importante que você efetue limpezas periódicas em seu dispositivo.
E uma das limpezas que você pode fazer é em sua memória. Pois ela processa diversos dados enquanto você usa o seu dispositivo.

Para fazer a liberação da memória em seu Mac basta abrir o Monitor de Atividade do seu dispositivo. Na tela do monitor de atividade basta clicar em qualquer app que faça bastante uso da memória do seu dispositivo.
Depois é só clicar no X para que ele seja removido e mais memória seja liberada em seu dispositivo.
Proteja os seus arquivos com senha
A proteção de seus dados nunca é demais. Pois você certamente não quer que outras pessoas tenham acesso aos seus documentos com modelos de e-mail e outros dados sem que você concorde com isso.
E o Mac conta com um recurso interessante para ajudar que você mantenha os seus documentos mais protegidos. Basta definir uma senha para o seu arquivo ou pastas.
Para definir uma senha para qualquer arquivo ou pasta em seu Mac basta abrir a pasta Aplicativos e depois acessar Utilitários.

Clique então em Utilitários de Disco e selecione Arquivo>Nova>Imagem de Disco da Pasta. Escolha a pasta que você quer proteger com senha e clique em Imagem.
Você poderá proteger a sua pasta ou arquivo usando diferentes níveis de criptografia. Selecione o mais adequado e clique em Salvar.
Você deverá então definir uma senha para a pasta ou arquivo e clicar em OK. Isso gerará uma senha para a sua pasta ou arquivo e fará com que você tenha mais proteção em seus documentos.
Exercite a sua sabedoria
Agora que você já conhece os principais segredos do Mac e ainda aprendeu algumas dicas de expert é hora de colocá-las em prática.
Teste o seu conhecimento usando o seu Mac e, posteriormente, ajude os seus amigos ou ofereça mais assistência para os seus clientes usando essas dicas que compartilhamos.
Isso fará com que a sua experiência com seu Mac seja ainda mais interessante.