No mundo globalizado, Tecnologia e Negócios estão diretamente ligados. Listamos quatro previsões para os próximos dez anos e como a combinação de tecnologia e negócios influenciará a maneira como fazemos as coisas.
O início desta década não chegou silenciosamente. Para muitas pessoas, parece que o mundo delas foi virado de cabeça para baixo, a pandemia do Covid-19 está mudando a sociedade e alterando o modo como vemos o mundo.
Mas, se existe uma coisa em que os seres humanos são muito bons, é olhar para o futuro. A década de 2020 trará seus próprios desafios, como ocorreu em cada década, e é nosso trabalho se preparar adequadamente para o que possa acontecer, principalmente no mundo dos negócios.
Listamos quatro previsões para os próximos dez anos e como a combinação de tecnologia e negócios influenciará a maneira como fazemos as coisas.
O ESPORTS VAI CRESCER
O modo como buscamos entretenimento vem mudando há anos. Mesmo antes da crise, existia uma probabilidade cada vez maior das pessoas assistirem um filme em casa do que irem ao cinema, por exemplo.
No mundo dos jogos, uma tendência semelhante estava acontecendo com o jogo online – aplicativos de apostas esportivas e cassinos online deram às pessoas a chance de fazer uma aposta pelo seu próprio telefone, em vez de irem a um estabelecimento físico.
eSports – Tecnologia e Negócios
A próxima grande novidade provavelmente será o eSports. O mundo dos esportes tecnológicos já é um grande negócio, como por exemplo, o vencedor da Copa do Mundo de Fortnite que ganhou $ 3 milhões de dólares em 2019.
Visto que as pessoas não podem participar de eventos ao vivo, é provável que essa modalidade aumente: e as empresas de eSports tenham uma grande vantagem – elas podem transmitir o evento online e as pessoas assistirem de casa, sem nenhum contato físico. Até as regras podem ser ajustadas para que o jogo fique mais emocionante.
Além disso, plataformas de mídia social como o Twitch oferecem aos fãs interação em tempo real com seus heróis de jogos eletrônicos.
Ao contrário dos fãs do LeBron James que podem ficar esperando uma eternidade pela resposta no Twitter, fãs do Twitch recebem uma transmissão ao vivo VIP com as estrelas dos jogos eletrônicos, como se estivessem em um camarote.
O CRESCIMENTO DO BLOCKCHAIN – COM MEDIDAS DE SEGURANÇA
O final da década de 2010 trouxe discussões sobre o Blockchain se tornar popular, com o 5G acelerando seu uso em tecnologia e criptomoedas competindo com dinheiro do mundo real.
O meio para fazer isso acontecer é através da descentralização, no entanto, isso terá que ser aproveitado de alguma maneira.
Resumindo, é quando algo não pertence ou não é controlado por outra entidade, dando-lhe mais liberdade para se espalhar e crescer. O potencial de revolucionar a maneira como o comércio existe, mas com algumas medidas extras.
Blockchain – Tecnologia e Negócios
O Bitcoin, por exemplo, teve vários picos desde a sua criação, isso devido à sua natureza descentralizada. No entanto, é essa natureza que o torna perigoso na mente de algumas pessoas, pois, talvez uma conta possa ser invadida e o titular não tenha como recuperar o ativo.
A próxima década verá o desenvolvimento de soluções elaboradas de custódia para ativos de Bitcoin, uma maneira de salvaguardá-los e que não envolvam chaves privadas inseguras. Simplificando: são fornecedores de armazenamento terceirizados que mantêm os ativos com garantia de segurança.
Os aplicativos descentralizados também aparecerão fortemente no mundo da tecnologia blockchain, com muitos setores adotando-os em grande escala.
Como por exemplo, os jogos Ethereum, como o CryptoKitties, que já se mostrou um sucesso, e a próxima onda de títulos terá recursos como ativos reutilizáveis (que podem ser usados em jogos) e maior transparência – reduzindo o risco de golpes .
Assim como as criptomoedas, esses aplicativos precisam ser submetidos às mesmas soluções de custódia para garantir sua segurança.
