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Varejo e tecnologia: mudanças na forma que compramos

Investir em tecnologia no varejo é muito importante para que o negócio possa continuar se destacando agora e no futuro. O mercado está crescendo rapidamente e é essencial identificar o que o negócio precisa.

Com isso, pode funcionar de maneira otimizada e ainda vai melhorar a experiência do consumidor. As empresas também precisam conhecer as novidades porque assim podem ter olhar estratégico na hora de elaborar ideias.

A combinação entre a qualidade dos produtos e serviços, com preços justos, praticidade e ferramentas tecnológicas consegue aumentar os lucros e fazer com que o negócio se torne referência naquilo que faz.

A tecnologia veio para facilitar a vida em muitos aspectos, tanto das pessoas quanto das organizações, mas no caso das marcas, ela é essencial para melhorar os processos internos e deixar os clientes mais satisfeitos.

Existe uma grande gama de possibilidades tecnológicas e sua maior vantagem é o fato de que essas ferramentas podem ser escolhidas de acordo com as necessidades da empresa.

No caso do varejo, o gestor precisa conhecer as principais tecnologias, de que modo elas melhoram a experiência do consumidor em lojas físicas e virtuais, e quais são os desafios na hora de implementar as soluções tecnológicas.

Principais tecnologias para o varejo

Existem diversos recursos tecnológicos que estão transformando o varejo e entre os que mais se destacam estão:

  • Inteligência artificial;
  • Blockchain;
  • Realidade aumentada;
  • Soluções em nuvem.

Os varejistas enfrentam como maior desafio saber usar os dados dos consumidores de maneira eficiente, mas podem contar com a inteligência artificial para automatizar processos de trabalho e fazer bom uso dos recursos disponíveis.

vantagens da inteligência artificial para e-commerce

Para uma loja de compactador manual de solo, é uma forma de ter visão estratégica sobre sua área de atuação. Outros negócios podem usar a inteligência artificial na gestão de estoque para diminuir riscos de produtos faltantes ou problemas com data de validade.

Contabilizar essas informações é essencial e elas precisam ser atualizadas em tempo real, visto que isso ajuda a identificar os níveis ideais de produtos e fazer investimentos mais certeiros.

O blockchain é uma tecnologia que promete mudar muitas coisas no varejo, visto que se trata de um registro distribuído que procura na descentralização uma forma de aumentar a segurança e a confiança dos dados.

Por meio dele, a empresa melhora a segurança do armazenamento de dados do público nos sistemas de cadastro e vendas.

O processo é composto por informações distribuídas que ajudam a criar um sistema sigiloso para se conectar com fornecedores, compradores e outros stakeholders do negócio, sem vazar informações internas.

O blockchain também pode ser usado para evitar falsificações de produtos, por exemplo, ao desenvolver um rótulo garrafa personalizado, além de poder rastrear os bens comercializados pela companhia.

Quanto à realidade aumentada, é um recurso que combina o mundo virtual com o mundo real, muito usado para melhorar o tempo de compra e criar engajamento entre marcas e consumidores.

O recurso pode ser usado por meio de softwares e dispositivos que capturam os códigos e projetam informações no ambiente físico.

Quando a organização usa esses benefícios, a experiência oferecida aos clientes é muito mais lúdica, pois mesmo que a pessoa vá até a loja física, a internet continua presente em sua decisão de compra.

Integrar a realidade aumentada aos produtos vendidos na loja física transforma o ponto de vendas em um espaço que traz mais autonomia para os clientes e com informações facilitadas.

Por fim, as soluções em nuvem são recursos muito comentados hoje em dia e fazem toda a diferença para o varejo porque possibilita o compartilhamento de informações com a equipe em tempo real.

As alterações também podem ser realizadas de qualquer lugar, e até mesmo os empreendedores que não são muito ligados na internet terão facilidades para usar o armazenamento em nuvem e vão precisar dela na gestão do empreendimento.

Para um fabricante de bateria moura 70amp, é uma forma de aumentar o desejo de compra em qualquer canal que a marca utilize.

Impactos da tecnologia na experiência do cliente

Existem várias tecnologias que podem ser usadas para melhorar a experiência do consumidor, tanto em lojas físicas quanto em lojas virtuais.

Uma delas é a internet das coisas, um recurso usado para criar conexões entre a internet e objetos usados no dia a dia. Nas empresas de varejo, essa tecnologia melhora a jornada de compra por conta do volume de dados disponíveis.

