como funciona a hiperautomação
Negócios Produtividade

O que é hiperautomação e como funciona?

A hiperautomação é uma tendência tecnológica para os próximos anos, algo que está além da mecanização de tarefas manuais repetitivas, passando para a automação de diversos processos empresariais por meio da combinação de RPA.

RPA é uma sigla para Automação de Processos Robóticos e que na hiperautomação atua junto com outras tecnologias avançadas, como a inteligência artificial e o machine learning.

O mundo vem se modernizando e se desenvolvendo desde a primeira revolução industrial que implementou a máquina a vapor, depois, veio a segunda revolução industrial que trouxe a eletricidade em um motor a combustão.

Já na terceira revolução industrial houve a digitalização e automação de processos, logo em seguida, a quarta revolução industrial surgiu com a robotização, internet das coisas e inteligência artificial.

Essas mudanças estão levando os países para a industrialização, tendo como objetivo recuperar a capacidade de produzir bens de consumo de maneira sustentável.

hiperautomação

Nesse cenário, a hiperautomação surge como uma das maiores tendências tecnológicas para os próximos anos.

Por essa razão, as organizações precisam entender seu conceito e funcionamento, a importância para os negócios, tendências para o futuro e conhecer alguns exemplos.

Conceito e funcionamento da hiperautomação

A hiperautomação é um conceito que pretende ampliar a automação dos processos internos das empresas, tais como:

  • Cadeias produtivas;
  • Fluxos de trabalho;
  • Processos de marketing;
  • Estratégias de vendas.

Isso será possível junto com a tecnologia artificial, machine learning, aprendizagem automática e automação de processos robóticos.

Com esses recursos, é possível automatizar praticamente qualquer tarefa e redescobrir processos que possam ser automatizados por meio de bots.

Para muitas empresas, como uma de locação de sala comercial por hora, essa mudança é fundamental para a transformação digital porque elimina a intervenção humana em processos de baixo valor.

Além disso, oferece dados para a inteligência empresarial que dificilmente eram encontrados. Esse processo está de acordo com a construção de organizações líquidas e que conseguem se adaptar às mudanças do mercado.

A RPA é enriquecida pela inteligência artificial e pelo machine learning, convertendo-se em um núcleo que possibilita a hiperautomação. Seu funcionamento se dá pela combinação dessas tecnologias, fazendo a integração e a flexibilização da automação.

Como implementar o Business Intelligence na Empresa

Isso é aplicado em tarefas que antes não eram possíveis, ou seja, aquilo que não poderia ser automatizado agora será, podendo concentrar as capacidades humanas em processos de maior valor, como tomadas de decisão e interpretação de dados.

Assim sendo, para funcionar, a hiperautomação combina diferentes ferramentas, como a inteligência artificial, melhorando as decisões da companhia.

Diversas plataformas são usadas nesse processo, como no caso das suítes inteligentes que gerenciam as tarefas dos negócios.

Um fabricante de painel backdrop personalizado também pode usar as plataformas de integração como serviço que os motores de busca de informações.

O recurso permite criar o gêmeo digital da corporação, sendo a representação virtual de seus produtos e de seu fluxo de trabalho, o que ajuda a simular processos e entender se geram valor em tempo real.

Importância da hiperautomação

Quando essa tecnologia é inserida no ambiente corporativo, suas operações se tornam mais ágeis e fluidas. Por conta da transformação digital, é muito importante que as organizações trabalhem com tecnologias que otimizam processos de ponta a ponta.

Consequentemente, a hiperautomação traz uma série de vantagens que justificam sua importância. Uma delas é o fato de acelerar processos e atividades complexas, alcançando a governança preditiva em diversos procedimentos.

Isso faz com que eles se tornem mais rápidos e ainda oferece mais controle sobre as atividades. Se os processos estão mais rápidos, então ocorre o crescimento da produtividade da equipe, reduzindo falhas humanas consideravelmente.

As máquinas trabalham de maneira ininterrupta, portanto, realizam uma grande quantidade de atividades complexas e com qualidade.

O que é Business Intelligence

Durante os processos manuais, vários erros e retrabalhos podem acontecer, mas com a ajuda da tecnologia, os problemas são rapidamente identificados e resolvidos. Isso acaba por diminuir a rotatividade e os prejuízos para a corporação.

Um fabricante de revestimento metalico fachada consegue aumentar a eficiência operacional, além de organizar e potencializar a escalabilidade.

Essa possibilidade existe porque boa parte das atividades serão autoguiadas pela inteligência artificial, tornando os procedimentos otimizados.

Por fim, a integração de diferentes tecnologias permite aos colaboradores realizar suas atividades remotamente. Para os profissionais, isso é muito vantajoso porque eles conseguem usar o tempo no trabalho para atividades inovadoras e criativas.

