o que é RFID
Atualidades Utilitários

O que é RFID e como ele é utilizado na indústria

Saiba o que é RFID – Radio-frequency Identification – e como essa tecnologia pode ser usada em diversos segmentos do mercado, inclusive na indústria.


A tecnologia de identificação por radiofrequência, ou RFID (Radio-frequency Identification) tem se tornado cada vez mais presente em segmentos produtivos, principalmente o industrial. 

A justificativa para o crescimento e interesse por esse modelo de tecnologia está na elevação do padrão de identificação, custos mais baixos, maior confiabilidade e aumento nas taxas de adoção por diferentes setores internos.

Por isso, a tecnologia RFID está sendo empregada por diversos setores de negócios, como impressão de letreiro personalizado, entregando mais eficiência, precisão, produtividade e conectividade nas linhas de produção.

Na verdade, diferentes segmentos industriais têm utilizado a tecnologia RFID há um bom tempo. A maioria das empresas estão cientes dos benefícios que esse processo de identificação oferece para a cadeia de suprimentos. 

Dessa forma, é possível encontrar a tecnologia RFID em plantas industriais voltadas para fabricantes:

  • Automotivos;
  • Linhas têxteis;
  • Máquinas industriais;
  • Peças de reposição;
  • Produtos farmacêuticos.

Qualquer que seja a finalidade industrial, a integração do RFID nos processos de fabricação, além outros setores produtivos, elevam os benefícios. 

A presença do RFID na linha de produção

A aplicação de RFID no chão de fábrica, que é exatamente onde a produção industrial acontece, pode ser muito útil para a rotina de trabalho. 

Em muitos casos, a produção envolve procedimentos em condições ambientais adversas, como temperatura extrema, umidade, abrasão, e até mesmo a presença de produtos químicos e outros componentes prejudiciais à saúde humana.

Como usar RFID na indústria

Os sistemas de RFID podem suportar as mais diferentes condições ambientais extremas. Isso facilita o controle e monitoramento de operações recorrentes, como manutenção de maquinário de uma empresa de lacre adesivo personalizado e, assim, promove maior eficiência nos processos de fabricação.

As etiquetas RFID são produzidas a partir de três componentes específicos: um circuito integrado, uma antena e um substrato de aglutinação. 

Uma indústria de etiquetas não fabrica todos os três componentes de forma interna. Sendo assim, o circuito integrado é produzido por uma empresa de semicondutores, enquanto a antena é projetada e fabricada em uma linha de produção exclusiva de etiquetas. 

Essas etiquetas podem ser disponibilizadas em diferentes tamanhos e formatos, e até mesmo ser personalizada para uma aplicação específica. 

Dessa forma, as etiquetas podem armazenar um grande número de dados, e com as informações corretas, se ajustar na otimização de processos da produção industrial.

Para que o funcionamento do RFID seja adequado a uma linha de produção, guilhotina industrial, é necessário ter uma antena que recebe os sinais da etiqueta de identificação. 

Os condutores e semicondutores determinam em qual frequência a etiqueta opera. A identificação ocorre por causa da variação de design da antena interna, promovendo propriedades e comportamentos completamente diferentes. 

Assim, é possível encontrar etiquetas moldadas com antenas em bobina espiral, um dipolo único, dipolos duplos, sendo um perpendicular ao outro, ou um dipolo dobrado. Isso garante um campo elétrico com diferenças características da eletronegatividade. 

Por isso que a presença do sistema RFID em produções de linha de montagem, como na indústria automotiva, torna os processos de fabricação mais flexíveis e ágeis. 

Afinal, a tecnologia RFID pode ser aproveitada para monitorar equipamentos dentro do galpão industrial, etiquetando máquinas, transportadores, caminhões e empilhadeiras.

Outro benefício que vale destacar está no monitoramento em tempo real de matérias-primas e, com isso, leva a um planejamento mais eficiente dentro do processo produtivo.

Os prós e contras sobre a aplicação de RFID

O setor industrial é visionário e tende a aplicar processos como a automação para se beneficiar em diversos aspectos. 

Dessa forma, é possível observar linhas de produção simplificadas, rastreamento de produtos e coleta de dados de forma eficiente, com direcionamento para análises de logística e fluxo de produção. 

Pagamentos por aproximação - NFC e RFID

Um grande passo em direção à automação está relacionado à aplicação do sistema de RFID para o rastreamento de produtos durante todo o ciclo de vida, dispensando a necessidade de escaneamento de códigos de barras de forma individualizada. 

No entanto, é preciso levar em consideração que a tecnologia RFID presente nos processo de fabricação de uma empresa podem apresentar prós e contra que devem ser considerados.

  1. Prós de RFID na indústria 

A vantagem que mais se destaca em relação à tecnologia RFID dentro do ambiente industrial está na dispensa de uma linha de visão fixa para o escaneamento de objetos. 

Com isso, todo o processo de produção se torna mais eficiente e acelerado, reduzindo custos e aumentando até mesmo a segurança do trabalho e instalação do Solo grampeado verde.

