inteligência artificial tem ética e sentimentos
Atualidades Segurança

Saiba como funciona a ética da inteligência artificial

A ética da inteligência artificial é algo que o mercado, as empresas e todos os envolvidos nesse processo precisam discutir para evitar que a tecnologia seja usava de forma equivocada, maliciosa ou preconceituosa.


O conceito de inteligência artificial é importante porque ela permitirá que os negócios se modernizem e também que as empresas acompanhem as tendências atuais do setor.

Atualmente, a IA é considerada uma das tecnologias mais disruptivas, podendo alterar completamente a forma como uma empresa opera. Tanto que a expectativa de lucro até o ano de 2030 é superior a trilhões de dólares.

É um recurso que tem um enorme potencial para as empresas, independentemente de seu campo de atuação. Isso porque ultrapassa a automação mecânica e envolve processos cognitivos.

Potencializam a capacidade de aprendizado, com isso, a inteligência artificial é capaz de realizar tarefas repetitivas, inúmeras e manuais que interferem na análise e na tomada de decisões no dia a dia dos profissionais.

É bom discutir isso porque muitos acreditam que esse recurso tecnológico irá suplantar o trabalho humano como em fábricas de etiqueta de papel kraft, mas, na verdade, os profissionais assumirão tarefas mais complexas que a tecnologia não pode realizar.

Outros aspectos que devem ser considerados são o conceito de IA, qual a ética da inteligência artificial e entender a finalidade de assuntos como a segurança cibernética.

Qual o conceito de inteligência artificial?

A inteligência artificial nada mais é do que um conjunto de tecnologias que imitam as habilidades humanas, como redes neurais, algoritmos e sistemas de aprendizagem.

Um exemplo da capacidade humana relacionada à inteligência é a capacidade de raciocinar, perceber o ambiente e fazer inferências para tomar decisões. A inteligência artificial é a capacidade dos recursos tecnológicos de realizar tarefas humanas.

como funciona a inteligência artificial

Ao utilizar essa tecnologia regularmente, um fabricante de bateria 60 dependerá de máquinas que aprendem por conta própria; como resultado, os sistemas de aprendizado analisaram os dados.

É assim que os recursos aumentam seus conhecimentos e facilitam o dia a dia das organizações. No entanto, a inteligência artificial também é uma disciplina científica e seu objetivo é desenvolver, estudar e utilizar máquinas.

Eles são empregados em empreendimentos humanos sem supervisão humana direta e são capazes de funcionar devido à associação entre:

  • Inteligência artificial;
  • Robótica;
  • Machine Learning;
  • Reconhecimento de voz e visão.

Sendo assim, com estes recursos a disposição, até mesmo um veterinário 24hrs poderá usufruir das vantagens que a IA tem a oferecer, afinal, aumentar a produtividade e reduzir processos repetitivos é o ponto forte dessa tecnologia.

No entanto, com todos esses recursos e benefícios que a inteligência artificial traz, ainda existem alguns pontos que precisam ser tratados, como a segurança e ética dessa tecnologia.

Como funciona a ética da inteligência artificial?

A inteligência artificial requer dados para funcionar, já que não tem consciência de si mesma. Ela baseia-se nas informações que recebe e, a partir delas, aprende. Este é o conceito de Machine Learning.

A questão é que quando se trata de questões éticas, a IA só consegue distinguir o certo do errado com base nas informações que recebe. Sozinha, ela não tem capacidade de definir rótulos.

como funciona a ética da inteligência artificial

Além disso, a tecnologia carece de conhecimento de si mesma, e não possui capacidade de empatia, o que é essencial para a ética.

A maneira como a IA é treinada depende inteiramente do desenvolvedor. Se o desenvolvedor tiver intenções maliciosas, a máquina será treinada para aderir a esses padrões, e nesse caso a ética da inteligência artificial estará comprometida.

Atuação da IA na segurança cibernética

Emprega aprendizado de máquina e aprendizado profundo para analisar e entender o comportamento da rede, procurando padrões e tendências, a tecnologia descobre lacunas que podem se tornar vulnerabilidades de segurança.

O poder da inteligência artificial e do Big Data combinados facilita a manipulação e análise de um grande volume de dados, o que facilita a detecção de ameaças com mais rapidez.

A IA é capaz de analisar dados, o que é útil para identificar as táticas dos cibercriminosos. Mesmo que os hackers alterem seus métodos, alguns aspectos permanecem os mesmos, o que torna crítica a importância da IA ​​na resposta rápida a incidentes.

Benefícios da IA e segurança cibernética

A IA engloba tecnologias que analisam, aprendem e agem com base em dados, tenta replicar a inteligência humana com base em algoritmos que buscam padrões e utilizam esse processo para fazer previsões e identificar tendências.