Tendências para o futuro

A hiperautomação também possui algumas tendências para o futuro que precisam ser aprimoradas. Entre elas estão:

Governança adaptativa

As empresas não adotam tecnologias de hiperautomação de maneira centralizada, na verdade, são seus setores que estão adotando recursos tecnológicos por conta própria e de maneira independente.

A falta de comunicação provoca um crescimento em silos, aumentando os custos financeiros para a organização. Mas com a governança adaptativa, uma empresa de lavagem de cadeiras melhora seu desempenho financeiro.

Provedores de tecnologias de hiperautomação

O crescimento da corporação nem sempre está relacionado com sua infraestrutura. Assim sendo, nos próximos anos, a tendência é que as companhias comecem a investir em provedores de serviço de hiperautomação.

São servidores que funcionam como uma maneira de preencher o buraco que existe na infraestrutura do negócio, mas para isso não é necessário investimentos internos, apenas a adoção de algumas tecnologias.

Maturidade da hiperautomação

A hiperautomação é uma atividade em constante amadurecimento e inovação, mesmo assim, existem muitas organizações bem estabelecidas no mercado.

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Nenhuma empresa precisa começar do zero ao investir nesse recurso, pois tudo o que precisa fazer é entender de que maneira a hiperautomação funciona em seus ambientes, o que poupa energia e retrabalhos.

Em linhas gerais, uma empresa de envelopamento de carro branco pode aproveitar tecnologias que já utiliza e combiná-las com outras soluções que aprimoram a performance da companhia.

Compossibilidade em evidência

A compossibilidade nada mais é do que a habilidade que os sistemas possuem de se adaptar a uma realidade. Essa previsão mostra que a tecnologia consegue responder de maneira ágil e ainda escalar processos para atender às necessidades do cliente.

A maior vantagem de investir em compossibilidade é a capacidade que tem de se concentrar exclusivamente no cliente.

Exemplos de hiperautomação

Para entender um pouco mais sobre a hiperautomação, é necessário conhecer alguns exemplos de sua aplicação. São eles:

Contas a pagar

O processo de contas a pagar inclui recebimento, processamento e pagamento de faturas para fornecedores que entregaram bens e serviços para o negócio.

Quando esse processo é feito manualmente, costuma ser mais caro, levando um tempo de processamento maior e as incidências de erros são mais comuns.

Agora, se as pequenas franquias de sucesso usarem o machine learning e agregá-lo às tecnologias de extração de dados, poderão automatizar boa parte das tarefas na rotina de contas a pagar.

Gestão de pedidos

A gestão de pedidos é um processo que envolve recuperação de e-mail e anexos relevantes, extração de informações sobre solicitações feitas pelos clientes, entre outros.

Com a ajuda da hiperautomação, é possível emitir novas ordens, atualizar pedidos, cancelar pedidos, atualizar o sistema com o pedido novo e fazer modificações em pedidos existentes e tomar ações necessárias sobre a consulta do cliente.

Processamento de documentos

O processamento manual de documentos é um verdadeiro desafio, por exemplo, uma empresa de equipamento de som profissional para igreja precisa processar faturas, ordens de compra, recibos de pagamento, receitas, entre outros dados.

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É possível automatizar tudo isso por meio da hiperautomação, algo que envolve etapas como processamento de documentos, extração de dados, enriquecimento e validação.

Em algumas situações, a companhia também precisa gerar documentos, como no caso dos pedidos que podem precisar ser gerados com base em cotações enviadas pelos fornecedores.

Quando isso acontece, a hiperautomação permite capturar dados, transformar dados para o formato que o negócio deseja, organizar conteúdos e gerar documentos de saída.

Atendimento ao cliente

Existem 3 tecnologias que fazem parte da automação do atendimento ao cliente. Uma delas é a PNL que atende e-mail, consultas e documentos.

Uma auto peças 24 horas também pode usar algoritmos de aprendizado de máquina para classificar as informações por categorias e bots ou scripts RPA que enviam um e-mail para a pessoa em particular e responde com modelo de mensagem.

Considerações finais

Investir em tecnologia deixou de ser uma tendência para se tornar uma necessidade dentro de qualquer tipo de negócio, mas ao longo do tempo, os recursos tecnológicos evoluíram muito, principalmente a automação de processos.

Com a chegada da hiperautomação, as organizações podem potencializar ainda mais seus processos internos, automatizando várias tarefas que antes não eram possíveis.

Essa tecnologia é a maior tendência para os próximos anos e vai melhorar o cotidiano das organizações, possibilitando que os profissionais se dediquem a tarefas mais complexas e estratégicas.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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