A redução no número de digitalização para a contabilidade, a embalagem e o envio de pedidos é uma vantagem e tanto quando se trata de tecnologia RFID

Isso economiza tempo e dinheiro com custos voltados para a mão de obra. Além disso, reduz as chances de perder a contagem, pois a varredura é automatizada.

Outra vantagem está no rastreamento de produtos, sendo realizado de maneira concisa e ágil, eliminando a possibilidade de erro humano. 

Caso um produto seja removido de forma acidental, ou então enviado com pedido errado, ou mesmo um extravio, os sensores RFID podem rastrear e ajudar na identificação do erro de forma antecipada, reduzindo os impactos negativos.

Quanto à estrutura das etiquetas RFID, é importante ressaltar a durabilidade superior em comparação com os códigos de barra tradicionais. 

Isso significa que não há risco de condições climáticas, produtos químicos ou arranhões e rasuras que possam afetar a capacidade de leitura da etiqueta. 

Ainda sobre as vantagens da aplicação da tecnologia proporcionada pelas etiquetas RFID, pode-se destacar o rastreamento de dados de forma imediata. 

Pode ser um pacote pequeno, ou mesmo um veículo totalmente finalizado, as etiquetas RFID rastreiam o paradeiro e, assim, permitem realizar ajustes rápidos sobre o fluxo de trabalho. Assim, não é preciso aguardar a atualização do banco de dados tradicional.

  1. Contras do RFID na indústria

Assim como há profissionais do setor industrial que defendem e elogiam a aplicação de etiquetas RFID  para a captação de dados e a praticidade para o rastreamento simplificado, também há os detratores dessa tecnologia.

Entre as justificativas para evitar esse modelo de etiqueta está a vulnerabilidade quanto a ataques cibernéticos e de softwares. Além disso, há outras preocupações mais específicas.

Para os detratores, a etiqueta RFID é suscetível a vírus de software e violações de segurança. 

Esse medo se apresenta porque muitos chips não possuem medidas de segurança, causando preocupação com potencial roubo de informações pessoais e financeiras.

Os custos iniciais para a aplicação da tecnologia RFID na no ramo de guilhotina para cortar chapa, sem qualquer tipo de infraestrutura ou sistema centralizado, é outra justificativa que se mostra como desvantagem e, por isso, muitas pessoas se mostram contra.

Caso uma empresa tenha um sistema RFID instalado e otimizado para a própria empresa, ela pode ser completamente diferente do sistema utilizado por um fornecedor ou parceiro comercial. 

Isso impede que terceiros usem a tecnologia, o que leva a uma desconexão de rastreamento. Assim, acabam dependendo de códigos de barras para o rastreamento de remessas, desperdiçando tempo e recursos para acomodar diferentes processos.

Outro problema ocorre quando a etiqueta é danificada de forma permanente, impedindo o rastreamento. Isso pode levar a problemas de logística, erro nos cálculos de custo, ou até mesmo se tornarem perdidos caso um backup de digitalização não esteja em vigor. 

Por fim, uma desvantagem realmente significativa está na capacidade de leitura de etiquetas RFID por causa da proximidade de metais ou líquidos. Com isso, as informações podem ser perdidas de forma permanente.

Aplicações e exemplos do RFID na prática

Uma empresa de Spray drying pode utilizar a tecnologia RFID para o controle de estoque e rastreabilidade dos produtos. 

A redução de custos de substituição de um componente e o menor tempo de espera são benefícios que podem ser alcançados dentro do setor produtivo da indústria.

Tecnologia RFID

Os trabalhos de operadores de máquinas industriais estão em constante treinamento para utilizar a identificação de etiquetas RFID dentro do processo de fabricação, monitoramento e rastreamento contínuo de lotes específicos. 

Outra possibilidade de uso da etiqueta RFID está relacionada à indústria de portas de madeira preços para acompanhar o processo de fabricação de cada produto. 

Dessa forma, fica mais fácil identificar qualquer erro na linha de produção, e fazer a correção de maneira imediata, impedindo qualquer tipo de prejuízo quanto ao tempo e matéria-prima.

Os laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de produtos aplicam a tecnologia RFID dentro de salas completamente higienizadas e, assim, obtém total controle e melhoria de qualidade e eficiência no uso de equipamentos sensíveis. 

A verdade é que, quanto mais a tecnologia RFID evolui, novas soluções são empregadas dentro do setor industrial, qualquer que seja o segmento e finalidade empresarial.

Conclusão

A automação industrial é perceptível em todos os segmentos, e o rastreamento de dados está se tornando ainda mais importante para as empresas, mesmo quando se trata de uma empresa de projeto elétrico industrial e controle de estoque.

A exploração de todas as opções tecnológicas disponíveis para a produção e logística tende a crescer exponencialmente conforme o passar do tempo. 

A tecnologia presente em etiquetas RFID é um bom investimento para os negócios, sendo simples e pouco custosa, desde que atenda de forma coerente o ambiente produtivo, a segurança das rotas de transporte e o reforço junto a parcerias e fornecedores comerciais.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Advertisement

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.