Eletrônicos Hardware

Dicas para ter uma experiência de cinema em casa com Blu-ray

Curtir filmes em Blu-ray de alta definição em casa está ao alcance de todos. No entanto, possuir um monitor 4k e um disco Blu-ray não basta para reproduzir os vídeos.


A indústria cinematográfica evoluiu muito nas últimas décadas. A cada dia se utilizam efeitos especiais mais impressionantes e os filmes possuem maior riqueza de detalhes.

Além disso, as câmeras empregadas na gravação de filmes atualmente permitem captar imagens com resoluções altíssimas, oferecendo ao espectador um resultado final de excelente qualidade.

No entanto, até o surgimento dos discos Blu-ray, não existia uma mídia capaz de armazenar e reproduzir filmes em alta definição em casa. Apesar da crescente popularidade dos filmes em formato Blu-ray, muitos usuários que compram um filme neste formato se deparam com a impossibilidade de reproduzi-lo, mesmo que tenham um leitor de Blu-ray.

A solução é simples, basta utilizar um reprodutor de Blu-ray, como o Aiseesoft Blu-ray Player, que permitirá acessar o conteúdo do disco.


Blu-Ray: o paradigma da alta definição

Devido à sua grande capacidade de armazenamento, o disco Blu-ray se tornou popular entre os fãs de filmes em alta definição. O limite de armazenamento de dados do Blu-ray é muito superior ao de qualquer outro dispositivo físico.

Dependendo do número de capas de um disco, este pode armazenar de 20 GB até 500 GB de informação. Isso permite transportar e reproduzir filmes em alta definição, inclusive com a resolução 4K Ultra HD.

Com a evolução das telas e televisores em Ultra HD e até mesmo 3D, atualmente é possível curtir uma experiência audiovisual de excelente qualidade em casa.


Como reproduzir um disco Blu-ray?  

O Blu-ray é um tipo de disco óptico e sua aparência externa é idêntica à de um DVD. Por este motivo, muitos usuários tentam reproduzir discos Blu-ray em leitores de DVD e se dão conta que seus leitores ópticos não podem lê-los.

Ao contrário do laser dos leitores para CD e DVD, que é da cor vermelha, o laser dos leitores Blu-ray é azul, como indica seu nome. Por isso, para reproduzir filmes Blu-ray em casa é necessário um leitor específico para este tipo de disco.

Para reproduzir um filme Blu-ray em casa três elementos são necessários: o dispositivo leitor óptico, um software reprodutor como o Blu-ray Player de Aiseesoft e um dispositivo para a reprodução, como um computador ou um projetor.

A grande vantagem de um programa como o Aiseesoft Blu-ray Player é que este reproduz qualquer arquivo Blu-ray, independentemente de que seja um disco, pasta virtual ou arquivo de imagem ISO, garantindo que a reprodução do vídeo mantenha sua resolução original.


Filmes em Blu-ray


Critérios para escolher um reprodutor de Blu-Ray para PC  

Antes de partir para a compra de um reprodutor de Blu-ray vale a pena investir alguns minutos na comparação das prestações de cada produto. Estes são os critérios mais importantes na hora de escolher uma ferramenta.

· Formatos suportados
A pesar de que a primeira coisa que nos vem à mente é a reprodução do disco Blu-ray, também é importante que reproduza arquivos Blu-ray ISO e outros formatos de arquivos de vídeo, principalmente aqueles nos quais se distribuem filmes em 4K Ultra HD, como XAVC.

· Compatibilidade com seu sistema operacional:
Os usuários de Windows costumam prestar menos atenção a este detalhe. No entanto, muitos programas somente estão disponíveis para um sistema operacional específico. Se você tem um dispositivo Mac, pode recorrer a soluções específicas como o Blu-ray Player de Aiseesoft.

· Requisitos de armazenamento
Quanto espaço no disco rígido o programa requer? Também preste atenção na memória RAM recomendada e considere ampliá-la, se necessário, para facilitar uma reprodução mais fluída dos filmes.

· Reprodução off-line
Alguns reprodutores exigem conexão à Internet para reproduzir os vídeos, o que pode ser incômodo para muitos usuários. Para evitar dissabores relacionados com a conexão, se recomenda verificar previamente se o software funciona off-line sem restrições.

Para obter mais informação sobre o software reprodutor de Blu-Ray da Aiseesoft, visite o site oficial do Blu-Ray Player.

Se você gostou deixe um comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.