A ASCENSÃO DOS “AUTOMÓVEIS AUTÔNOMOS”
Os fãs do filme “A Super Máquina” já podem se empolgar. O verdadeiro está chegando muito em breve, entretanto, não espere que os veículos sejam tão inteligentes quanto o do filme.
Embora os regulamentos da indústria demonstrem que a adoção generalizada será lenta no início, o potencial de geração de dinheiro dessas máquinas acabará vencendo.
Essa frota de automóveis – no real sentido da palavra – abrirá um mundo de possibilidades, em termos de tecnologia e investimento.
Automóveis Autônomos – Tecnologia e Negócios
Isso inclui escritórios móveis, onde o motorista pode literalmente combinar negócios e viagens, trabalhando em qualquer lugar, como nos trens de hoje.
A tecnologia de radar super sensível embutida também eliminará praticamente o risco de acidentes de trânsito. Isso levará a grandes economias na manutenção de automóveis – embora talvez não seja uma boa notícia para a mecânica – mas, o mais importante é que salvará inúmeras vidas.
Dessa forma, pode melhorar significativamente a qualidade de vida dos motoristas. Imagine poder assistir às suas séries favoritas em vez de se estressar com o trânsito ou dormir um pouco mais em uma manhã escura. O efeito desse contentamento pode ser enorme.
Obviamente, há desvantagens a serem consideradas. Se os carros sem motorista provarem ser mais seguros do que seus equivalentes controlados pelo homem, como resultado, pode ser que a direção manual seja considerada ilegal.
A alegria de dirigir é algo que muitas pessoas gostam e seria lamentável se isso se tornasse um crime em alguns lugares.
O MARKETING DIGITAL ALCANÇARÁ NOVOS PATAMARES
A era COVID acelerará o marketing para novos domínios. A esfera digital, já usada com tanta eficácia no mundo do comércio eletrônico de hoje, será realmente o único agente de marketing, quando rádio, jornal e, possivelmente, até anúncios de TV se tornarem coisa do passado.
Já vimos o impacto de campanhas inteligentes de marketing no público e é provável que as vejamos ganhando importância à medida que se tornem a melhor revisão por pares. As pessoas procurarão ver online se suas celebridades favoritas aprovam o produto em questão, em vez de assistir a um anúncio antiquado.
Marketing Digital – Tecnologia e Negócios
Os aplicativos 5G com latência super baixa também destacam sites de execução lenta, de modo que as empresas precisarão garantir que todo o seu conteúdo digital seja atualizado ou senão podem correr o risco de perder as vendas.
Isso inclui o streaming de anúncios em HD diretamente para o usuário; provavelmente tendo várias versões criadas e usando a apropriada, dependendo da região em que está o cliente.
Tecnologias imersivas, como realidade aumentada e realidade virtual, também se destacarão e as empresas que as adotarem terão o melhor desempenho. Imagine experimentar um carro novo na realidade virtual – a emoção de deslizar por uma estrada sendo irradiada pelo seu fone de ouvido – o test drive final em sua mente.
Obviamente, os avanços acima precisarão ser atenuados pelo foco na ética. A sociedade será sensível a questões éticas após a pandemia; portanto, uma combinação de tecnologia com compaixão, como eventos virtuais de captação de recursos, será vital.
Não há razão para que as empresas não possam usar a mídia digital de ponta para mostrar sua contribuição para a sociedade, em vez de uma sede sanguinária de lucro.
Um cenário de negócios pós-COVID será diferente daquele que o precedeu. Os consumidores exigirão que as empresas mostrem que se preocupam com a sociedade: seja por meio de práticas comerciais éticas ou contribuindo para uma boa causa.
A boa notícia para as empresas é que a tecnologia pode ajudá-las a fazer isso, o que promoverá um bom desempenho a longo prazo.
Usando aplicativos 5G e mídias sociais, elas podem demonstrar suas perspectivas éticas de várias maneiras, seja por meio de eventos virtuais de angariação de fundos ou campanhas de marketing éticas.