Como o campo da cibersegurança já se tornou difícil para a equipe de segurança de TI, técnicas e ferramentas especializadas e inteligentes ganharam destaque para lidar com as vulnerabilidades que ocorrem no dia a dia.

segurança da informação

Em empresas que trabalham com outsourcing de impressão, o risco de ataques cibernéticos pode ser um fator determinante para colocar as operações em risco, portanto, é preciso ter garantia que tudo estará seguro.

A maioria das violações de segurança é causada por erro humano, o risco será menor, isso é possível devido ao uso de IA para treinar máquinas que imitam o comportamento humano, o que reduz a frequência de erros que levam a invasão de segurança.

E esse risco de invasão não é limitado somente às empresas que atuam diretamente com a tecnologia, também englobam negócios como clínicas veterinárias que realizam homeopatia para cães ansiosos.

Isso porque, de uma forma ou de outra, todo negócio hoje em dia está conectado à internet e qualquer tipo de compartilhamento de dados pode ocasionar ataques que prejudicam as operações do negócio.

Como resultado, a inteligência artificial deve ser capaz de analisar informações que vêm de diferentes locais, reconhecer ameaças e tomar as ações mais eficazes para responder a um incidente de forma automática.

Dessa forma, uma companhia que atua com limpeza e impermeabilização de telhados pode ter o site e banco de dados de seu negócio muito mais seguros, reduzindo drasticamente o risco de ataques que possam prejudicar toda a estrutura do negócio.

Ciberataques, ataques DDoS, violação de dados e a expansão do trabalho remoto e híbrido são fatores considerados que levaram as empresas a priorizar a segurança cibernética e a adoção de soluções avançadas.

Afinal, as pessoas mal intencionadas podem realizar pesquisas online para descobrir os sites mais vulneráveis e com brechas fáceis de entrar para realizar os ataques citados acima.

Então, quando alguém pesquisa por auto escola próximo de mim, por exemplo, deve se certificar que o site que acessar é seguro antes de passar qualquer informação relevante para também não correr o risco de suas informações serem usadas.

Detectar vulnerabilidades ou comportamentos suspeitos em sistemas é uma das tarefas mais difíceis para os profissionais de cibersegurança.

ética da IA

Ao incorporar recursos de inteligência artificial ao sistema de segurança, torna-se mais simples tomar as medidas adequadas para prevenir ataques. Com o sistema como um todo, a equipe de TI recebe informações sobre o comportamento atual do sistema.

Além disso, alguns outros benefícios muito interessantes ajudam os profissionais de TI a protegerem as informações e estrutura das empresas. Estes são:

Detecção de ameaças recentes

Mesmo que os hackers alterem suas táticas, a IA pode reconhecer o comportamento anormal da rede e agir para alertar a equipe de segurança.

Com isso, uma distribuidora de bateria de nobreak em moto pode garantir que a estrutura de seu banco de dados esteja mais protegida e não possa receber ataques que visem prejudicar o negócio ou obter informações de clientes e outros dados importantes.

Bloquear bots

No entanto, alguns bots têm o potencial de causar danos aos sistemas da empresa. A inteligência artificial pode ser empregada para identificar padrões de tráfego e evitar atividades fraudulentas.

O software pode distinguir bots legítimos, como rastreadores de mecanismos de pesquisa, de maliciosos, o que é proibido e assim proteger os sites de acessos que não são reais.

Proteger endpoints

Com a expansão do trabalho remoto e a adoção de dispositivos móveis para trabalho, o número de endpoints aumentou drasticamente, o que torna necessária a proteção desses dispositivos.

Como pode reconhecer padrões de comportamento, um sistema de proteção de endpoint baseado em IA é mais hábil em detectar comportamentos suspeitos.

Considerações finais

A tecnologia faz parte do dia a dia das empresas, isso beneficia negócios de todos os portes e em qualquer mercado.

Uma das funcionalidades mais discutidas atualmente é a inteligência artificial, isso pode beneficiar a empresa de várias formas.

inteligência artificial aliada da educação especial

O gerente de TI só precisa entender como ele funciona e qual seria a maneira mais eficaz de utilizá-lo para ter acesso a todos os benefícios e comodidades que ele oferece.

Por fim, é imprescindível avaliar tudo o que essas novas tecnologias têm a oferecer de modo a maximizar os resultados da empresa em todas as áreas, seja em informação, comunicação ou segurança de dados.

A inteligência artificial só tende a ser melhorada com o passar dos anos e as empresas que escolhem se adaptar agora sairão na frente dos concorrentes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Fonte das imagens: https://br.depositphotos.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.