O mercado de construção ecológica cresce no Brasil ao longo dos anos, principalmente por causa da conscientização da população a respeito da importância da sustentabilidade.
Esse tipo de construção pode ser feita tanto em ambientes residenciais quanto comerciais, visando ajudar o meio ambiente.
Um dos materiais mais utilizados nesse tipo de construção é o tijolo ecológico. Ele pode ser facilmente produzido, bem como não causa grandes impactos no meio ambiente.
As vantagens de proteger a natureza são várias, principalmente quando pensamos que ela traz um retorno positivo para todos nós.
O que é uma construção ecológica?
O mercado de construção ecológica cresce no Brasil e, por isso, é necessário saber o que é uma construção ecológica.
Esse tipo de construção é realizado tanto em casas quanto em edifícios, visando harmonizá-los diante do meio ambiente que está ao redor da localidade.
De uma forma geral, as construções têm como principal objetivo, ao longo de toda a produção e depois da construção, reduzir todo e qualquer impacto que venha a afetar o meio ambiente.
Dessa forma, os resíduos produzidos em todo o processo são reduzidos, utilizando uma eficiência de materiais ecológicos como o tijolo sustentável.
Além disso, para que uma construção seja considerada ecológica, ela precisa, obrigatoriamente, utilizar materiais de confiança e, também, não causar qualquer agressão em relação à natureza.
A utilização de energia solar, de tijolos sustentáveis e do telhado verde são apenas alguns dos exemplos.
A aplicação do conceito de construção ecológica acabou surgindo no ano de 1970, pouco após o ocorrido na Crise do Petróleo.
Dessa maneira, foi necessário começar a amenizar a utilização de energia, bem como encontrar outras maneiras de utilizá-la de forma consciente e evitando um grande desperdício.
Como as construções ecológicas surgiram?
Levando em consideração que o mercado de construção ecológica cresce no Brasil, é importante dizer que apenas durante uma parte do século XX, a arquitetura bioclimática começou a ser pensada.
À época, as obras sempre acabavam tomando como base o clima, o ambiente e a natureza.
No entanto, ao longo do século XX, uma nova filosofia foi iniciada dentro da própria construção civil.
Isso fez com que muitas das diretrizes sustentáveis fossem perdidas, visto que as cidades começaram a crescer de maneira muito rápida, deixando de lado todo e qualquer cuidado que pudesse ser adotado em prol do meio ambiente.
À época, o impacto contra a natureza foi imenso e acabou fazendo com que muitos problemas ambientais começassem a surgir na vida dos brasileiros e de muitas outras pessoas ao redor do mundo.
Por isso, a partir da segunda metade do século, os conceitos começaram a ser revistos graças aos problemas gerados.
Por isso que o mercado de construção ecológica cresce no Brasil e apresenta resultados positivos.
Com os impactos gerados nos últimos anos, foi necessário levar em consideração a saúde do ser humano, bem como a qualidade de vida. Consequentemente, a arquitetura de casas e prédios precisou ser alterada.
Como elaborar um bom projeto?
É muito importante que os prédios e casas sustentáveis possam levar em consideração as características do conceito de sustentabilidade.
Uma das principais delas é o respeito para com o meio ambiente que está ao seu redor, bem como à comunidade e, também, aos recursos naturais disponibilizados na região.
Em casas que serão construídas levando em consideração os preceitos da sustentabilidade, é importante utilizar madeiras reflorestadas, que possuem um selo de certificação.
Os painéis fotovoltaicos e os tijolos ecológicos também fazem parte da mudança, trazendo bem-estar para os moradores e garantindo que seu dia a dia seja aceitável.
Tomando como base o fato de que o mercado de construção ecológica cresce no Brasil, busque por materiais sustentáveis.
Na maior parte dos casos, eles apresentam um bom preço, além de trazerem uma melhor ventilação e isolamento termoacústico para dentro do seu projeto, garantindo a segurança e agilidade da obra.
Crescimento do mercado no Brasil
No ano de 2020, os projetos que levavam em consideração a sustentabilidade dentro da construção civil acabaram apresentando um crescimento relevante de 25,7%, principalmente se levarmos em consideração o ano de 2019.
Sendo assim, essa tendência vem se repetindo, gerando uma maior conscientização para a população brasileira.
É muito importante que as construções sustentáveis sejam disseminadas, fazendo com que a população esteja mais ciente sobre os riscos que o meio ambiente corre.
Assim, será possível fazer alterações nos projetos de obra a tempo, o suficiente para que os impactos ambientais sejam reduzidos, pelo menos, na metade.
Dessa maneira, ao constatar que o mercado de construção ecológica cresce no Brasil, é importante começar a adaptar o seu projeto.
Com a implementação dos tijolos ecológicos, bem como com os diferentes materiais disponíveis no mercado, a obra ficará mais barata, será ágil e, ainda por cima, trará qualidade para o ambiente.