Atualmente, diante da grande dependência dos aparelhos domésticos e empresariais em relação à energia elétrica, uma queda de luz pode colocar muita coisa em risco. Por essa razão, torna-se importante entender quais são os benefícios de se investir em um nobreak.
Falar a respeito da alimentação elétrica de uma localidade, seja ela empresarial ou doméstica, pode ser um fator bastante importante para a manutenção da qualidade de vida e de uma série de outros fatores.
Esse é um fator determinante para a vida moderna e, em cerca de 200 anos de implementação, já não é mais possível pensar em atividades que não dependam da energia elétrica em alguns de seus processos.
Esse é um aspecto importante para um carro e sua bateria, para o funcionamento de equipamentos hospitalares e, também, para os mais diversos elementos na vida das pessoas.
Para uma clínica especializada em tratamento para alcoólatras perto agendar funcionar bem, ela precisa, entre outras contas, estar em dia com as contas de luz. Afinal de contas, esse é um fator determinante para se ter energia nos dias de hoje.
A energia elétrica é tão importante que, atualmente, na iminência de crises climáticas, há um debate cada vez maior a respeito de como mudar a matriz energética. Ou seja, é preciso produzir uma energia limpa, mas sem incidir em um acesso limitado a ela.
Diante de todos esses aspectos, é possível notar a importância da energia elétrica dentro dos mais variados processos e, por conta disso, não há como fugir de seus imperativos.
Empresas e energia: como se relacionam?
Apesar desses elementos serem importantes para a qualificação dos mais diversos cenários, torna-se cada vez mais relevante a presença de soluções energéticas dentro das empresas.
Uma marca especializada, por exemplo, em aso exame laboratorial, por vezes, precisa considerar toda infraestrutura para o seu serviço. Nesse caso, não há como pensar em uma atuação sem luz.
Baseando-se nisso, há uma série de elementos importantes para manter a alimentação desses equipamentos. Ou seja, entender a relevância da energia elétrica dentro desses contextos pode ser determinante.
De uma forma geral, desde a industrialização, a busca por elementos energéticos estão no cerne da produção. No primeiro momento, a ideia era mover máquinas com carvão, mas, logo, com o desenvolvimento de outras perspectivas, isso foi mudando.
Atualmente, seja em uma empresa de plotagem ou em uma casa, a energia elétrica parte do mesmo princípio. No Brasil, por exemplo, essa dinâmica é gerida a partir das hidrelétricas, mas há uma série de outras formas de produção energética.
Nesse sentido, hoje em dia, uma indústria não precisa se preocupar em criar sua matriz energética, uma vez que já há um padrão consolidado de alimentação. Nesse sentido, basta pagar por ele.
Com o desenvolvimento das ferramentas digitais, é importante entender, também, que há uma dependência cada vez maior a respeito da energia elétrica para alimentar todos esses processos, seja nas empresas ou nos servidores.
Para manter, por exemplo, um site robusto como uma grande rede social, é preciso entender como criar um servidor ligado em tempo integral. Sendo assim, não é possível pensar em queda de luz.
Logicamente, essas grandes empresas atuam com grandes reservas energéticas e a possibilidade de queda de energia é bem pequena.
Contudo, se uma empresa de envidraçamento de varanda preço estiver buscando uma presença mais sólida, também, é fundamental pensar em formas de garantir uma alimentação energética bem estruturada.
O que é um nobreak?
Atualmente, para lidar com essas perspectivas, tanto do ponto de vista doméstico quanto das empresas, há algumas ferramentas que podem ajudar. A principal, nesse sentido, é o nobreak.
Essa é uma ferramenta que tem como base a orientação de uma reserva energética para que não haja o desligamento de algum equipamento em caso de queda de energia ou pane elétrica.
Nesse sentido, os equipamentos são conectados nele e funcionam a partir da energia convertida dentro de seus processos internos.
Por esse motivo, quando há uma queda brusca de energia, sua bateria pode alimentar esse equipamento por algumas horas. Logicamente, a eficiência do processo e, também, as dinâmicas oferecidas vão depender de cada tipo de nobreak.
Uma loja de cimento para acabamento pode, ao cair a luz, ter um nobreak como reserva para seu modem e computador. Nesse sentido, a conexão e o atendimento não irá cair.
O nobreak, portanto, funciona como uma maneira de assegurar a capacidade energética da empresa por algum tempo depois de uma queda de energia.
Nobreak ou gerador: qual escolher?
