automação de marketing
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Automação de marketing: como pode ajudar uma empresa?

O marketing digital está diretamente relacionado com a automação de marketing, e é praticamente impossível falar de um sem pensar no outro.

Automatizar as campanhas de marketing nada mais é do que usar recursos tecnológicos que ajudam a simplificar processos, de modo que eles se tornem mais eficazes e escaláveis.

Isso é importante porque o público na internet é muito grande e é o marketing que ajuda a atrair as pessoas, mantê-las informadas, convertê-las e fidelizadas quando finalmente já são clientes.

Mas, todo esse processo de atrair, informar, converter e fidelizar envolve uma série de estratégias que precisam ser trabalhadas com primazia para que o investimento tenha um bom retorno e realmente valha a pena.

Tentar fazer tudo manualmente é um erro grave, sendo praticamente impossível conseguir, mesmo que a equipe de marketing seja grande.

o que é automação de marketing

As ferramentas de automação são indispensáveis, e sem elas, fica muito difícil atingir potenciais clientes e personalizar as ações.

Para esclarecer um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos explicar o que é automação de marketing, suas diferenças mais importantes, como implantá-lo e seus benefícios.

O que é automação de marketing?

Automação de marketing nada mais é do que o uso de ferramentas tecnológicas que automatizam as ações e processos, tendo como objetivo melhorar a eficiência e a escalabilidade, além de estabelecer um relacionamento personalizado com os leads.

Diversas ações automatizadas, por meio de tecnologias, são consideradas automação, e dentre os principais exemplos estão:

  • Automação de e-mail;
  • Agendamento de postagens;
  • Chatbots;
  • Redes sociais.

Interações automatizadas nas redes sociais de recursos que permitem seguir várias contas em pouco tempo não são ações recomendadas, porém, também são formas de automação.

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Mas, quando uma empresa de remoção de resíduo investe em automação de marketing, não faz isso de maneira pontual, na verdade, trata-se de algo contínuo e que funciona por meio de workflows.

Essa prática pode ser usada para diferentes estratégias e está diretamente alinhada ao inbound marketing. 

Seu principal propósito é automatizar o gerenciamento de leads no funil de vendas, até que eles estejam prontos para comprar.

Mas, depois que o potencial cliente realiza uma compra, a automação também ajuda a retê-lo e estimula recomendações.

Principais diferenças da automação

A automação de marketing costuma ser confundida com automação de e-mail marketing. Mesmo sendo um processo muito aplicado nessa estratégia, essas práticas não são iguais.

A automação de marketing trata de um conjunto de interações entre a empresa e o público, enquanto o e-mail trata apenas de envios pontuais.

O processo de automação de uma loja de pedra para construção preço por metro é desencadeada por ações do usuário que dispara uma mensagem para os contatos em determinado momento, enquanto o e-mail marketing é configurado manualmente.

Além disso, as métricas de automação trazem uma visão completa sobre o desempenho do funil, enquanto o e-mail marketing é avaliado por métricas, como taxa de abertura, taxa de cliques, entre outros.

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A automação é algo abrangente, ou seja, está relacionada a todo o processo de marketing trabalhado ao longo do funil, mesmo que também englobe os disparos de e-mail.

Ela também costuma ser confundida com o CRM, que nada mais é do que uma ferramenta usada para administrar o relacionamento com o cliente.

O objetivo da automação de marketing é atrair, converter e nutrir os leads, enquanto as ferramentas de CRM acompanham, organizam e registram as interações para que a empresa possa criar abordagens personalizadas.

Mas, mesmo atuando em áreas diferentes, esses dois conceitos são muito próximos, e é justamente, por isso, que a automação de marketing pode ser integrada a uma ferramenta de CRM.

Como fazer automação de marketing?

Antes de mostrar como implementar automação de marketing, é importante dizer que o negócio deve começar com o básico, portanto, automatizando fluxos simples essenciais. O passo a passo para a automação é:

Planejar

A primeira coisa que uma empresa de jateamento com granalha de aço inox deve fazer é planejar, depois de nada adianta criar fluxos sem objetivos definidos ou estratégias que não se sustentam.

Pense nos objetivos da automação, que pode ser automatizar ações, escalar as vendas ou evitar tarefas manuais. Também é crucial definir quais ações serão automatizadas e os produtos que a empresa deseja vender.

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O planejamento também inclui definir a persona, uma vez que ela representa as pessoas com quem a marca vai se comunicar ao longo do funil de vendas.

