As tecnologias disponíveis para estacionamentos estão cada vez mais presente nos meios empresariais e está causando grandes mudanças no setor.
Cada vez mais a administração e operação dos estacionamentos são influenciadas pelas novas tecnologias e pela inovação, sendo que a modernização tornou-se uma demanda fundamental nesse segmento para elevar o faturamento e atender a crescente demanda.
O elevado número de carros nos centros urbanos exige soluções inteligentes e integradas para monitoramento dos estacionamentos e melhor capacidade de atendimento ao cliente. Saiba mais a seguir.
O que são estacionamentos inteligentes?
A ideia de estacionamentos inteligentes surgiu com a automação e modernização nessa área, usando tecnologias como Big Data e análise de dados para otimizar o serviço prestado e garantir mais qualidade administrativa e operacional.
Um exemplo é a automação de estacionamentos nas cancelas após a inserção do ticket quitado na máquina. Apesar de simples, essa tecnologia evita a ocorrência de fraudes e a necessidade de um profissional in loco.
Portanto, ao utilizar a inovação tecnológica na prestação dos serviços esses espaços são considerados estacionamentos inteligentes.
Quais as tecnologias empregadas nesses negócios?
Diversos processos estão sendo automatizados nos estacionamentos para facilitar a gestão e melhorar a experiência do cliente. Entre as tecnologias utilizadas estão os detectores e sensores de massa metálica, recolhedores de cartões de validação, softwares de gerenciamento, câmeras de vigilância e outros.
A tecnologia permite, por exemplo, o controle em tempo real do número de vagas disponíveis nos estacionamentos, a substituição de guichês de pagamento pelas máquinas de autoatendimento, monitoramento do tempo médio de permanência, painéis informativos sobre vagas disponíveis e localização, etc.
Entre as tendências está o uso de lâmpadas de sinalização para indicar quais vagas estão livres e ocupadas no local, reduzindo o estresse provocado no motorista pela dificuldade de encontrar uma vaga, diminuindo a necessidade de circulação dentro do estacionamento e melhorando a experiência do usuário.
Automação e tecnologias disponíveis para estacionamentos
Essas tecnologias são fáceis de serem aplicadas nas operações?
Muitas empresas de estacionamento veem esse cenário e identificam a necessidade de atualização para manterem-se competitivas, principalmente em locais de grande movimento, como shoppings, centros comerciais e empresariais, hipermercados, aeroportos e outros.
Para implantar essas tecnologias o mais adequado é contar com o auxílio de uma empresa especializada na gestão e administração de estacionamentos e que forneça os softwares e hardwares necessários para aplicar essas soluções nas operações.
A opção de desenvolver o processo de automação internamente pode ser bastante custoso, trabalhoso e pouco eficiente. No entanto, ao optar pela parceria com uma empresa especializada há muitas chances de sucesso, redução de custos e facilidade na implantação.
Como isso impacta o faturamento?
A opção pela automação dos estacionamentos, tornando-os inteligentes, garante maior eficiência administrativa, mais satisfação dos clientes e, consequentemente, maior faturamento, pois é possível reduzir custos com pessoal e melhorar a operação. Entre os benefícios podem ser destacados:
- Redução na ocorrência de fraudes no estacionamento;
- Otimização das decisões estratégicas;
- Disponibilidade de dados sobre o funcionamento do negócio;
- Escalabilidade, podendo atender mais clientes sem perder qualidade;
- Satisfação do cliente, resultando em um maior tempo de permanência.
As vantagens da aplicação da tecnologia no setor de estacionamentos, portanto, fazem com que o negócio torne-se mais lucrativo, mas também influencia a qualidade da prestação do serviço e gestão, apresentando ganhos no curto, médio e longo prazo.