Antes de qualquer coisa, é preciso entender o nobreak como um elemento determinante para um processo de regularidade energética dentro de uma empresa.
No entanto, antes de escolher entre um nobreak e um gerador, é preciso entender quais são suas diferenças.
De uma forma geral, os geradores são ferramentas que conseguem converter alguma fonte de energia em eletricidade. Ou seja, ele trabalha com produção de energia. Já o nobreak trabalha com reserva de energia.
Por esse motivo, os geradores são utilizados em grandes estruturas, como hospitais e uma série de outros elementos. Afinal de contas, além de tudo isso, ele é mais caro.
Portanto, o nobreak pode ser uma ótima opção para uma dinâmica menos exigente, como é o caso de uma escola de curso de dublagem para iniciantes.
Vantagens do nobreak
Diante de todos esses pontos, é importante entender, também, o nobreak como uma ferramenta baseada em três tipos de funcionalidades essenciais: proteção, estabilização e armazenamento de energia.
Ou seja, ele funciona como uma forma de garantir que picos de energias e curtos em uma rede não tenha interferência nos equipamentos conectados.
Além disso, a estabilização da corrente elétrica pode deixá-la contínua, o que traz menos exigência dos equipamentos.
Seja como for, todos esses mecanismos podem ajudar a preservar a qualidade de funcionamento desses elementos, mas o nobreak, além de tudo isso, tem como sua funcionalidade principal impedir a queda de alimentação.
Assim, uma escola especializada em curso de comissario a distancia (off-line) pode manter suas aulas com muito mais qualidade.
Diante de todos esses pontos, é possível apontar para algumas vantagens importantes trazidas pelo uso do nobreak:
- Maior segurança;
- Redução de riscos;
- Menor incidência de aparelhos queimados;
- Maior confiança nos processos.
Esses são aspectos determinantes para uma lógica empresarial e doméstica e, por conta disso, torna-se fundamental entender os tipos e como comprar um bom nobreak.
Tipos de nobreak
Atualmente, há, no mercado, uma variedade bastante grande de marcas e tipos de nobreaks. Essa variedade pode trazer algumas variações de funcionalidades, preços e, até mesmo, durabilidade dos produtos.
Saber, portanto, as características desses elementos pode ajudar a qualificar alguns desses pontos de forma bastante ampla. Alguns desses modelos são:
- Line interactive;
- Standby;
- Nobreak de conversão delta;
- Nobreak de conversão dupla.
O primeiro modelo tem a ver com o mais comum do mercado. Ele lida com uma bateria que pode variar a capacidade, mas, de uma forma geral, há uma grande autonomia.
Além disso, o line interactive possui uma regulagem de voltagem e, com isso, independente da corrente recebida, sua saída sempre será constante.
Já o standby funciona de forma mais simples, com uma bateria de menor duração acoplada. Esse é um nobreak indicado para atividades mais simples e localidades com falta de energia por pequenos períodos.
Já os nobreaks de alta conversão e de conversão delta possuem uma dinâmica online, ou seja, eles trabalham com uma orientação de carga e, também, com inversores.
Nesse sentido, o primeiro tem a ver com uma lógica de conversão para sustentações de longos períodos e o segundo lida, também, com essa elevação, mas sob uma lógica de regulação de correntes elétricas, também.
Como escolher um nobreak?
Para escolher um nobreak, é preciso entender, antes de qualquer coisa, quais são as demandas energéticas daquele processo.
Ou seja, se há uma preocupação com muitos equipamentos, se há uma incidência de queda frequente de luz e uma variedade de processos nesse sentido.
Além disso tudo, a definição de um orçamento para esse fim também pode contar, uma vez que os nobreaks online tendem a ser mais caros.
Sendo assim, tal como uma pessoa precisa pesquisar qual o melhor pendrive personalizado casamento, é preciso, também, entender quais são as dinâmicas técnicas do nobreak.
Considerações finais
A dependência desenvolvida pelas sociedades em relação à energia elétrica é um fator bastante importante e, por conta disso, é preciso saber como mitigar alguns danos de sua falta.
Diante de um cenário produtivo, digital e, também, doméstico, alimentados por essas dinâmicas, torna-se importante saber como reduzir os impactos da queda de energia.
Nesse caso, a aquisição de um nobreak ajuda a resolver esses problemas, mas é preciso saber quais são os modelos disponíveis.
Com isso, a escolha irá depender da intenção de uso e, também, das funcionalidades oferecidas nesse sentido.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.