Qualificar os contatos

Não basta apenas ter uma lista de e-mails, uma vez que é fundamental qualificar os contatos, de acordo com sua localização, interesses e outras informações pertinentes.

A automação depende de dados qualificados para segmentar os envios e fazer com que as pessoas se interessem pelos conteúdos.

Nesse sentido, um fabricante de churrasqueira giratória profissional precisa definir os dados que vai coletar sobre os leads. Para ter acesso a essas informações, envie e-mails para as pessoas e utilize formulários de contato.

Reproduzir conteúdos

O blog da organização precisa ter uma base de conteúdos, antes de começar a automatizá-lo. Esses materiais são importantes para atrair visitantes, aprofundar o conhecimento dos leads e construir os fluxos.

Entretanto, não se deve criar conteúdos aleatórios, visto que a empresa precisa considerar a jornada de compra e produzir materiais que respondam às dúvidas e necessidades de cada etapa do funil.

Escolher uma ferramenta

Tendo os pilares e a base da estratégia, chegou o internalizar as opções e ferramentas de automação disponíveis no mercado.

É fundamental ter uma visão geral sobre a estratégia e saber em que momento o negócio se encontra para fazer uma boa escolha.

Assim que contratar a ferramenta, empresas de vigilâncias armadas precisam treinar sua equipe para que todos se familiarizem com a plataforma e sejam capazes de explorar seus recursos.

Benefícios da automação de marketing

Agora que você já sabe como implementar a automação de marketing, conheça alguns dos principais benefícios dessa estratégia.

Um deles é o aumento da eficiência no funil de vendas, melhorando o rendimento do processo e ajudando a corporação a alcançar os resultados que pretende.

A eficiência no funil melhora porque otimiza o tempo da equipe, favorece o relacionamento com o cliente, aborda os lados no momento certo e ajuda as pessoas a evoluírem automaticamente, sem a necessidade de esforços manuais.

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Como resultado, a marca consegue gerar mais vendas e aproveitar melhor seus recursos. A produtividade da equipe também aumenta consideravelmente, visto que não é necessário monitorar cada ação de cada lead ao longo de todo o funil.

Ao criar um e-mail, uma empresa de portarias remotas consegue replicá-lo para milhares de potenciais clientes. Ao passo que os envios são automáticos, a equipe de marketing se dedica a assuntos que precisam de mais pessoalidade.

Quando as atividades da equipe estão concentradas em um sistema, todos terão acesso aos dados e informações em um único lugar.

Por meio da automação, tanto a equipe de marketing quanto os vendedores conseguem acompanhar o que está sendo feito pela ferramenta, recebem alertas sobre suas tarefas, conseguem acompanhar a evolução dos leads e avaliam o desempenho da estratégia.

A partir do momento em que esses recursos cuidam de todo o trabalho, as chances de erro também são muito menores.

Uma empresa de locação de plataformas telescópicas não vai se esquecer de mandar e-mails, poderá acompanhar a evolução dos leads no funil e saberá quando eles passaram para outra etapa.

É um erro dizer que a tecnologia é totalmente isenta de falhas, uma vez que várias se tu ações podem prejudicá-la, como problemas com a internet, servidor sobrecarregado ou até mesmo uma pane no computador.

Diante dessas possibilidades, mesmo que seja possível automatizar as tarefas, é fundamental acompanhar a ferramenta de perto.

Outro benefício é que o custo de aquisição de clientes também diminui. Conhecido como CAC, esse indicador mostra quanto a empresa precisa investir para conquistar um cliente.

Por meio de uma ferramenta de automação, esse custo fica mais baixo, tendo em vista que o mesmo processo será replicado para diferentes clientes.

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Por fim, um fabricante de peças para retroescavadeira case pode aumentar o ticket médio, uma vez que essas ferramentas amadurecem a decisão de compra ao longo do funil, estreitam a relação e tornam as escolhas mais conscientes.

Em outras palavras, os consumidores se sentirão mais dispostos a investir nas soluções oferecidas porque compreendem o valor que elas trazem.

Considerações finais

Investir em automação de marketing é fundamental para tornar as estratégias mais assertivas e melhorar o retorno sobre os investimentos.

Existem várias ferramentas que podem ser usadas nesse processo, mas elas só trarão os resultados esperados se a organização souber implementar essa prática do jeito certo, por meio das dicas que você viu aqui.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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