limpeza de fossas sépticas
Dicas Utilitários

Tecnologia: Inovações que Transformaram a Limpeza de Fossas

A tecnologia já domina diversos setores, tornando atividades mais simples, fáceis e eficientes. Com relação a limpeza de fossas sépticas e sua manutenção, não é diferente e atualmente contamos com diversas inovações que transformaram a limpeza de fossa.

Continue acompanhando este artigo para conhecer algumas delas!

Como as fossas funcionavam antigamente

Há muito tempo, não existiam as fossas sépticas como conhecemos hoje. Elas não eram boas opções para tratamento de resíduos, nem eram ambientais.

Seu funcionamento era extremamente simples: fazia-se buracos no chão, para receber os dejetos humanos e armazená-los. Às vezes, elas eram cobertas por pedras, tijolos ou concreto.

Não havia nenhuma forma de tratar os resíduos, que se decompunham naturalmente, sólidos e líquidos juntos.

Limpeza de Fossas

Ainda que muitas pessoas utilizam suas fossas assim, mesmo nos dias atuais, já existem melhores opções, mais seguras e atraentes.

Em se tratando de sua limpeza, antigamente não existiam equipamentos apropriados para fazê-la, de forma que a remoção de resíduos era manual.

Para fazê-la, era preciso descer até o nível dos dejetos e removê-los enchendo baldes.

Portanto, era preciso expor a microrganismos perigosos à saúde humana e aos gases tóxicos expelidos pela fossa.

Além disso, o descarte dos dejetos foi feito de forma caseira, em rios ou valas, o que levou (e ainda leva) à contaminação do solo e da água.

Ou seja, as fossas não substituem corretamente a rede de esgoto, não trataram os dejetos, sua limpeza era perigosa para a saúde e não colaborava com a sustentabilidade.

Mas o avanço da tecnologia trouxe com as diversas inovações que transformaram a limpeza de fossa, além das próprias fossas.

Falamos um pouco sobre elas, abaixo!

Tecnologias que inovaram a limpeza de fossas

O poder da tecnologia alcançou também as fossas, que inovaram e passar a ser as fossas sépticas, e à sua limpeza, que agora é mais rápida, mais segura e colabora com os cuidados para com o meio ambiente.

Algumas delas são:

Caminhões de sucção a infecções

Esses caminhões, também conhecidos por fossas limpas, contêm bombas de sucção a limpeza, que possibilitam uma limpeza de fossa de forma rápida e muito eficiente.

Os profissionais fazem a conexão da bomba de sucção com a fossa e criam um vácuo no tanque de armazenamento, que fica no caminhão.

Dessa forma, o que há na fossa é sugado para dentro dele. Lá, há separação dos resíduos sólidos e líquidos, permitindo o descarte adequado dos resíduos.

Câmeras de purificação de esgoto

As câmeras são uma tecnologia utilizada para inspecionar a fossa, caso haja suspeitas de que suas condições não estão boas. Por exemplo, que ela contém rachaduras ou danos sofridos.

Elas são importantes porque, caso a fossa esteja com algum problema e não possa passar por alguma técnica de limpeza, os profissionais a purificação de outro modo.

hidrojatamento

O hidrojatamento é uma técnica muito utilizada para realizar desentupimento e limpeza de locais diversos, inclusive das fossas.

como limpar fossas

Ele se trata de um jato de água potente, que consegue remover crostas de sujeira, gordura e resíduos de qualquer local.

Seu jato pode ser mais forte ou fraco, de acordo com a necessidade de limpeza e os ajustes que o profissional achar necessário.

Equipamentos de segurança para limpeza de fossas

Outra das inovações que transformaram a limpeza de fossa são os equipamentos de segurança, que evitam o contato das pessoas com os dejetos e com os gases tóxicos que a fossa produz.

Sem eles, os profissionais estariam expostos a riscos como a contaminação por doenças vindas dos dejetos ou a intoxicação pela inalação dos gases.

Para obter serviços eficientes, que usam a tecnologia para rapidez e eficácia no procedimento, conte com uma empresa confiável e com experiência no mercado, como a Ajax Dedetizadora e Desentupidora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.