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Os consumidores terão uma experiência de compra personalizada que antes não era possível, incluindo personalização e informações que vão ajudá-los em suas decisões.

O chatbot é uma opção que começou a ser usada por muitas empresas, e nada mais são do que robôs programados para interagir com os clientes e simular uma conversa humana nos canais da marca, usando para isso a inteligência artificial.

No site de uma gráfica rápida cartão de visita, esclarece todas as dúvidas dos consumidores, facilita o processo de compra e ainda oferece uma experiência mais agradável para quem procura interações rápidas.

No varejo, é muito útil para esclarecer dúvidas sobre os produtos, formas de pagamentos e outras dúvidas muito comuns que partem dos clientes.

Por ser uma tecnologia simples e inteligente, pode ser aplicada no chat online do site institucional, nas redes sociais ou até em aplicativos de mensagens instantâneas.

A crise de saúde pública vivenciada pelo planeta em 2020 e 2021 trouxe muitas mudanças em relação ao varejo, e mesmo trazendo algumas dificuldades, também gerou várias oportunidades.

O comportamento de compra mudou e com isso surgiram práticas de pagamento mais modernas e que conquistaram as pessoas.

Hoje em dia, o cliente pode pagar pela instalação de iluminação para beira de piscina com o pix, cartão de débito por aproximação, cartão de crédito por aproximação, carteira digital, entre outras possibilidades.

Essa variação nas formas de pagamento veio para ficar e é a tecnologia que possibilita que o consumidor possa escolher maneiras mais interessantes e livres de pagar suas compras.

Desafios das soluções tecnológicas para o varejo

Embora os recursos tecnológicos tenham trazido muitas facilidades e vantagens para o varejo e seu público-alvo, muitos empreendedores sentem dificuldades na hora de implementar as soluções tecnológicas.

Um dos principais desafios nesse sentido é a velocidade da transformação digital, ou seja, a velocidade com que as mudanças acontecem e a grande necessidade de inovação que existe atualmente.

Plataforma de comércio eletrônico

O fato é que as coisas novas passaram a fazer parte do dia a dia das pessoas, mas em pouco tempo elas ficam ultrapassadas e outras opções aparecem.

Um fabricante de válvula esfera 2 polegadas está sempre atento a isso porque pode acompanhar as mudanças que devem ser feitas em seu estabelecimento, e com isso ter mais oportunidades para conquistar clientes e vender.

Mas não é apenas a velocidade das mudanças que desafia os varejistas, visto que o quanto a equipe está qualificada e preparada também é sinal de alerta.

Para aproveitar os recursos tecnológicos, é necessário que todos os profissionais estejam familiarizados com eles, devidamente treinados e qualificados.

De acordo com um levantamento realizado, cerca de 85% dos entrevistados utilizam recursos tecnológicos para personalizar a visita dos clientes. Só que eles também precisam trabalhar a capacitação e a adaptação de seus vendedores.

É assim que eles vão conseguir atender e auxiliar durante o uso dos recursos digitais, sem falar no fato de que uma loja de peças para caminhão scanner também precisa preparar sua equipe por uma questão de segurança dos processos.

Também é muito importante contar com uma equipe de TI no varejo para atender demandas urgentes em relação às inovações e segurança.

Eles podem ser muito úteis na hora de treinar e qualificar os profissionais em larga escala, tanto aqueles que vão trabalhar diretamente com a tecnologia, quanto aqueles que se responsabilizam por sua implementação.

Adotar recursos tecnológicos não é tão simples quanto comprar um computador novo que será usado dentro da loja. O processo é mais extenso e depende de muito conhecimento e profissionais habilitados para sua implementação.

É dessa forma que uma loja de móveis para sala de jantar planejada moderna vai conseguir aproveitar todos os benefícios e extrair o potencial dos recursos tecnológicos, tanto no espaço físico quanto na plataforma virtual.

Considerações finais

A tecnologia está presente no dia a dia das empresas dos mais variados segmentos, aliás, ela faz parte da realidade de qualquer negócio e quem não acompanha essa necessidade corre o risco de ficar para trás.

O varejo pode aproveitar vários recursos para melhorar a experiência do cliente e mudar a maneira como as pessoas compram os produtos e serviços disponíveis no mercado.

São mudanças que acontecem para melhor, que aumentam a satisfação dos consumidores e que ajudam os negócios a atrair clientes e aumentar as vendas.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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